TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS FINANCEIRAS PARA

Por:   •  5/4/2019  •  Artigo  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA E FINANÇAS

                                                 

                                                                                                      JOÃO PAULO CAVALCANTE LIMA

                                                            THIAGO BRITO MIRANDA  

IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS FINANCEIRAS PARA AS ORGANIZAÇÕES

                                                                             

CARAGUATATUBA/SP

2019                                                                               

RESUMO

Hoje há várias organizações espalhadas pelo território nacional, de diferentes tamanhos e segmentos e com a concorrência cada vez mais acirrada, aquelas empresas que não se ajustar conforme a necessidade do mercado e não utilizar das principais ferramentas financeiras poderá ter prejuízos graves e desta forma tendo que encerrar as atividades. Neste contexto este estudo vem mostrar quais são as principais ferramentas financeiras adotadas pelas hytgorganizações,aquelas ferramentas indispensáveis,para que as empresas tenham maior controle e cuidado financeiro e consiga se manter rentável a longo prazo. Foram realizadas inúmeras pesquisas em sites, blogs, artigo científicos, e concluiu-se que são 4(quatro) as principais ferramentas para qualquer tipo de negócio.

Ferramentas estas que será explorada no decorrer deste trabalho.

PALAVRA CHAVE: FERRAMENTAS FINANCEIRAS – CONCORRÊNCIA – NECESSIDADE DE MERCADO

ABSTRACT

Today there are several organizations spread across the brazilian territory, of different sizes and segments and with increasingly fierce competition, those companies that do not adjust according to the market need and do not use the main financial tools can have losses and thus having to close the activities. In this context, this study shows which are the main financial tools adopted by organizations, those indispensable tools, so that companies have greater control and financial care and can remain profitable in the long term. Numerous searches have been conducted on websites, blogs, scientific articles, and it has been concluded that there are 4 main tools for any type of business. These tools will be explored in the course of this scientific work.

KEYWORD: FINANCIAL TOOLS - COMPETITION - MARKET NEED

1. INTRODUÇÃO

Atualmente existem inúmeras empresas ativas no Brasil, em 2015 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, em uma de suas pesquisas constatou que o Brasil tinha cerca de 4,6 milhões de empresas ativas.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, a utilização das ferramentas financeiras passou a ser fundamental, pois elas ajudam as empresas a alcançar os objetivos e se manter forte, dando suporte aos gestores para tomar as melhores decisões.

 A não utilização das ferramentas compromete o trabalho dos mesmos que ficam diante das incertezas, por conseguinte tomam decisões sem precisão as quais poderá acarretar prejuízos para a empresa.

Portanto, saber quais são as principais ferramentas e saber usá-las é o objetivo principal deste trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO

Foram feitas várias pesquisas em sites, livros, blog e artigos científicos referente ao assunto e de acordo com os materiais pesquisados,concluiu-se que dentre as diversas ferramentas financeiras, 4(quatro) receberam o devido destaque pela sua importância, ferramentas estas que todas as empresas deveriam utilizar sem exceção,algumas delas sendo até obrigatória perante a lei brasileira.

A seguir será apresentada as ferramentas.

2.1 Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é muito importante para qualquer tipo de organização, a ferramenta permite ter uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da empresa.De forma simples pode-se dizer que o Fluxo de Caixa é o controle do fluxos que a empresa tem das receitas(entradas) e das despesas(saídas) de dinheiro em um certo período de tempo.

O fluxo de caixa consiste na representação dinâmica da situação financeira de uma empresa, considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicações em itens do ativo. De forma mais sintética pode-se conceituar : “É o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado” (ZDANOWICZ,1986, p.37).As entradas e as saídas devem ser lançadas assim que forem efetivadas,o não lançamento de alguma receita ou despesa poderá comprometer o desempenho da empresa.

Com o fluxo de caixa o gestor poderá:

  • Realizar um planejamento financeiro mais preciso;
  • Visualizar as melhores dadas para pagamento;
  • Vê os dias que poderá haver falta de caixa;
  • Realizar estratégias para a área comercial;
  • Identificar problemas com certa antecedência;
  • Saber o mínimo de Caixa que deve ficar na empresa;

Abaixo segue um modelo de fluxo de caixa.

[pic 2]

Figura 1. Fluxo de Caixa

2.2 Demonstração do Resultado do exercício (DRE)

A DRE como é chamada mais popularmente é utilizada para verificar a saúde financeira de uma empresa,saber se em um determinado período a empresa obteve lucro ou prejuízo.

Para saber se a empresa teve lucrou ou prejuízo é feito uma confrontação entre a receitas,custos e despesas. Para fins legais de divulgação, ela abrange o período estabelecido como exercício financeiro, que normalmente vai de janeiro a dezembro (12 meses). Entretanto, também pode ser elaborada mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (322.8 Kb)   docx (654 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com