TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotel Boa Vida: Em busca da excelência organizacional

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Polo de Ulianópolis - PA

Curso Superior de Administração

3° Semestre

Disciplinas Norteadoras: Processos Administrativos, Direito e Legislação e Tecnologias de Gestão.

Aluno (a): Sabrina Velozo de Carvalho

RA: 8742164345

DESAFIO PROFISSIONAL

TEMA

“Hotel Boa Vida: Em busca da excelência organizacional”

Tutora Prof.ª Sandra Ataíde

                                                      Apresentação

Este desafio profissional tem como objetivo analisar os serviços hoteleiros com base em estratégias desenvolvidas para garantir a fidelidade dos clientes, oferecendo um diagnostico preciso para melhor desenvolvimento do Hotel. Os resultados obtidos levantam a discussão de que para alcançar um serviço de qualidade se faz necessário motivar e valorizar o funcionário, além de permitir que os hospedes faça uma avaliação de desempenho do atendimento através de questionários de satisfação e registrar as queixas dos hospedes para saber qual setor precisa ser aprimorado, propondo assim a adoção de tecnologias de gestão para a melhoria organizacional do Hotel Boa Vida. Para tanto, utilizaremos de fontes, pesquisas, como livros e sites referentes às disciplinas norteadoras.

                                                       CONCEITOS

Administrar e um processo de tomada de decisões essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias nos quais são: Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Cada uma dessas categorias se trata de um processo distinto e são comumente chamadas de funções. Os processos Administrativos têm como objetivo proteger os administrados e garantir um melhor desempenho das funções administrativas. Em muitos casos, o processo administrativo é aplicável aos servidores públicos, que no caso de infrações no cumprimento das suas funções, podem ser sujeitos a alguma pena.

Direito é o conjunto de normas e princípios fundamentais que regulam a organização política do Estado, forma de governo, atribuições e funcionamento dos poderes políticos, seus limites e relações, os direitos individuais e a intervenção estatal na esfera social, econômica, ética e intelectual.

Legislação é um corpo de leis que regulariza determinada matéria ou ciência, ou ainda um conjunto de leis que organiza a vida de um país, ou seja, o que popularmente se chama de ordem jurídica e que estabelece condutas e ações aceitáveis ou recusáveis de um indivíduo, instituição, empresa, entre outros.

O Fato de a gestão tecnológica estar diretamente ligada a produção diária de toda empresa faz com que muitas vezes não se observe nitidamente a importância da mesma no processo de inovação dentro da empresa. Sendo que, é através do gerenciamento de tecnologia nos diversos processos produtivos da empresa que se pode observar os desvios, involuntários ou provocados através de praticas diária que conduzem ao processo de inovação na empresa. Inovação tecnológica e hoje um diferencial importantíssimo para o sucesso das empresas.


Chegou o momento de planejar os passos do presente e do futuro do Hotel, com o objetivo de compreender o cenário em que se encontra , realize um diagnostico do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida , antes de tomarmos uma ação para levantar um diagnostico das informações que necessita, usaremos uma ferramenta muito simples e que facilita a visualização dessas informações (Analise SWOT) forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do Hotel Boa Vida.

          Forças

                    Fraquezas

  1. Clima Favorável
  2. Localização Privilegiada
  3. Infraestrutura.

  1. Escassez de Mão-de-Obra qualificada
  2. Recepção
  3. Investimento na melhoria da hospedagem.

         Oportunidades

                     Ameaças

  1. Turismo de Negócios
  2. Realização de Eventos
  3. Investimento na melhoria da hospedagem.

  1. Insatisfação de Funcionários
  2. Falta de Oportunidade e Aprendizagem na Empresa
  3. Comprometimento da imagem do hotel na mídia.


[pic 2]

  • Forças
  1. Índices de temperaturas relevantes.
  2. Pela localização do Hotel no litoral nordestino
  3. Capacidade de hospedagem, infraestrutura, lazer e esporte, complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil.
  • Fraquezas
  1. Falta de oportunidade para estudos ocasionando pouco conhecimento.
  2. Melhoria em relação ao atendimento com os hospedes.
  3. Ambientes confortáveis, serviços de boa qualidade, canais de comunicações online.
  • Oportunidades
  1. Formar parcerias com as empresas para futuros eventos, aproveitando o centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas.
  2. Investimento de Shows para os hospedes, entretenimentos usufruindo da bela paisagem que o local propõe.
  3. O estabelecimento deve contar com uma infraestrutura para hospedagem a pessoas com deficiência física.
  • Ameaças
  1. Insatisfação dos funcionários: Aplicar a ferramenta coaching para atingir um objetivo desejado pelo cliente, valorização dos serviços prestados pelos funcionários.
  2. A valorização das ideias dos funcionários, mas participação dos mesmos na tomada de decisões da organização.
  3. Mas públicos sobre o hotel (marketing) fazendo com que atraia mais hospedes, disponibilização de um site para melhor atender seus clientes.

José Antônio acredita que a adoção de algumas tecnologias de gestão será determinante para reverter o quadro negativo do Hotel Boa Vida. A partir do diagnostico realizado no passo 1, organize o quadro a seguir, sugerindo tecnologias de gestão organizacional que poderiam ser adotadas pelo Hotel Boa Vida, para apresentar aos seus diretores, apontando inclusive seus benefícios:

                 Tecnologia de Gestão

                              Benefícios

  •  Coaching: refere-se a treinamento de pessoas e é definido como um processo sistêmico de orientação e assessoramento pessoal, cuja finalidade é situar e planejar ações que levem o indivíduo a ter domínio de seus passos, seja na vida familiar, profissional ou empresarial.
  • Capacitação dos funcionários através dos treinamentos propostos, para que desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias pra o alcance de alto desempenho no ambiente empresarial.
  • A auxiliação para o executivo identificar melhores formas de administrar as pessoas que lhe são subordinadas, detalhando objetivos, metas, planos e ações estratégicas com definição de prazos e recursos. Esse processo visa planejar os caminhos para atingir melhores resultados.

               Tecnologia de Gestão

                                Benefícios

  • Site: Ferramenta muita utilizada nos dias de hoje, para uma melhor comunicação.

 

  • Aprimoramento com o uso da internet no setor de hotelaria para reservas de quartos através do site, facilitando e agilizando para os hospedes.
  • Contendo informações dos benefícios que o Hotel propõe, como fotos, vídeos, de todas as áreas, dessa maneira o cliente se sentira, mas confiante, pois ele estará tendo uma visão de como será o Hotel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (313.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com