TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da qualidade

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA

CAMILA LIMA,HELEN MELO,RAILMA CARNEIRO,RITA GARDÊNIA.

HISTÓRIA DA QUALIDADE

IMPERATRIZ-MA

2016  

CAMILA LIMA,HELEN MELO,RAILMA CARNEIRO, RITA GARDÊNIA .

HISTÓRIA DA QUALIDADE

Trabalho referente a disciplina de administração de produção do 5° periodo do curso de Administração de empresa, da Faculdade Pitágoras.

Orientador: Zuilho Rodrigues Castro

IMPERATRIZ-MA

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 HISTÓRIA DA QUALIDADE        4

3 GURUS DA QUALIDADE        5

4 LEGADO DOS GURUS DE QUALIDADE        8

5 CONCLUSÃO        9

6 REFERÊNCIAS        10


INTRODUÇÃO

     O presente trabalho é sobre a gestão da qualidade total (Total Quality Management

ou QMT) que consiste em uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.O objetivo da qualidade total e proporcionr às pessoas um atendimento eficaz e melhoria continua dos serviços prestados, com redução dos custos, ganho de produtividade e minimizar os desperdicio e os erros,baseada na satisfação dos clientes internos e externos envolvidos na empresa, ou seja, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados, e como tal, faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão. Portanto os três elementos fundamentais da gestão de qualidade são : o foco no cliente, melhoria dos processos e envolvimento das pessoas.

[pic 1]


HISTÓRIA DA QUALIDADE

A “Qualidade” pode ser definida como: aquilo que caracteriza uma pessoas ou coisa e que a distingue das outras;

- Modo de ser

- Atributo predicado, aptidão.

- Melhoria continua conformidade como os requisitos e adequação ou uso, observando critérios, como custos, controles internos e prazo, dentre outros.

Podemos dizer que a historia da qualidade começou com a revolução industrial e a disseminação da produção em série.

De qualquer forma a qualidade como conhecemos hoje só surgiu por causa da Segunda guerra mundial. Naquela época existiauma certa preocupação com a qualidade dos produtos, o que significava garantir que todos os produtos fabricados teriam as mesmas características e não apresentariam defeitos, na medida do possível.

Pra uns foram criados os inspetores de qualidade, responsáveis por inspecionar produtos por produto.Por ocasião da guerra os EVA incentivarão as utilização dos métodos de estatísticas ajudando a disseminar os novos métodos de controle de qualidade no mundo.

Fim da guerra, surgem os japonês com uma divida para pagar devido a derrota, os japoneses começaram a investir em suas indústrias, o que fez com que os japoneses logo se sobressaíssem foi o fato de que a maioria de sua população era estudada.

A qualidade entra nisso; ou seja, os japonese como dependiam das exportações para conseguir comprar praticamente tudo de que necessitavam e ainda pagar sua divida se viram diante do desafio de vender a outros mercados com preços menores, produtos de qualidade igual ou superior.

Para os japoneses que tinham uma logica de preços diferente da América o método de inspeção do produto pronto mesmo que por técnicos de estatísticas de controle de qualidade era ineficiente e ainda encarecia o produto.

Para os japoneses o preço era definido antes mesmo da fabricação e os projetistas eram responsáveis por encontrar um meio de produzir dentro dos custo estipulado logo deveriam ser eliminadas todos os itens que não agregassem valor ao produto, assim os japoneses desenvolviam um método de controle da qualidade de que ao invés de encontrar e eliminar os preços defeituosos buscavam evitar que os defeitos ocorressem.

O próximo grande passo da historia da qualidade pode ser chamado de normalização. A partir de 1987, com a criação da iso9000, o que houve foi nem tanto uma mudança de conceitos ou abordagem “embora tenha havido”, mas uma popularização impressionante em meio as industrias das certificações dos sistemas de garantia da qualidade.

Segundo padrões adotados internacionalmente.

GURUS DA QUALIDADE

– Segundo juram qualidade possui duas definições.

1 – Qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto promovem satisfação como produto.

2 – Qualidade consiste na ausência de deficiências, na minha opinião uma das grandes contribuições foi a classificação dos custos de não fazer certo da primeira vez, segundo a linguagem do dinheiro era essencial na sensibilização da alta gerencia os três tipos idealista são segundo Juram.

1 – custos das falhas seriam internos e externos.

2 -custo de avaliação, devem incluir os custos das inspeções.

3 – custos da prevenção devem incluiros custos de planejamento.

O outro tópico muito importante trazido por Juram foi enquanto a trilogia da qualidade, as três fazer é;

1 – Planejamento da Qualidade

2- Controles da Qualidade

3 – Melhoramentos da Qualidade

* O objetivo de Deming era reduzir o intervalo de variabilidade das saídas de um processo de modo que este se se tornou cada vez mais confiável, por exemplo, para um produtor de anéis que tem um processo de produção onde o resultado final dos anéis apresenta uma medição que varia entre os 20 mm de diâmetro é importante que as causas dessa variedade sejam analisadas e que esse intervalo diminua, por exemplo, entre 24mm e 26mm o que vai gerar consequentemente um processo mais preciso, em acordo claro, com as especificações do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com