TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Projeto de pesquisa: Gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.692 Palavras (15 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 15

Gestão do Conhecimento

Etapa 1

Passo 2

2 Elaborar uma idéia inicial sobre o conceito de Gestão de conhecimento. Fazer uma comparação entre as definições de GC encontradas nas biografias pesquisadas e citar exemplos de CG aplicados nas empresas.

Gestão do Conhecimento: É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.

A Gestão do Conhecimento corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar , desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nesta trabalham de maneira de que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos. Exemplos de GC aplicadas nas Empresas.

Gestão do Conhecimento pode ser aplicada nas empresas através:

➢ Aplicação de mapas de conhecimento na representação e gestão de estruturas não-hierárquicas e auto organizadas;

➢ Identificação e registro de temas relevantes levando em conta o conceito de dimensões de conhecimento;

➢ Especificação de ações e resultados que levem em conta bases e padrões segundo os quais o conhecimento é criado e transferido;

➢ Estruturação de ambientes indutores à gestão de conhecimento para a construção de interpretações abrangentes de maior credibilidade;

➢ Identificação de sintomas da má gestão do conhecimento;

➢ Promoção de características da gestão proativa do conhecimento;

➢ Implementação de critérios para avaliar e medir resultados obtidos.

3 Responder as questões a seguir:

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

A criação de um novo conhecimento é favorecida através da tecnologia que é o principal meio de facilitar essa criação, como também de ser propícia a informação, onde os gerentes e funcionários da empresa devem buscar ampliar seu conhecimento e organizar seu ambiente de trabalho para que esse seja adequado para a criação, ou seja, um BA, como também a comunicação é um fator determinante.

O conhecimento deve ser disseminado para que todos os colaboradores se apropriem, é necessário mostrar que com mais conhecimento, com mais informação, com equipamentos avançados é possível facilitar seu trabalho, seu esforço e ganhar tempo além de esta a frente da concorrência.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

A gestão conhecimento prioriza nas empresas o desenvolvimento de inovação e manutenção da competitividade, portanto o conhecimento vai além da tecnologia da informação, pois sugeri a cultura de criação e de compartilhar conhecimento, e transformá-lo em valor.

As organizações que visam pelo conhecimento não se predem a sua estrutura física e aos ativos tangíveis(dinheiro), focam-se no conhecimento estimulando sua criação, alcançando o ativo intangível(aprendizado, novas idéias, novos clientes) que são muito mais valiosos, além de possuir profissionais qualificados e com bom grau de instrução. Muitas organizações dependem do conhecimento e tem nele o seu maior valor.

A partir dos anos 90 a GC começou a ser tratada como uma estratégia organizacional por abordar os seguintes fatores:

• Aprofundamento do processo de globalização;

• Advento das tecnologias de informação e comunicação;

• Emergência de novos formatos de organização do trabalho e da produção;

• Incorporação de inteligência a um conjunto crescente de produtos e serviços.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Agilizando o crescimento empresarial, fazendo com que ela se torne competitiva no mercado e inovadora dando valor ao ser humano “colaborador e cliente”, e também com bons salários e oportunidades de promoção.

4 Descreva os quatro processos de conversão do conhecimento-Processo SECI. E fazer um desenho ilustrativo.

• Socialização – compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta, tácito para tácito, cara a cara, idéia que pode ocorrer em reuniões informais, palestras, bate-papos, observação, conferências, eventos, replicação individuo para individuo.

• Externalização- articular conhecimento tácito através do dialogo e da reflexão, tácito para explicito, articulação da idéia para todo, individuo para grupo. Segundo NONAKA & TAKEUCHI, é a fase mais importante;

• Combinação- sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação, explícito para explicito, conexão para que a idéia seja aceita, grupo para organização.

• Internalização- aprender e adquirir novo conhecimento tácito na pratica, explicito para tácito, incorporação para se aprender fazendo, organização para individuo.

Etapa 2

Passo 1

2 Descrever como poderiam era aplicados na pratica, em seus cotidianos profissionais, conceitos como: Espiral do Conhecimento, o Efeito da Inovação e a Importância da Gestão do Conhecimento para as organizações, abordados no artigo.

Uma empresa de visão tradicional impede uma visão mais ampla no relacionamento de clientes, funcionários e fornecedores.

Essa visão estabelece os objetivos de cada função dos seus funcionários, assim eles acabam se tratando como inimigos e não como aliados contra a concorrência, os assuntos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com