TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA ESTILOSTUR E SUA APLICABILIDADE

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL

NOME DA UNIDADE

ALBERTO BINS PORTO ALEGRE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Nome: Daiane Da Luz Neiwert- RA:1299150793

Relatório Parcial

IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA ESTILLOSTUR E SUA APLICABILIDADE.

Porto Alegre

2018

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Nome: Daiane Da Luz Neiwert- RA:1299150793

Projeto Interdisciplinar apresentado

ao curso de Gestão de Recursos

Humanos da Universidade

Anhanguera como requisito parcial

à obtenção de nota para aprovação

da disciplina de Projeto

Interdisciplinar aplicado aos cursos

de Tecnologia III.

Tutor(a) Presencial: Márcia Elisa

Tutor(a) à Distância: Diego Vaz

Universidade Anhanguera

Polo Presencial: Unidade

Alberto Bins Porto Alegre.

Porto Alegre

2018

A)        Introdução:

O planejamento e a Gestão de Pessoas são de fundamental importância para a sustentação de uma empresa, tanto com vistas a sobrevivência desta como para seu desenvolvimento e competitividade.

A área de Recursos Humanos vem passando por um grande processo de transformação dentro das organizações, deixando de ser tratado apenas como Departamento Pessoal para se tornar o personagem principal de transformação e progresso dentro da organização.

A partir dessas mudanças, deixa-se para traz um método de trabalho mecanicista, onde aos empregados cabe apenas a obediência e a execução de tarefas, e ao chefe o controle centralizado, dando espaço para um cenário diferente onde em muitos casos os empregados são chamados de colaboradores e aos chefes de gestores.

Esse método permite discutir e entender os tipos de técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento.

A partir deste ponto iremos fazer o acompanhamento da Empresa Estillostur uma Empresa de Transportes e Turismo, que atua serviços de transportes e fretamentos de passageiros há 2 anos, por ser uma Microempresa e contar com a sua contabilidade para assuntos referentes, a admissão, folha de pagamento, demissões e entre outras funções que seriam desempenhadas pelo setor de RH.

Através de uma entrevista iremos abordar a importância do RH nas empresas e o que podem representar para seu crescimento.

∙        Questionário:

a) Quais as dificuldades da empresa referente a contratação de novos funcionários?

O tempo para adaptação na empresa e a falta de entendimento dos funcionários com a função, por ser feito pela contabilidade a contratação acaba por não ser transmitida as informações sobre a empresa somente na entrevista que muitas vezes é rápida e não transmite informações valiosas que fazem a diferença.

b) Questionando a resposta da questão da letra A como seria para empresa implantar o processo de integração hoje na empresa Estillostur?

Por não ter o setor de Rh fica inviável a realização.

c) Qual o método utilizado para o recrutamento e seleção?

Anunciamos a vaga entre conhecidos, e geralmente selecionamos funcionários com indicação.

d) O que poderia melhorar em relação as novas contratações?

Funcionários mais qualificados e preparados para função.

e) A empresa oferece treinamento aos seus funcionários?

É realizada uma prova com teste de direção antes da contratação do funcionário, mas treinamentos e cursos não foram disponibilizados.

F) Como é feita a Avalição destes funcionários?

Não é realizada, mas frequentemente marcamos reuniões e alinhamos pontos referentes aos funcionários, como alinhamento de horários, saber sobre o que desejam da empresa e assuntos afins.

g) Como é feito a parte de Clima Organizacional?

Ainda não implantamos, mas reuniões são feitas, debates e pautamos questões sobre a satisfação de cada um.

h) Como é feito o processo de Demissões de funcionários?  

Ainda não tivemos demissões, por ser uma empresa nova com 2 anos e no momento estamos com o quadro de funcionários fechado, caso seja feita é encaminhado para uma Empresa de contabilidade.

i)E se a sua empresa implantar RH como seria para você não ter toda essa responsabilidade de admitir, manter o funcionário e demitir quando necessário?

Seria ótimo, pois o RH solucionaria todas essas questões é importante sim.

j) Com o RH na sua Empresa seriam feitas pesquisas de satisfação para com os clientes, o que você acha? Quais os pontos positivos?

Muito bom, pois vou ter uma noção no que podemos melhorar e o que podemos evitar.

B) Relatório da Implantação do Setor de RH.

∙        Pesquisa de Clima Organizacional

Antes de propormos a implantação do Setor de Recursos Humanos em uma Empresa, precisamos conhecê-la e entender as reais demandas existentes e o funcionamento dos setores, os cargos, o organograma, o histórico, enfim tudo que envolve e faz referência ao projeto de implantação do Setor de Recursos Humanos, além de realizarmos entrevistas baseados no questionário apresentado, então em cima destas informações, planejar ações para minimizar ou até mesmo anular as anomalias. Sobre estas questões, serão abordados a partir de um ponto de vista, no qual será utilizada a Metodologia de entrevistas e realizações de pesquisas, com o objetivo de entender e compreender a aplicabilidade do Setor de Recursos Humanos e seus Gestores na Administração da Empresa e ainda avaliar o seu desempenho apontando assim para a implantação do projeto de melhorias no Setor Privado. Outrossim, é preciso realizar juntos aos colaboradores, uma minuciosa Pesquisa de Clima Organizacional, onde cada um faram suas críticas, que desta forma será possível atingirmos os principais focos de problemas. Esta pesquisa é de grande valia e uma ferramenta de gestão estratégica na qual visa à análise do ambiente interno da organização, além disso, tem como objetivo uma boa comunicação com os colaboradores identificando aspectos positivos e negativos que possam impactar no ambiente de trabalho.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com