TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão logistica

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA

MODALIDADE A DISTÂNCIA

ALESSANDRA SELEPENQUE CRUZ

FABIANA APª DA SILVA ANTUNES

MARISA CORDEIRO BAQUETA

PROCESSO LOGÍSTICO DE DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS PUBLICAS.

[pic 2]

ASSAÍ - PARANÁ

2.015

ALESSANDRA SELEPENQUE CRUZ

FABIANA APª DA SILVA ANTUNES

MARISA CORDEIRO BAQUETA

PROCESSO LOGÍSTICO DE DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS PUBLICAS.

Trabalho apresentado ao Curso de especialização em Gestão Pública - Universidade Estadual de Maringá - para a disciplina Gestão Logistica.

Profª. Drª. Sandra Mara Schiavi Bánkuti.

ASSAÍ - PARANÁ

2.015

Introdução        

Ballou (2009) define cadeia de suprimentos (CS) como o conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor final. Enquanto, Chopra (2011) complementa dizendo que uma cadeia de suprimentos é dinâmica e envolve o fluxo constante de informações, produtos e fundos entre diferentes estágios (elos), começando com o cliente e suas necessidades, sendo, o objetivo da CS principal satisfazer as necessidades do cliente, gerando lucro.

A gestão da cadeia de suprimentos planeja e coordena todas as atividades logísticas entre os elos, sendo estes formados por fornecedores, intermediários e clientes, tendo como objetivo principal a redução dos custos da cadeia, com foco no transporte e estoque, maximizando os ganhos para a cadeia como um todo e não somente para um elo. Chopra (2011) ainda afirma que as decisões ao longo da CS têm grande impacto no sucesso ou no fracasso de cada empresa, pois influenciam significativamente na receita gerada e no custo incorrido.

O Programa Nacional de Livros Didáticos tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários. O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. São reutilizáveis os seguintes componentes: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia. Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia do Livro Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE. Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico. Para garantir o atendimento a todos os alunos, são distribuídas também versões acessíveis (áudio, Braille e MecDaisy) dos livros aprovados e escolhidos no âmbito do PNLD.

O MecDaisy trata-se de uma ferramenta tecnológica que permite a produção de livros em formato digital acessível. Possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado e apresenta facilidade de navegação pelo texto, permitindo a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos.

Desenvolvimento

O Programa Nacional do Livro Didático - PNLD tem como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio. As escolas escolhem, entre os títulos aprovados pelo MEC, aqueles que melhor atendem ao seu projeto pedagógico.

A pesquisa levanta por município do Brasil o número de livros distribuídos pelo PNAE na cidade de Assaí-Paraná para o ensino fundamental e para o ensino médio.

Número de livros distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD para o ensino fundamental

ANO

QUANTIDADES DE LIVROS

2014

7.858 livros

2013

7.310 livros

2012

4.673 livros

2011

10.341 livros

2010

6.710 livros

2009

3.458 livros

2008

9.061 livros

2007

7.969 livros


FONTE: Plataforma de Indicadores do Governo Federal | Ensino Fundamental - Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Dados até outubro de 2.014

Número de livros distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD para o ensino médio

ANO

QUANTIDADES DE LIVROS

2014

1.917 livros

2013

2.299 livros

2012

8.034 livros

2011

1.918 livros

2010

329 livros

2009

4.319 livros

2008

1.747 livros

2007

                                                 743 livros


FONTE: Plataforma de Indicadores do Governo Federal | Ensino Médio- Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Dados até outubro de 2.014.

O PNLD é direcionado à aquisição e à distribuição de livros aos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (321.4 Kb)   docx (139.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com