TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM EMPACOTADORA

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO À MANUTENÇÃO

Hoje onde os avanços da tecnologia são diários e a busca por qualidade total dos produtos ou serviços é exigida, a manutenção industrial pode ser um grande diferencial na corrida pela sustentabilidade das organizações. Através dela podemos ainda melhorar o potencial competitivo de organizações, agilizando tempo e qualidade de atuação nas manutenções, diminuindo assim os valores que implicam em investimentos das indústrias com manutenção na casa de 4,5% do PIB nacional segundo a Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN) dados referentes ao ano 2013.

2 JUSTIFICATIVA

A otimização da manutenção tem grande importância para todas as indústrias, porque durante as falhas nos equipamentos, os custos de produção estão crescendo a cada segundo gasto. Gerando perdas de matéria prima, custos das energias envolvidas no processo ou causando perda de qualidade de produtos.

Ainda que, o aumento da competitividade industrial esteja ligado diretamente ao gerenciamento de produção, a manutenção tem grande interferência pois é responsável pela disponibilidade dos equipamentos para produção, tendo sim oportunidades para evitar e mitigar custos operacionais.

Além disso, o autor tem uma grande motivação pois é responsável pela manutenção do equipamento em sua ocupação atual e reconhece a importância de se aprofundar no assunto, haja vista, que agregará valor à sua formação.

3 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Atualmente uma empacotadora americana Riverwood datada do ano 1994, é a máquina que mais impacta negativamente nos indicadores fabris na multinacional de bebidas em que atuo, por possuir o maior tempo de paradas por manutenção.

Apesar de ser um equipamento bem antigo, pode-se obter algum ganho através de manutenções, pois o mesmo não possui um plano de manutenção e sequer tem peças cadastradas em estoque. Temos atualmente apenas um plano de lubrificação e limpeza.

4 HIPÓTESES DO CASO

Proposto este projeto, algumas questões demonstram relevância:

• Equipamento precisa de um plano de manutenção. (Equipamento é de empresa parceira)

• Deve ser cadastrado peças para o equipamento no estoque. (Equipamento é todo em polegada)

5 OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL

Este estudo terá como foco a manutenção industrial: analisar, avaliar e propor melhorias nas manutenções, para uma empacotadora americana riverwood.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo deste estudo é através de referências teóricas que abrangem informações acerca da manutenção industrial, propor:

* Um plano de manutenção e melhorias nas ações de manutenção operacionais executadas na companhia, se a mesma estiver de acordo com normas e estratégias da organização.

* Analisar e descrever peças para determinar prazo de troca e se possível incluir como item de estoque.

* Gerar um dossiê com principais falhas e possíveis causas, com objetivo de minimizar o tempo de atuação na correção de falhas, com o intuito de nivelar o conhecimento operacional no equipamento estudado, mitigando assim a falta de experiência dos colaboradores com menor tempo de trabalho no equipamento.

6 REVISÃO DA LITERATURA

Neste capítulo visa exibir a fundamentação teórico estudado para início do trabalho.

6.1 DEFINIÇÕES DE MANUTENÇÃO

Definição do dicionário: Ato ou efeito de manter.

Definição técnica: Segundo Santos (1999, p.13), Manter em perfeito estado de conservação e funcionamento: equipamentos, acessórios e tudo o que está ligado ao setor fabril de uma indústria.

Já no ano de 1975, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, pela norma TB-116, definiu o termo manutenção como sendo o conjunto de todas as ações necessárias para que um item seja conservado ou restaurado de modo a poder permanecer de acordo com uma condição desejada.

6.2 EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

Segundo Kardec e Nascif, 2009, pág. 4. A evolução da manutenção pode ser dividida em três gerações.

6.2.1 PRIMEIRA GERAÇÃO

Foi toda época antes do ano de 1940, onde a indústria quase não era mecanizada e equipamentos simples. Devido a situação econômica da época a produtividade não era prioridade eram efetuados apenas limpeza, lubrificação e reparo após quebra ou seja apenas corretiva.

6.2.2 SEGUNDA GERAÇÃO

Foi desde a segunda guerra mundial até os anos 60. Nesta geração após o período da guerra a demanda de todo tipo de produto aumentou absurdamente, sendo que a oferta de mão de obra caiu. A partir deste momento sentiu-se a necessidade de melhorar a disponibilidade e confiabilidade, para assim ganhar produtividade surgindo o conceito de manutenção preventiva.

6.2.3 TERCEIRA GERAÇÃO

A partir dos anos 70, as indústrias evoluíram e evoluem a cada dia sempre com objetivo de evitar paralisações nas produções, para mitigar custos com a diminuição da capacidade de produção e perda de qualidade dos produtos. Os efeitos das quebras começaram a interferir nos indicadores das industrias, pela tendência mundial de utilizar sistemas “just-in-time”, tornando disponibilidade e confiabilidade pontos chaves para todo setor de produção. Foi onde segurança e meio ambiente tornaram-se requisitos ou empresas podem ser impedidas de funcionar, reforçando ainda o conceito de manutenção preditiva.

6.3 PRINCIPAIS TIPOS DE MANUTENÇÃO

6.3.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com