TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM, TRABALHO E SUAS RELAÇÕES

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóvel, projetando um sistema baseado numa linha de montagem. Cujo objetivo era a redução do custo da produção e conseguir um melhor preço para oferecer a seus clientes podendo deste modo vender para um número cada vez maior de compradores. Neste sistema de produção, uma esteira rolante levava o produto e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção. Neste contexto do fordismo pretendo apontar algumas questões como alguns princípios importantes criados por Ford, a Relação do homem com o trabalho, cultura e sociedade suas consequências negativas e positivas. Um pouco da cultura do McDonald´s.

2 DESENVOLVIMENTO

A partir dos anos 70, com a crise estrutural que ocasionou em muitas mudanças na economia mundial, associadas ao emprego de novas tecnologias, houve grandes transformações nas relações de trabalho, resultando na flexibilização das relações da produção também. Essa flexibilização fez aumentar muito o desemprego e o trabalho informal, onde os direitos trabalhistas diminuíram e as condições de trabalho ficaram precárias. Deu- se lugar assim, ao crescimento no setor de serviços, mais mulheres no mercado de trabalho, as empresas passam a se valer das novas tecnologias de informação, o que exige mais conhecimento por parte dos empregados. O mercado de trabalho formal passa a ter acesso mais fácil, somente para aqueles que possuem mais estudo, ocasionando a dispensa de muitos funcionários desqualificados para o modelo aplicado no momento. Com isso aumenta o número de pessoas que trabalham por conta própria.

Hoje com todas essas metamorfoses na organização do trabalho, retornamos ao modelo fordista, onde podemos observar suas características nitidamente presentes no mercado de trabalho atual. As empresas que prestam serviços passam a contratar pessoas com poucas qualificações, criam as rotinas de trabalho, os produtos fornecidos são semelhantes, o trabalho é efetuado em massa. O tempo é muito precioso, mais vendas em um espaço menor de tempo, lembrando assim o princípio da intensificação que prezava a redução do tempo de produção, ao utilizar mais rapidamente as matérias – primas e os equipamentos e levando na sequência o produto para o mercado consumidor.

Os trabalhos praticados informalmente funcionam como uma espécie de linha de montagem, onde o trabalhador cria uma estratégia para aumentar as vendas, sempre se valendo do tempo como parceiro, atendia um número maior de pessoas em um intervalo menor, assim sendo, obtia um lucro maior, entra aí o principio da produtividade cujo objetivo era a especialização e a linha de montagem, fazendo com que o potencial de produção do homem aumentasse e do outro lado está o principio da economicidade, quanto maior o número de vendas, menor a quantidade de mercadoria parada, isto é, a venda rápida dos produtos fazia com que o lucro obtido cobrisse o valor gasto antes mesmo que fosse preciso comprar mais mercadoria para revender.

A internet virou um canal de comunicação, um meio de trabalho, lazer, informação, etc, muito grande. E neste meio, o trabalho ganhou vez. É muito comum termos em casa roupas, calçados e objetos que não utilizamos mais, que compramos erroneamente, não nos adaptamos, enfim. Mas que podem ser utilizados por outras pessoas, surge assim um tipo de mercado os conhecidos brechós, que se caracterizam pela venda de objetos já usados com um preço mais baixo. Se utilizando da internet, nas redes sociais esses comerciantes informais anunciam seu produto, para serem bem objetivos, postam fotos do produto, seu preço e a forma de pagamento. Em um espaço muito pequeno de tempo essa postagem atinge centenas de pessoas. O vendedor em questão não precisa se deslocar até seu cliente para oferecer o produto, neste caso o cliente vai até o vendedor para a retirada do produto ou o produto é enviado por algum meio de transporte até o cliente.

Vê- se aí características fortíssimas do fordismo:

. Controle do tempo- a mercadoria e oferecida a várias pessoas ao mesmo tempo;

.não há mobilidade do trabalhador;

. Há uma rotina de trabalho e adaptação ao nível da máquina (internet); o vendedor cria uma rotina para dia após dia conseguir oferecer novos produtos para seus e clientes, quanto maior o público alcançado maior a necessidade de lançar novidades.

O trabalho se encontra presente na vida do homem, desde o principio quando foi criado o primeiro ser vivo, independente da cultura, da política, da crença, da economia, etc.

De acordo com algumas crenças o trabalho era visto como um castigo, onde homem por merecimento sofreria por toda a sua existência. Para a sociedade em épocas diferentes era visto como escravidão, ele deveria ser feito sempre e quem o fazia era escravo, este que deixava de ser visto como uma pessoa e passava a ser um objeto que poderia ser vendido ou trocado a qualquer momento. “No final do século VII a.C. , Hesiodo em seu poema, revela a segunda fonte da cultura, o valor do trabalho”( Revista Bioethicos Centro Universitário São Camilo- 2010;4(3)350-353).

No decorrer do tempo o trabalho passou a ter uma relevância maior na vida do ser humano, as mudanças na sociedade, avanços tecnológicos e mudanças na politica são alguns dos fatores que fizeram com que o trabalho desempenhasse papéis diferentes. Se relacionado com a politica, o trabalho é visto como uma forma de controlar a sociedade. Quanto ao seu papel social o trabalho passa a definir a posição de cada individuo na sociedade, como forma de construção da identidade e do caráter do homem. E por outro lado, como se estende aos dias de hoje o trabalho passa a ser uma fonte de renda, enriquecendo os seus valores sociais e pessoais. Mas como o ser humano sempre quer extrair mais e mais dos recursos que tem, ele nunca se dá por vencido e a partir dai o trabalho começa além de representar seu papel fundamental importância na vida do homem, trás muitas consequências para ele também. No momento em que o homem coloca o trabalho a frente de tudo em sua vida, deixa de lado, família, sua vida social a consequência é a tristeza , a solidão. Ele nunca consegue se satisfizer pessoalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com