TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Haward Case Estratégia de Negócios

Por:   •  22/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FGV - Fundação Getúlio Vargas

Tecnologia Gestão Comercial

Turma T- 09

Estratégia de Negócios – Marcelo Ramalho

Haward Case – Nestlé Estratégia de Bem estar/saúde/Nutrição

Aluno: Renato Denleschi

Santo André, 09 de abril de 2021

Respostas das Questões Haward Case

Questão 1.

Nestlé líder mundial em alimentos/bebidas, teve grande foco nutrição, saúde e bem-estar, onde primeiro lugar criou e alterou a organização interna, afim de desenvolver controle e criação de produtos com alto valor nutritivo e com forma de trabalhar no espaço entre alimentos / Ramo farmacêutico. Deu foco cliente, na entrega de produtos com baixo teor de açúcar, gorduras. Criou centros de P&D conhecidos hoje como Nestrade, implementou em suas embalagens bússola da nutrição com informativos nutricional por porções, adquiriu alguns concorrentes com intuído de ganhar o mercado e crescer no segmento, sempre mantendo público alvo e respeito pelos seus consumidores.

Questão 2.

Com divisão de negócio com foco em nutrição, houve uma mudança na cultura e na criação de valores a serem aplicados nos produtos criando a Sigla NBS (Nutrição, Saúde e Bem-Estar), gerando melhora na qualidade nutritiva dos produtos, como menção criação do padrão 60/40, garantia qualidade e normas nutritivas da CIA. Como exemplo 2002 o Grupo Nestlé fez aquisição ao Grupo Chocolates Garoto, onde por mais de uma década se foi mantido o mesmo portfólio. Como uma estratégia NBS e legal/econômica, 2015 a planta Nestlé na cidade Caçapava-SP, passou a se chamar Chocolates Garoto aumentando intercambio de produtos e mantendo em alguns produtos slogan antigo, mas incluindo na bussola nutricional como fabricante a Chocolates Garoto e aumentando o portfólio de produto para marca Garoto.

Questão 3.

Em 1997 Nestlé afirmou objetivo de ser reconhecida como “a” empresa em Nutrição, Saúde e Bem-estar líder do mercado Mundial, mantendo retorno financeiro aos acionistas. É possível ver no Anexo1, um crescimento similar ano a ano até 2005, a partir deste ano o crescimento foi exponencial. Todo esse resultado é devido a metas estipuladas em médio a longo prazo, criando e primeiro lugar onde gostariam de chegar, após qual mercado a alcançar e por fim o resultado que gostariam de alcançar com tanta mudança e criação de departamentos e centro P&D.

Questão 4.

Nestlé aumentou seus investimentos em P&D, atraiu mais atenção da equipe de vendas para NSB, aumentou os gastos em mídia e marketing. Não gerou aumento das ações. Mas foi mantido entusiasmos, com mudanças e implementações tais como: Criação Unidade Corporativa de Bem-Estar.  Nas aquisições muitas bem definidas para ramos nunca atingidos como produtos para perda de peso, Nutrição medica e nutrição para bebê. Gastou milhões e gerou Bilhões em receita.

Questão 5.

Com foco em NSB, havia uma gama de produtos “Guloseimas”, mostrou que Nestlé estava indo contra o que estava vendo visto como estratégia. Mas aqui foi possível ter grande percepção em fornecer alimentos prazerosos (Pizza, Sorvete, Chocolate) mais saúde e não somente comida saudável. Tudo isso aconteceu porque existia um grande centro de tecnologia e desenvolvimento que auxiliou a realizar mudança. Outro marco importante para implementação de mudança foi entender as necessidades e nunca desistir, mesmo em meio de crise, seguiram investindo e mudando cultura. Eu particularmente sou Key Account Manager – Serviço ao Cliente para Grupo Nestlé no Brasil, é nítido dentro das fabricas os investimentos em qualidade, segurança, meio ambiente. Exemplo a planta Baby Foods, para entrar na planta você precisa estar 100% esterilizado, tudo isso eu hoje vejo que é uma implementação da estratégica essencial de décadas em manter fiel a cultura e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com