TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HERANÇA CULTURAL

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS – ANCHIETA

DISCIPINA

HOMEM E SOCIEDADE

Prof. JOSÉ CALIXTO

NOME DO ALUNO: TATIANE KARINE ANTERIO

RA: C1599E-5

TURMA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CÓDIGO TURMA: CT1P39

ANO: 2014

SEMESTRE DA DISCIPLINA: 1º semestre

22/05/2014

Artigo: Herança Cultural (re)interpretada ou a memória social e a instituição museu: releitura e reflexões

Diana Farjalla Correia Lima

“A instituição de memória deve ser essencialmente um livre

convite à memória social constituída pelo acúmulo de

vontades da memória coletiva.

É um convite ao público de hoje com ao de amanhã,

 e um convite para a prática de uma memória

da sociedade em lugar social”


O artigo foi escrito por Diana Farjalla Correia Lima e publicado na Revista Museologia e Patrimônio no ano de 2008.

O texto destaca o que através cultura o ser humano produz atribuição de sentidos e significados para o mundo natural e social, determinando assim sua realizada.

O ser humano nasce com um pequeno depósito genético de orientações para o seu comportamento ser diferente os animais não racionais, porém exige do individuo várias adaptações para ordenar a forma e sentido da vida, denominando assim a experiência humana.

Após essa etapa existe a criação do sistema comum aos grupos da sociedade que consiste na organização do conjunto de regras que orientam a vivência do ser humano.

Ao longo da existência do ser humano foram geradas determinações gerais para o comportamento que é definido pela Humanidade desde o início. A criação dessas regras que orienta o ser humano para o pensamento e ação da sua experiência levam a produção de conjunto de significantes que são apresentados na forma da Arte, Língua, Religião e Ciência, com essas relações criamos o sentido da Realidade; e essa realidade está diretamente ligada à cultura de cada povo, definindo assim a consciência coletiva.

Podemos observar a construção de uma realidade a partir da religião de um país, onde, por exemplo, no Japão Deus como conhecemos no Brasil não existe e predomina a imagem do Buda, e isso é a realidade predominante que vem desde o início e é passado de geração em geração.

Desta forma muitas regras não são discutidas e nem questionadas, já nascemos e temos com clareza que isso é uma “lei informal” e que não deve ser desobedecida ou alterada e que caso venha ser contestada teremos o castigo.

Existem várias formas de percebemos o mundo, e isso se deve ao grande conjunto de culturas baseados na experiência de gerações, temos assim a consciência coletiva, que podemos utilizar para determinar a moral de um povo ou grupo.

E mais uma vez podemos notar que a formação social também é influenciada pela cultura de cada povo, pois temos diferentes modalidades de apreensão do real.

A Memória Social seria o processo da de aceitar a consciência coletiva influenciada pela cultura.

O exemplo claro que temos hoje da consciência coletiva é a questão do “aborto”, onde a consciência coletiva que temos desde nosso nascimento é que isso é pecado, que não deve ser feito nunca, porém temos a discussão do aborto em casos de estupro.

A comunicação na Memória Social é a transmissão do “modelo” determinado e é identificado de acordo com a Cultura, que é o código de interpretação de símbolos.

A realidade gera os signos culturais e o processo de comunicação é regido pelas diversas modalidades de encarar a realidade. A transmissão desses valores/modelos ditados pela sociedade tem alguns pontos fundamentais que podemos destacar:

  1. Características: conservação, reformulação e/ou recriação.
  2. Agentes: gerações diante das circunstâncias e formas às mudanças.
  3. Modos de viver a realidade social/cultural: diferentes formas de compreensão e construção dos significados no mundo.

As manifestações Culturais nomeadas de Práticas e Representações Culturais que compõem o material para a leitura da realidade social coletiva, apresentam-se sob a forma de elaborações propostas e ocorrências produzidas nos espaços do agir e do pensar, planos das ações e das ideias. Revestem-se de dois aspectos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com