TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em busca da excelência organizacional

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA – FACNET

CURSO: ADM/CONTÁBEIS - DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE

PROFESSORA: KELLY ALVES DE OLIVEIRA

ALUNO:_____________________________________________RA____________________

                                        EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC expõe que Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos . O Patrimônio Liquido pode ser visualizado em conformidade à teoria de controle predominante. Assinale a alternativa CORRETA:

A) Teoria da Entidade pressupõe que o Ativo é o somatório das aplicações possíveis com a utilização de recursos provindos de terceiros e de capitais próprios. Conforme essa teoria, a representação da equação patrimonial é: aplicações + recursos ou usos = fontes.

B) Teoria da Entidade pressupõe que o patrimônio dos acionistas ou quotistas, pessoas físicas ou jurídicas, não se confunde com o patrimônio liquido da entidade, na continuidade. Conforme essa teoria, a representação da equação patrimonial é: ativo = passivo + patrimônio liquido da entidade.

C) Teoria do Comando pressupõe que o Ativo é o somatório das aplicações possíveis com a utilização de recursos provindos de terceiros e de capitais próprios. Conforme essa teoria, a representação da equação patrimonial é: aplicações + recursos ou usos = fontes.

D) Teoria dos fundos pressupõe uma visualização do conjunto patrimonial de uma entidade. Conforme essa teoria, os administradores tem a possibilidade de comando somente sobre aquela parcela do patrimônio que pode ser movimentada por meio de uma simples orientação da administração profissional, sem precisar de autorização dos acionistas ou do conselho da administração.

E) E teoria dos fundos pressupõe que o patrimônio dos acionistas ou quotistas, pessoas físicas ou jurídicas, não se confunde com o patrimônio liquido da entidade, na continuidade. Conforme essa teoria, a representação da equação patrimonial é: ativo = passivo + patrimônio liquido da entidade.

2. A Lei n. 6.404/1976 estabelece quais são os Relatórios Contábeis obrigatórios e não obrigatórios que devem ser observados pelas Sociedades Anônimas, e por outros tipos societários, com o intuito de expor, de forma resumida e ordenada, os dados colhidos pela Contabilidade. Para tanto, exige para as Sociedades Anônimas, alem das Demonstrações Contábeis, as Notas Explicativas.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as Notas Explicativas:

A) Devem enfatizar somente as informações de caráter não-financeiro (não monetário).

B) São emitidas por auditores, com o intuito de repassar as suas opiniões acerca das Demonstrações Contábeis, informando se estas representam adequadamente a situação patrimonial e posição financeira da entidade na data do exame, bem como se foram levantadas em conformidade aos princípios contábeis.

C) Também são conhecidas por Notas de Rodapé e objetivam evidenciar o perfil social da empresa;

D) São informações adicionais destacadas na parte superior das Demonstrações Contábeis, e não após as Demonstrações Financeiras;

E) Não são Demonstrações Contábeis propriamente ditas, mas um complemento a essas demonstrações, com o intuito de esclarecer a situação patrimonial e dos resultados dos exercícios.

3. Considere a seguinte descrição:

Pressupõe que a Entidade foi constituída para operar por tempo indeterminado e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

A descrição acima refere-se a qual Princípio de Contabilidade?

A) Princípio da Continuidade

B) Princípio da Entidade

C) Princípio da Oportunidade

D) Princípio do registro pelo Valor Original

E) Princípio da Atualização Monetária

4. O artigo 176 da Lei n. 6.404/1976 Lei das Sociedades Anônimas expõe que, ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, diversas Demonstrações Financeiras, com o objetivo de relatar às pessoas que utilizam os dados contábeis os principais fatos registrados em determinados períodos. Assinale a alternativa que contém todas as Demonstrações exigidas por lei, denominadas Relatórios Contábeis Obrigatórios:

A) Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstração de Mutações do Patrimônio Liquido, Demonstração de Fluxo de Caixa e Demonstração de Valor Adicionado.

B) Balanço Patrimonial, Demonstração de Fluxo de Caixa e Demonstração de Valor Adicionado, somente.

C) Notas Explicativas, Relatório da Administração e Parecer dos Auditores.

D) Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício, somente.

E) Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa e Demonstração de Mutações do Patrimônio Liquido, somente.

5. A contabilidade, que até meados do século XIX era considerada como um método de escrituração, passou a receber roupagem científica a partir do desenvolvimento da Escola Européia Italiana. Com relação à evolução da Contabilidade, assinale a alternativa CORRETA:

A) A Escola Norte-Americana enfatizava o excessivo culto à personalidade e uma contabilidade teórica.

B) Fabio Besta foi o principal marco da Escola Norte-Americana, que desenvolveu a primeira literatura contábil relevante, consolidando o método das partidas dobradas.

C) No início do século XX, com o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos, ocorreu a queda da Escola Européia Italiana e a ascensão da Escola Norte-Americana no mundo contábil.

D) A Escola Norte-Americana não influenciou a Contabilidade Brasileira.

E) A Escola Italiana Européia enfatizava o usuário da informação contábil e uma contabilidade aplicada.

6. As Sociedades são regidas pelo Código Civil, e caracterizam-se quando duas ou mais pessoas obrigam-se a conjugar esforços e recursos para a consecução de um fim comum ou celebram um contrato de sociedade em que obrigam-se a contribuir, com bens e serviços, para o exercício da atividade econômica, bem como para a partilha, entre sim, dos resultados. Assinale a alternativa CORRETA acerca da classificação de Sociedades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com