TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HSC - Diversidade Cultural

Por:   •  2/5/2018  •  Dissertação  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Diversidade cultural são as diferenças em padrões como no de comportamento, de inteligência, de esperteza, de beleza, de linguagem, de classe social, de raça, de gênero, de idade, entre outras. Essas diferenças podem ser empiricamente observáveis ou podem ser construídas ao longo do processo histórico, nas relações sócias e nas relações de poder.

Falar sobre a diversidade cultural não diz respeito apenas ao reconhecimento do outro. Significa pensar a relação entre o eu e o outro, reconhecer as semelhanças e diferenças. Geralmente, comparamos esse outro com algum tipo de padrão ou de norma vigente no nosso grupo cultural ou que esteja próximo da nossa visão de mundo. Essa comparação faz com que o outro se torne estranho entre o grupo de pessoas onde está.

Observamos na sociedade atual alguns desses padrões estabelecidos como homem, de política, de religião, de arte, de cultura entre outros, os que acabam contribuído para a produção da exclusão, ao longo da história pode-se observar violentas exclusões como: colonização, inquisição, cruzadas, escravidão, nazismo, etc.

Refletir sobre a diversidade cultural significa reconhecer as diferenças, respeita-las e aceita-las, esse reconhecimento não é algo fácil as diferenças nem sempre nos encantam as vezes elas nos assustam, nos desafiam, nos fazem superar velhas opiniões e refletir sobre a realidade do outro, a música enredo da escola de samba X-9 nos apresenta algumas das diferentes raças e a superação das diferenças entre elas como podemos ver no trecho a seguir:

O lamento do negro ecoou

Fez a mãe África chorar

Pelo seu filho que sangrou

Pra liberdade conquistar

O sol no Oriente revela

A sabedoria da pele amarela

No velho continente, a devoção

E o povo branco recebe o irmão

O paraíso da raça vermelha

A discussão a respeito da diversidade cultural não pode ficar restrita à análise de um determinado comportamento ou de uma resposta individual. Ela precisa incluir e abranger uma discussão política. Por que ela diz respeito às relações estabelecidas entre os grupos humanos e por isso mesmo não está fora das relações de poder. Ela diz respeito aos padrões e aos valores que regulam essas relações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com