TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo seminario RH

Por:   •  5/5/2015  •  Seminário  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................12

REFERENCIAS..........................................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

        Neste trabalho abordaremos o tema da atuação estratégica do RH, no mercado de trabalho, falaremos sobre a pesquisa realizada na empresa Cervejaria Petrópolis S/A. Uma de suas filiais situada no município de Teresópolis-RJ, a empresa exerce tanto o ramo de fabricação como de distribuição de bebidas em geral, baseado em media tem aproximadamente 700 funcionário, divididos em 3 turnos. Tem como missão ser uma empresa empreendedora com produtos distribuição e serviços de excelência, com marcas fortes, buscando o crescimento sustentável e rentável, valorizando nossos colaboradores, e assegurando a plena satisfação dos consumidores, a sua visão é ser reconhecida como a melhor empresa de bebidas do pais pela excelência de seus produtos distribuição e serviço, por meio de seus processos, potencial competitivo e colaborador. Seus valores são baseados no comprometimento, objetividade, simplicidade, empreendedorismo, respeito e integridade. A empresa foi fundado na cidade de Petrópolis-RJ, a empresa atua neste ramo a mais de uma década.

        Tendo em vista, que com o crescimento ela se expandiu rapidamente, tendo a conquista de ter seus produtos reconhecidos nacionalmente e se tornar a 2º maior cervejaria do Brasil.


  1. DESENVOLVIMENTO

Segundo a entrevista realizada, podemos observar que a empresa tem um setor de recursos humanos muito bem estruturado, e que funciona de forma integra e correta. A maioria do pessoal do  setor de RH tem formação acadêmica, em gestão de RH, ou administração,  pois  para tamanha responsabilidade, é cobrada estas formações, sempre  prontos a dar oportunidades para jovens que almejam crescer e que  estão começando a estudar, a empresa opta em ter programas de  estágios, para a aprendizagem, no setor, assim ajuda a formar  um novo profissional e ao mesmo tempo reconhece  ele dentro da empresa, como colaborador .

 Por ser uma organização de porte nacional é de extrema necessidade ter dentro da empresa a descrição de cargos, que é feita de forma coerente com a função a ser executada, por exemplo: um operador de maquina, ele vai ser apresentado a aquela função, e ser ensinado a manusear a mesma, a função principal dele é opera-la, assim como mantê-la  em bom estado, entrega-la ao próximo operador, juntamente com um pequeno relatório de como a maquina estava, se ela teve algum defeito, algo fora do comum, ou se esteve em bom andamento. Assim funciona em todos os setores, para não haver problemas futuros com a estrutura do trabalho praticado. É sempre bom , deixar claro os deveres do colaborador, e nesses casos  a descrição de cargos é uma excelente ferramenta para auxiliar.  

O processo de recrutamento da organização, é  bem simples, como a empresa é bastante parceira dos colaboradores, ela faz recrutamento interno, sempre pensando em incentivar seus colaboradores, esta sempre disposta a manter os funcionários dentro da empresa, sempre que surge alguma vaga, a a possibilidade do colaborador fazer uma prova ou testes para aquele outro cargo. O critério usado nesses casos de interno, são as qualificações adquiridas pelo funcionário, já para o recrutamento externo, se tem um cuidado maior, pois ainda não se conhece o futuro colaborador, então por esse motivo se dobram os cuidados, o recrutamento é feito de uma triagem de currículos, cuidadosamente examinados, depois vem a parte das entrevistas, tanto com o RH, quanto com um psicólogo, e por fim provas sobre o cargo pretendido.

 Observamos que a empresa tem muito cuidado com seus funcionários ou colaboradores como gostam de se referir aos empregados, pois visam que um ajuda o outro, a empresa ajuda o funcionário e os funcionários ajudam a empresa, por isso o cuidado de admitir pessoas integras, honestas, éticas e profissionais.

    Como a empresa tem um grande numero de colaboradores, e sempre chegava milhares de currículos em papel, a empresa que tem  projetos de conservação do meio ambiente, parou de receber esses currículos, e agora para o recrutamento de pessoal, se faz pela internet, no próprio site do grupo, e como só existe um site para todo o grupo cada empresa fica responsável pelo recrutamento na sua localidade. É disponibilizado a ferramenta “trabalhe conosco”  e com essa, é feito um cadastro da pessoa, e ali é possível visualizar  as vagas disponíveis no momento, onde se esta precisando de funcionários ,tudo bem explicado e organizado, e também pode simplesmente deixar o cadastro sem pretender nenhuma vaga no momento, Como a empresa tem filiais por  todo o Brasil, e como cada empresa tem seu departamento de RH, esses cadastros são visualizados pelo RH, de cada empresa, e a partir das necessidades apresentadas no momento, o departamento, vai puxando os cadastros, analisando-os, e chamando as pessoas para entrevistas, e começando a partir disso toda a elaboração do recrutamento.    

O processo de seleção para todos os setores e feito através de  entrevista,com um gestor de RH e profissionais da saúde,após essa fase, ja com menos pessoas é feita uma prova de raciocínio e especificação de setor pretendido,todas as provas são feitas ,cada qual com o grupo igual, por exemplo, todos candidatos para o setor de RH, realizaram a mesma prova, assim como os candidatos  do setor operacional, sem destinação.O tratamento é igual, para não gerar frustrações,nem conflitos entre os candidatos, porem cada setor com sua especialidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com