TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da administração

Por:   •  15/5/2015  •  Dissertação  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 2

Período Medieval

Percebemos no período Medieval uma grande influência da Igreja Católica que teve um papel importante para esta época. Com uma administração central preservou e fortaleceram as tradições administrativas praticadas pelos romanos, como administração de territórios, organizações como dioceses, províncias e vigários. A estrutura que exerciam como a hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e a centralização do poder de comando, garantiu seu crescimento para todo o mundo. Ainda hoje conseguimos ver esta estrutura em algumas empresas e determinados países, onde ainda ocorre uma centralização de poder.

Renascimento Veneza

No século XV na cidade de Veneza, encontramos um ponto de partida importante para as práticas administrativas que temos utilizado nos dias de hoje como o uso de técnicas contábeis, a organização e controle de peças, utilização da padronização, administração dos recursos entre outros. Esta cidade famosa pelo seu arsenal considerado como maior fabrica do mundo no século XVI, foi capaz de construir e preparar 100 navios em dois meses. Isto é uma prova do controle de produção e administrativo que já possuíam.

Nesta época, contadores foram contratados para registrar e controlar as operações que já geravam em grande volume para as empresas. No ano de 1494 foi publicado o método de partidas dobradas por Luca Pacioli que descrevia a contabilidade com dupla entrada em um capítulo de sua obra “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornalità” (coleção de conhecimentos de aritmética, geometria, proporção e proporcionalidade). Este método é utilizado até os dias de hoje. Este período da história da administração nos revela vários pontos que comumente encontramos nas empresas de hoje, como as práticas utilizadas para contabilidade pelo método de partidas dobradas e outas técnicas aplicadas para gestão e controladoria.

Revolução Industrial Inglaterra

Em 1800 na Inglaterra uma organização se destaca por suas inovações e conceitos administrativos, a Fundição Soho de James Watt que já utilizava processos produtivos que obedeciam a um sequenciamento otimizado para fabricação de locomotivas a vapor. A preocupação com a eficiência incitava o planejamento do tempo perdido para acertar a falta de encaixe das peças, este tempo era significante e fez surgir uma padronização. Outras inovações também foram criadas visando os trabalhadores como organização racional do trabalho, motivação, procedimentos padronizados de trabalho, salários de incentivo, festas, bonificações e socorros de mútuos para os empregados.

Neste Momento da história da administração conseguimos identificar que os métodos que utilizamos hoje já foram aplicados e necessários há tempos atrás. As padronizações que temos hoje para diversos são prova de que o resgate dos exemplos utilizados no passado nos serve para melhorar a gestão administrativa. Outro ponto que foi marcado pela atuação de James Watt foi a visão de pessoas, o que nos da exemplo pela parte motivacional de funcionários e a capacitação.

Conclusão

O Estudo da linha tempo da administração nos demonstra com experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com