TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia básico sobre o funcionamento do mercado para novos

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Anhanguera Educacional

Unidade de Ensino: Unidade 3 – Santo André

Curso: Gestão Financeira

Nome

RA

Guia básico sobre o funcionamento do mercado para novos

Empreendedores:

Pontos fundamentais da discussão inicial de economia

Anhanguera Educacional

2015

xxxxx

GUIA BÁSICO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MERCADO PARA NOVOS

EMPREENDEDORES:

Pontos fundamentais da discussão inicial de economia.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Economia, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional

2015


Introdução à Microeconomia:

Demanda Oferta e Equilíbrio de Mercado.

  1. Estudo da economia:

A Economia é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikovouia (de oikoç, oikos, “casa” + vóuç, ou “gerir, administrar”, daí “regras da casa” ou “administração doméstica”.

É também a ciência que estuda a atividade econômica, através de teoria econômica, tendo na gestão sua aplicabilidade prática.

  1.  Problema econômico:

Há também explícito, o problema econômico que é explicado de forma mais simples pela pergunta “Como satisfazemos desejos ilimitados com recursos limitados?”. A premissa do problema econômico é que os desejos dos seres humanos são constantes e infinitos devido à demanda em constante mudança (muitas vezes relacionadas às mudanças demográficas) da população. Porém os recursos para atender a demanda sempre são limitados pela quantidade de recursos naturais ou humanos disponíveis. O problema econômico e os métodos para resolvê-lo, giram em torno da ideia de dar prioridades a que desejos serão satisfeitos.

  1. Fluxo circular de renda:

O fluxo circular da renda é um diagrama que simplifica as relações básicas da economia e ilustra a igualdade entre produto, renda e despesa. Empresas disponibilizam bens e serviços no mercado para o consumo das famílias, e estas, por sua vez, possuem os fatores de produção (terra, capital e trabalho). Para produzir estes bens e serviços (ótica do produto), as empresas precisam dos fatores de produção disponibilizados pelas famílias, constituindo-se assim o mercado de fatores de produção. Nele, as famílias ofertam estes fatores em troca da sua remuneração (salários, lucros, aluguéis e juros) – a ótica da renda; Com esses fatores, as empresas possuem insumos que possibilitam a produção dos bens e serviços. As famílias possuem demanda por estes, que são transacionados no mercado de bens e serviços, em troca do consumo (despesas) das famílias – ótica do dispêndio.

  1. Ponto de vista de dois grandes economistas:
  1.  A visão liberal de Adam Smith:

O criador da teoria mais aceita na economia moderna, nesse sentido, foi sem dúvida Adam Smith, economista escocês, que desenvolveu a teoria do liberalismo, apontando como as nações iriam prosperar. Nela ele confrontou as ideias de Quesnay e Gournay, afirmando que a desejada prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas pela atividade rural e nem comercial. Para Smith o elemento de geração de riqueza está no potencial de trabalho, trabalho livre sem ter, logicamente, o estado como regulador e interventor.

Outro ponto fundamental é o fato de que todos os agentes econômicos são movidos por um impulso de crescimento e desenvolvimento econômico, que poderia ser entendido como uma ambição ou ganância individual, que no contexto macro traria benefícios para toda a sociedade, uma vez que a soma desses interesses particulares promoveria a evolução generalizada, um equilíbrio perfeito.

Enquanto o liberalismo econômico favorece os mercados sem restrições por parte do governo, afirma também que o Estado tem um papel legítimo no fornecimento de bens públicos.

Hoje, o liberalismo econômico é também geralmente considerado contrário às ordens não capitalistas econômicos como o socialismo, de mercado e economias planificadas.

  1.  A influente interpretação de John Maynard Keynes.

Economia keynesiana enfatiza que o objetivo da produção é o lucro, mas que os agentes não maximizam previamente o lucro, dependem das decisões de todos os demais agentes sobre o que eles vão fazer com seu dinheiro, isto é, quanto às pessoas vão consumir de sua renda, quanto vão poupar, de que forma vão poupar, e além da poupança, como vão aplicar seu estoque de riqueza, qual taxa de retorno desejam, com qual liquidez e a que risco. Sendo isto válido para o público em geral, empresários, banqueiros e instituições financeiras.

  1. Intervenção do Estado nas atividades econômicas:

Entendeu-se que o Estado é forma de organização social que objetiva a administração da sociedade com a finalidade de realizar a proteção do homem, de modo que direcione suas atividades para o desenvolvimento equilibrado e para justiça social pautada na dignidade humana.

No poder administrativo que o Estado exerce, verificou-se que a regulação é uma das formas mais antigas de intervenção do Estado na seara econômica.  Hoje, definida pelo art.174 da Constituição se realiza por meio das funções de fiscalização, incentivo e planejamento.  Este poder regulamentar, contudo, obedece aos ditames constitucionais da ordem econômica e todos os demais princípios constitucionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com