TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ICARO DO CARMO

IGOR PARACAMPO

MAIARA SANTOS

 MAÍSA CORDEIRO

RAIZA SANTOS

ARTIGO CIENTIFICO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: INDICADORES DE DESEMPENHO E MONITORAMENTO NOS

PROCESSOS PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO.

SALVADOR, 2018.

ICARO DO CARMO

 IGOR PARACAMPOS MAIARA SANTOS

MAÍSA CORDEIRO

RAIZA SANTOS

ARTIGO CIENTIFICO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: INDICADORES DE DESEMPENHO E MONITORAMENTO NOS

PROCESSOS PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO.

Artigo Cientifico apresentado à disciplina Gestão Estratégica junto a Faculdade Ruy Barbosa, como tema INDICADORES DE DESEMPENHO E MONITORAMENTO NOS PROCESSOS PARA O SUCESSO DO

NEGÓCIO como parte da avaliação parcial da  1ª unidade.

Professor Orientador: Emanuel Ferreira.

SALVADOR, 2018.

INDICADORES DE DESEMPENHO E MONITORAMENTO DOS PROCESSOS PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO

ICARO DO CARMO IGOR PARACAMPOS MAIARA SANTOS MAÍSA CORDEIRO RAIZA SANTOS1

RESUMO

Atualmente as empresas estão inseridas em ambientes imensamente competitivos e no qual precisam sobreviver recorrer a métodos capazes de melhorias constantes capazes de melhorias constantes em seus processos produtivos a fim de oferecer a seus clientes produtos e serviços de qualidade. O objetivo deste artigo é apresentar a aplicação de indicadores de desempenho para auxiliar no processo de melhoria contínua dos processos do empreendimento, uma forma de avaliar os processos é através de um sistema de medição de desempenho, que busca identificar um conjunto de indicadores estratégicos, gerenciais e operacionais, para quantificar o desempenho organizacional nos processos principais do negócio assim como a importância da utilização de instrumentos para compreensão dos fatores críticos de sucesso, ou seja, os postos-chave que quando bem definidos e administrados, podem garantir o desenvolvimento e crescimento de uma empresa e seu negócio. Foram apresentados os principais indicadores de desempenho utilizados nas empresas e seus benefícios, que são o indicador de rentabilidade, de lucratividade e valor ticket médio. Observa-se também a utilização de Dashboard, que são painéis de gestão a vista, utilizados para monitorar os processos através de gráficos e tabelas autoexplicativas facilitando o entendimento dos demais e acompanhando se os prazos pré-estabelecidos serão cumpridos. Uma ferramenta que, além de motivar os colaboradores pelo fácil acesso aos dados, também é um diferencial competitivo, pois, agiliza o processo de tomada de decisão.

Palavras-chave:  Indicadores; desempenho; pontos-chave; dashboards.

[pic 3]

1 Graduandos(as) no Curso de Administração na Faculdade Ruy Barbosa 2018.1

INTRODUÇÃO

As Modificações tecnológicas e sociais vêm aprimorando o mercado a um grupo elevadamente competidor, no qual, para permanecer, os empreendimentos têm a necessidade de posicionar a métodos eficientes capazes de aprimorar constantemente seus processos produtivos, a fim de disponibilizar a seus clientes produtos ou serviços de qualidade. Esse cenário obriga os empreendimentos a reverem vários procedimentos antes ignorados, fazendo com que haja um controle maior sobre os processos de produção, como forma de avaliar seu desempenho em um ambiente de gestão organizacional. Processos. Medição de Desempenho. Indicadores de Desempenho.

Uma forma de analisar os processos é através de um sistema de medição de desempenho, em que se busca uma identificação de um conjunto de indicadores estratégicos, gerenciais e operacionais, para que possam mensurar o desempenho organizacional nos processos principais do negócio. O aproveitamento de indicadores de desempenho contribui de forma clara no controle do processo bem-sucedido, dando ao empreendimento à oportunidade de adaptar melhorias e assim planejar de maneira mais eficaz seus processos e recursos disponíveis.

Existem dois tipos de indicadores de desempenho, são eles os indicadores de processos, que focam na realização das tarefas, e os indicadores estratégicos que verificam se a organização está alcançando os objetivos. Trabalhamos os indicadores de desempenho de processos que são usados para o monitoramento das atividades da empresa. Isso significa que: desmiuçar e prosseguir com o andamento do processo, apanhando informações importantes e deixando-as de forma acessível para que os gestores analisem e tomem as decisões coerentes e corretas, trazendo eficiência e eficácia aos processos através dos indicadores e, por consequência, resultados relevantes e positivos para a empresa.

De acordo com Silva et al. (2007) “As medidas de desempenho são sinais vitais da organização que qualificam e quantificam o modo como as atividades de um processo atingem suas metas.”  O desempenho está diretamente relacionado às estratégias e metas definidas pela empresa. Sendo assim, foram conceituados os indicadores de desempenho que podem ser utilizados por qualquer empresa na gestão dos seus processos: os indicadores de rentabilidade e lucratividade que mostram a saúde financeira da empresa e o valor ticket médio que mede quanto cada cliente gasta no estabelecimento.

Para completar a pesquisa teórica, foi conceituado o painel Dashboard que se utiliza para monitorar os processos do seu negócio “o dashboard vem otimizar a tomada de decisão na gestão e cruzamento de informações pertencentes à execução dos processos de negócio das organizações” (VENKI, 2018), assim com o dashboard pode-se montar gráficos e tabelas autoexplicativas facilitando o entendimento dos demais e acompanhando se os prazos pré-estabelecidos serão compridos.

Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do monitoramento de processo com um conjunto de indicadores, que geridos de maneira correta e com monitoramento contínuo, garantem o sucesso do negócio e consequentemente maior competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com