TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão dos conflitos laborais entre os trabalhadores na empresa Cervejas de Moçambique

Por:   •  14/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS

LICENCIATURA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Recrutamento e Selecção como ferramenta de Desenvolvimento Institucional – Caso do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (2010-2013)

Monografia apresentada em cumprimento parcial dos requisitos exigidos para a obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Econômicas e Sociais com orientação em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Técnica de Moçambique

Iracema Pinto

Maputo, 2017

Recrutamento e Selecção como ferramenta de Desenvolvimento Institucional – Caso do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (2010-2013)

Monografia apresentada em cumprimento parcial dos requisitos exigidos para a obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Econômicas e Sociais com orientação em Gestão de Recursos Humanos na

Universidade Técnica de Moçambique

Iracema Pinto

LICENCIATURA ORIENTADA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS

Tutora: Mestre Manuel Tiano

Maputo, Maio de 2017

O JÚRI:

 O Presidente               O Tutor              O Argente                 Data

 _____________     _____________    _____________         ____/____/____


  1. Indice

1        Introdução        1

1.1        Formulação do Problema        2

1.2        Questões de Pesquisa        3

1.3        Justificativa        3

1.4        Hipótese        4

1.5        Objectivos Geral        4

1.5.1        Objectivos Específicos        4

1.6        Metodologia de trabalho        4

2        Revisão da literatura        6

2.1        Quadro conceptual e teórico        6

2.1.1        Quadro Conceptual        7

2.1.2        Selecção        8

2.1.3        Recursos Humanos        8

3        Cronograma de actividades        9

4        Orçamento        9

5        Estrutura (provisoria) da Monografia        10

6        Bibliografia        11


  1. Introdução  

A actual realidade organizacional tem passado por diversas mudanças: O cenário político, económico e social se alterou muito, desde que o processo de globalização teve inicio as tecnologias se difundiram. A nova configuração mundial fez com que as organizações precisassem alterar seu funcionamento frente ao mercado, passando a valorizar aspectos da sua gestão que antes eram praticamente ignorados. Um desses aspectos é o factor humano. Na gestão moderna é preciso que toda e qualquer organização, independentemente do ramo em que actua e do seu porte, procurem formas de se tornar mais competitiva, é por meios dos Recursos Humanos de que a organização dispõe. Agregar talentos à sua equipa de funcionários é uma forma de fazer com que a organização aumente e melhore a sua performance diante o mercado que actua.

A função da administração é o de estabelecimento de objectivos e prioridades, desenho de planos operacionais, sabemos também, que a área de administração é por demais vasta, para o presente trabalho focamo-nos à gestão de Recursos Humanos, isto é gestão das componentes externas, entendido como sendo a área de interesse sobre a organização da função de pessoal (Rocha 2011), é nesta actividade onde são traçadas e realizadas o estabelecimento de estruturas e processos e ainda o recrutamento e selecção das pessoas adequadas às funções. Tanto a gestão Pública assim como a Gestão Privada de pessoal têm um denominador comum, neste caso o pessoal, para que possam prosseguir aos objectivos macros da organização.

A concorrência entre as organizações faz com que os gestores optem pela inovação, qualidade, credibilidade de Recursos Humanos, capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova equação do mercado. Por foças dessas variáveis listadas acima, os gestores mudaram muito as suas formas de recrutar e seleccionar os recursos humanos. Processo de recrutamento e selecção é de suma importância para o sucesso das organizações, visto que é através destes que as organizações conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo.

Quando surge a necessidade de realizar recrutamento de pessoas é necessário verificar qual a maneira mais viável de desempenhar esse processo, ou seja, os meios mais apropriados para alcançar tal objectivo. Assim o responsável pela condução do recrutamento pode optar realiza-lo com as pessoas que já fazem parte da empresa, o que configura um recrutamento interno, ou procura-las no mercado de trabalho ou em fontes específicas para o preenchimento do cargo, configurando assim o recrutamento externo.

A busca por profissionais preparados é o desafio do recrutamento e da selecção. A acertada escolha de um candidato para ocupar um cargo na empresa pode ser o diferencial na composição do quadro de funcionários de empresas que buscam se destacar no mercado de trabalho.

Por esta razão, o processo de recrutamento e selecção é de suma importância para o sucesso das organizações, pois é através dele que as organizações conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo.

  1. Formulação do Problema

Actualmente é de suma importância que as organizações tenham uma preocupação em procurar por pessoas eficazes e dinâmicas, capazes de aumentar a competitividades e as perspectivas da organização. Portanto, a maneira como essas pessoas chegam e se introduzem na organização é de extrema importância para que a organização consiga sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com