TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO E DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.813 Palavras (24 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 24

2. HISTÓRICO E DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

2.1 Missão

Desenvolver e produzir cupcakes diferenciados e com alta qualidade, oferecendo os melhores produtos e serviços com o intuito de superar as expectativas de nossos clientes.

2.2 Visão

Consolidar-se entre as melhores empresas e ser referência de qualidade no setor de confeitaria na cidade de João Pessoa – PB.

2.3 Valores

•        Paixão pela confeitaria;

•        Comprometimento com o cliente;

•        Qualidade no atendimento e no serviço;

•        Respeito e transparência;

•        Ética profissional.

2.4 Oportunidade de negócio

A produção de cupcakes para pessoas próximas foi transformada em uma oportunidade de negócio à medida que foi percebida uma grande procura pelos doces. Com constantes sugestões e pedidos para que os produtos estivessem à venda, foi percebida a existência de um considerável número de potenciais clientes que buscavam um produto capaz de atender suas necessidades. Dessa forma, a produção foi se concretizando e o negócio adquirindo formalidade.

2.5 Localização da empresa

Rua Major Ciraulo, nº 540, Manaíra, João Pessoa – PB.

Localizada em ponto estratégico, próxima da maior parte do seu público alvo e em uma das principais avenidas da localidade, além de estar próxima a concorrentes diretos e indiretos.

3. ANÁLISE DOS AMBIENTES (MACRO E MICRO) DE MARKETING

3.1 O macroambiente

3.1.1 Ambiente Demográfico

Segundo dados do IBGE, a população paraibana da cidade de João Pessoa estimada em 2014 conta com 780.738 pessoas, onde reside 337.783 homens e 385.732 mulheres e cuja densidade demográfica é de 3.421,28 (hab/km²). A faixa etária das pessoas pode ser observada no gráfico abaixo, onde a maioria se encontra com idade entre 25 a 29 anos.

[pic 1]

3.1.2 Ambiente Econômico

O cenário econômico paraibano está em ascensão e constante crescimento. Segundo o secretário de Indústria e Comércio da Paraíba, Marcos Procópio, o poder aquisitivo do paraibano tem crescido e isso tem influenciado diretamente no consumo da população.

Esse consumo, como observado, vêm sendo maior por parte da Classe A, que são justamente as pessoas que dispõem de uma maior renda e menor grau de endividamento, consequentemente maior disponibilidade de crédito.

3.1.3 Ambiente Natural

Como mostra algumas tendências, o cuidado com o ambiente natural vem aumentando não só por parte do Governo, mas da sociedade e das empresas também. A escassez de matérias-primas como a água, por exemplo, vem influenciando esse ramo do mercado. Por ser um recurso de utilização diária para a produção dos cupcakes, a Vanilla Cakes tem uma maior preocupação em usar de forma racionalizada e sempre procurando reduzir para que não venha haver essa escassez e evitar desperdício. Outra importante matéria-prima que está se tornando escassa é a energia, bastante utilizada no processo de produção. O uso da energia de forma irracional, além de danos à natureza, apresenta influências negativas nos custos de produção. Sendo assim, de suma importância a sua utilização de forma adequada.

3.1.4 Ambiente Tecnológico

As grandes contribuições tecnológicas para a Vanilla Cakes são realizadas pelos computadores e smartphones. Através de planilhas feitas em programas do computador, é possível realizar controle do estoque e dos pedidos.          

Já com os smartphones, há a existência de aplicativos que controlam toda a movimentação da empresa. Além disso, os pedidos, negociações e publicidades são realizadas através de redes sociais como Instagram, Facebook e Whatsapp.

3.1.5 Ambiente Político-Legal

No ambiente político-legal, cabe a todas as empresas do ramo de confeitaria respeitar as exigências da Anvisa. De acordo com a mesma, a Resolução - CNNPA nº 12, de 1978 define normas e padrões para alimentos e produtos desse ramo.

3.1.6 Ambiente Sociocultural

Com uma sociedade cada vez mais sobrecarregada, atarefada e com o tempo limitado, as pessoas se tornam mais exigentes e daí percebe-se a importância da praticidade nos dias atuais. Dessa forma, cabe a Vanilla Cakes fornecer produtos cada vez mais completos que proporcionem praticidade aos clientes.

Outro fator considerável são os padrões familiares da sociedade, tendo em vista que a cada dia o número de famílias menores ou de pessoas vivendo sozinhas vem aumentando consideravelmente, o que torna a praticidade ainda mais essencial.

3.2 O microambiente

3.2.1 Clientes

O público alvo da empresa é composto em sua maioria por pessoas que residem na área nobre da cidade, onde cerca de 85% dos atuais clientes por encomendas são do grupo feminino. Quanto à faixa etária pode-se observar que a preferência está entre as pessoas com idade de 18 a 35 anos, constituindo um público adolescente e adulto jovem.

3.2.2 Concorrentes Atuais e Potenciais

Os concorrentes atuais podem ser divididos em dois grupos: Os diretos e os indiretos. Os concorrentes diretos são aqueles que, assim como a Vanilla Cakes, oferecem cupcakes. Na cidade de João Pessoa existem vários concorrentes diretos, porém poucos se destacam. Já os concorrentes indiretos são as empresas e docerias que fornecem a opção de outros tipos de doces para o mesmo público alvo.

Como o mercado da confeitaria é bastante competitivo e está em ascensão - principalmente o ramo dos doces gourmet – há uma grande chance de surgir produtos com grande potencial competitivo para conquistar o mercado junto a outras marcas já consolidadas.

3.2.3 Fornecedores

Os fornecedores da Vanilla Cakes encaixam-se entre dois segmentos: alimentos e embalagem. Uma parte dos alimentos utilizados para a produção é comprada aqui, em João Pessoa, e outra parte é comprada em São Paulo devido ao fato de serem produtos importados, como por exemplo, as geleias italianas e o chocolate belga. Referente às embalagens, elas são compradas através de sites na internet, já que o que é oferecido aqui em João Pessoa possui um valor elevado, além de não satisfazer as necessidades da empresa por se tratar de caixas muito pequenas, se tornando, dessa forma, inviável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (315.7 Kb)   docx (93.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com