TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da qualidade nos últimos 15 no Brasil

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CELIA  OTA   RA: B0973G9

SEIS SIGMA

SÃO PAULO

2014


[pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CÉLIA ANTONIA OTA RA: B0973G-9

METODOLOGIA SEIS SIGMA

Trabalho acadêmico, apresentado a professora

Luiz Carlos Cruz ministrante da disciplina

Interdisciplinar

entrega como nota complementar à NP2

SÃO PAULO

2014

RESUMO

A história da qualidade nos últimos 15 no Brasil e no mundo pode ser resumida como um conjunto de mudanças inovadoras e de promessas, mas cujo resultado ainda deixam a desejar.

Desde o início até meados da década de 1990, houve indagação quanto as necessidades de buscar a qualidade. .Foi nessa época que ocorreu as grandes reestruturações organizacionais, em que muitos profissionais da área perderam seus empregos, depois de anos de desenvolvimento do tradicional controle de qualidade .Os prêmios nacionais de qualidade e, principalmente as certificações baseadas nas normas ISO 9000 muito contribuíram para descentralizar as ações voltadas para o gerenciamento da qualidade, levando inúmeras empresas e especialistas a questionarem a real necessidade de haver um departamento próprio e, até mesmo, questionarem as atividades profissionais dedicadas a qualidade incluindo o  fornecimento para todas as organizações de informações, conhecimento e habilidades relacionadas a qualidade.

O trabalho dos profissionais nas empresas dessa área passou a incluir basicamente a implementação e manutenção do sistema de gestão da qualidade, destacando-se a certificação de conformidade com as normas ISO 9001 e 9002.  Desse modo importantes consequências resultaram dessa mudança de filosofia: a alta direção passou a estabelecer a politica da qualidade da organização; novos procedimentos foram desenvolvidos em conjunto com as áreas de marketing, produção, pesquisa e desenvolvimento e outros, com as definições de papeis e responsabilidades pelo nível de qualidade dos produtos, além das mudanças nos padrões, na rejeição dos produtos etc. Foram também implementados novos sistemas de informação, treinamento, inspeção, medição, ensaio e auditorias internas da qualidade, entre outros. Nesse contexto, houve a criação e disseminação do Seis Sigma. É notável o impacto desse sobre os profissionais da qualidade.

A principal razão é o sucesso, especialmente o financeiro, das organizações que implementaram o programa, como é o caso da GE, Motorola, Allied Signal. Os Seis Sigma da forma estratégica como está sendo desenvolvido nas empresas, preenche uma importante lacuna que os outros programas, dos últimos dez anos, ainda não conseguiram: a de conectar a qualidade de ao desempenho financeiro das organizações de modo geral. Tem se pouquíssimas notícias de companhias que, tendo adotado modelos como o de qualidade total (TQM) e ISO 9000, alcançaram resultados de auto impacto em sua  lucratividade.

Nas organizações bem sucedidas os Seis Sigma não é propriedade de sua área de qualidade, sendo considerado uma estratégia de negócio de toda organização e não meramente uma iniciativa referida à área. Por consequente a utilizar os parâmetros financeiros nas seleção de projetos e na medição de resultados, os Seis Sigma exige maior integração entre a área da qualidade e todos os demais departamentos e funções da empresa, incluindo finança, contabilidade e compras. O objetivo desse estudo é apresentar o modelo de gestão de seis sigmas que é um controle de qualidade de produtos e serviços  que podem ser aplicado em diversas áreas do mercado, desde,  bancos, industrias e comércios. Esta metodologia gerencial vem sido adotado por grandes organização do mundo todo e atualmente no brasil.

 Essa metodologia e  patenteada pela empresa Motorola, com o objetivo de reduzir nível de defeitos abaixo de 3,4milhão de peças fabricadas algumas dessa empresas que se beneficiam  dessa metodologia são a  General electric ,Ford,Caterpillar, microsoft,Raytheon, sienmes e citybank. A diferenciação dessa metodologia e que ela se inicia pelo presidente da empresa, isto é, a implementação é realizada a partir do alto escalão até o nível de base. Para que a implementação obtenha resultados positivos, são utilizadas ferramentas especifica com programas de treinamentos  extensos  os quais formam os cinco níveis : os Champions, os Master Black belts, os Black belts, os Green belts e os Yellow belts. Diferentemente de outros programas de qualidade, as empresas que utilizam os Seis Sigmas divulgam cifras milionárias de ganhos obtidos com sua implementação. O sucesso dos programas Seis Sigma não pode ser explicado apenas pela utilização exaustiva de ferramentas estatísticas, mais também pela harmoniosa integração do gerenciamento por processo e por diretrizes, mantendo o foco nos clientes, nos processos críticos e nos resultados da empresa.

SUMARIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1        Perspectiva de estratégia de Seis Sigma        

1.1.1        Metodologia do programa Seis Sigma        

2        ESTRUTURA DA METODOLOGIA        

2.1        Calculando a capacidade  Sigma        

2.1.1        Índice de capacidade        

3        Estes índices é um conjunto de critérios de qualificação.        

3.1        Projetos Seis Sigma        

3.1.1        Equipe Seis Sigma        

4        Estrutura   das Equipes        

4.1        Modelo de FSS        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (148.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com