TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Pensamento Geográfico (Questões)

Por:   •  6/4/2017  •  Monografia  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 5

EEM Adauto Bezerra

Estudo Dirigido de Geografia

1ª Ano manhã

Prof: Henrique Gomes

Estagiário: Hamilton Ribeiro

História do Pensamento Geográfico (Questões)

1. São apresentadas a seguir algumas considerações sobre a ciência geográfica. Analise-as e assinale a INCORRETA:

A) O objeto da Geografia, tradicionalmente, tem sido a localização dos fatos na superfície terrestre, a relação entre os fatos de ordem natural e as inter-relações entre os homens e o meio natural.

B) A Geografia entende, por organização do espaço, o arranjo do meio ambiente ao desenvolvimento das potencialidades da sociedade, segundo a sua cultura.

C) O determinismo geográfico deve ser entendido como a corrente da Geografia que defende a possibilidade de a ação humana vencer as determinações do meio natural.

D) A definição do que é Geografia não é algo simples, pois se refere a um campo do conhecimento científico onde reina grande polêmica.

2. Sobre as grandes questões teórico-metodológicas da Geografia e as relações entre a sociedade e a natureza, é possível afirmar, de modo CORRETO, que:

A) a discussão sobre a influência da natureza na sociedade esteve sempre ausente na geografia, eclodindo na atualidade graças à exaustão dos recursos naturais que expõe a humanidade ao risco de extinção.

B) a construção e o desenvolvimento da ciência geográfica resultaram da necessidade de a sociedade conhecer e comandar sua existência e mobilidade, no tempo e no espaço, asseguradas pelo uso dos recursos da natureza.

C) a escola de F. Ratzel da geografia, conhecida como determinista, defendia a teoria do domínio da sociedade sobre a natureza, através do uso da ciência e da tecnologia adaptadas aos gêneros de vida das civilizações.

D) a teoria possibilista de La Blache, defendendo a capacidade de controle da

natureza pela sociedade, contribuiu para o desenvolvimento e a independência política das colônias européias na África e Ásia, no início do século XX.

3. ”Durante a Guerra Fria, os laboratórios do Pentágono chegaram cogitar da produção de um engenho, a bomba de nêutrons, capaz de aniquilar a vida humana em uma dada área, mas preservando todas as construções. O presidente Kennedy afinal renunciou a levar a cabo esse projeto. Senão, o que na véspera seria ainda o espaço, após a temida explosão seria apenas paisagem” (SANTOS,Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec,1996.p.85)

Levando em conta a citação acima, marque a alternativa correta:

A) A paisagem é algo natural, se determinado local sofreu a ação do homem, esse deixa necessariamente de ser paisagem e se torna espaço.

B) A paisagem é estática, e não pode ser modificada.

C)O espaço geográfico é construído/modificado somente pela ação do homem, enquanto a paisagem é construída/modificada somente pela natureza.

D) A paisagem é dinâmica, e expressa à sociedade e a natureza em determinado momento histórico, sendo aquilo que nossas percepções captam da realidade geográfica.

4. Como o determinismo geográfico explica a questão dos diferentes níveis de desenvolvimento das nações?

5. Julgue as asserções:

I. A definição do que é Geografia foi logo definida através do filósofo Kant (1724-1804), o qual coloca a Geografia como uma ciência sintética, descritiva e que visa abranger uma visão de conjunto do planeta, resolvendo assim a velha polêmica; “o que é Geografia”.

II. Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Karl Ritter (1779-1859) iniciaram a sistematização do arcabouço teórico-metodológico da Geografia, que gradativamente se transformou em disciplina acadêmica, passando ser pesquisada e ensinada nas universidades

III. Pode-se dividir as concepções sobre “o que é geografia” em dois principais

momentos: aquele que trata da visão tradicionalista da Geografia; e as propostas atuais que se originaram no

que foi conhecido como movimento de renovação do pensamento geográfico.

Está(ao) Correto(s):

A) Apenas I

B) I e II

C) II e III

D) Apenas II

6. “As formulações apontadas por este autor representam uma das propostas da Geografia Tradicional pautada no possibilismo geográfico”.

O autor em questão é:

A) Friedrich Ratzel        

B) Alexander A. von Humboldt         

C) Milton Santos

D) Paul Vidal de La Blache

7. Autor da importante obra A Geografia serve, em primeiro lugar, para fazer a

guerra", o francês Yves Lacoste procurou revelar o caráter político da Geografia. O geógrafo afirma que existem duas Geografias, a dos Estados Maiores e a dos Professores

Qual é a diferença entre essas duas Geografias? As ciências podem ser usadas a serviço do controle e de regimes ditatoriais e imperialistas?

8 - (UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com