TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: O desempenho reflete-se no sucesso da própria organização

Por:   •  11/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP - Universidade Paulista

CAMPUS ALPHAVILLE

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS




AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO:

O desempenho reflete-se no sucesso da própria organização.

 
















SÃO PAULO, SP

2019

INTRODUÇÃO:

Qualquer organização realiza algum tipo de avaliação do desempenho humano é algo comum.

É uma ferramenta que analisa o desempenho individual, onde mede o desempenho de cada funcionário, ou de um grupo.

Estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esse funcionário, também se pode dizer que a Avaliação de Desempenho nas empresas constitui uma ferramenta de aproveitamento do potencial das pessoas no trabalho e de toda a organização.

Englobando diversos fatores. A qualidade do serviço oferecido e os bons resultados são gerados a partir do bom desempenho.

 É a ferramenta indispensável para análise das práticas empresariais e para o conhecimento, além do comprometimento do funcionário.

A avaliação de Desempenho é um Feedback que oferece informações relativas.



Os tipos de avaliação de desempenho:

Há diversos tipos de avaliação de desempenho. Veja algumas delas e suas características:

- Avaliação 360 graus:

 - Os funcionários são avaliados não apenas pelos gestores, mas por seus colegas de trabalho e até subordinados, numa abrangência de 360°.

- Avaliação por Competência:

 - Competências comportamentais: modo muito relacionado com o comportamento do funcionário (comprometimento, pro atividade, trabalha em equipe e outras coisas);

 - Competências técnicas: modo que varia conforme o cargo, mas a avaliação deve sempre basear-se na atividade-fim da empresa (conhecimento específico em máquina, software, equipamento e assim por diante).

- Avaliação por resultados:

 - É a verificação da existência ou não das competências necessárias de acordo com o desempenho apresentado.

- Avaliação de potencial:

 - Identifica as potencialidades do avaliado que facilitarão o desenvolvimento de tarefas.







OBJETIVOS:

A avaliação de desempenho é um importante para alcançar os objetivos organizacionais, pois as pessoas são nosso patrimônio maior e a razão de existência de qualquer organização.

A avaliação de desempenho deve ser uma pratica constante, sobretudo, objetivos pedagógicos.

Não é um processo que castigar ou recompensar os avaliados, e sim facilitar o levantamento de indicadores de promoção e meritocracia individual de cada funcionário, gerar estruturas de projetos de treinamento e desenvolvimento de pessoal, identificar o  potencial profissional de cada funcionário dentro de suas atribuições; favorecer a adaptação aos cargos e à organização.

O ato de avaliar e dar Feedback, deve ser uma prática constante, para que o gestor possa entender a opinião dos funcionários quanto ao seu posicionamento como avaliador.

O objetivo é antecipar problemas e resolve-los antes que estes se agravem.

Como implantar?

É muito comum nas empresas ter um certo receio com a avaliação de desempenho, depois que for realizada é necessário dar o feedback, deixando claros seus objetivos e metas, assim o processo será mais fácil, é uma ferramenta de auxílio ao gestor de pessoas, eles devem aproveitar não só para avaliar, mas também ajudar os funcionários a melhorar seu desempenho.

É a necessidade de manter a equipe informada, pois se o empregado não é reconhecido, haverá problemas.

O gestor deve definir indicadores e metas objetivas, os indicadores devem ser para observar a evolução e alcançar as metas.

Avaliando continuamente, não será na primeira avaliação que todos os problemas serão resolvidos. Por isso, é necessário esta pratica ser constante, mantendo o foco no desenvolvimento, o processo deve ser adequado ao crescimento pessoal, não manter o foco apenas nas metas obtidas.

É muito importante o gestor saber lidar com os problemas, utilizar a tecnologia como aliada, sabendo utilizar a seu favor, assim entregara melhores resultados.

Quem utiliza?

O tipo mais básico de avaliação de desempenho é aquele em que o gestor avalia seus liderados. 

A Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas mais importantes em gestão de pessoas, o empreendedor pode e analisar o comportamento de um colaborador.

As empresas utilizam diferentes alternativas a respeito de quem deve avaliar o desempenho do funcionário. Não existe nenhuma teoria que aponte quem realmente deve utilizar, porém dependendo da ocasião podem se tornar adequadas aquela situação.

Todo trabalho tem metas e objetivos, por isso, onde o funcionário deve ter um Feedback positivo ou não, porém deve ser visto de forma construtiva.

Algumas empresas proporcionam ao próprio funcionário a responsabilidade de auto avaliar, outras atribuem essa responsabilidade ao gerente, outras atribuem às equipes, outras ainda adotam um processo circular de 360 graus na avaliação, e há outras em que o órgão de RH.


        Por que utiliza?        

A Avaliação de Desempenho pode ser feita a qualquer momento e sempre que o empreendedor achar necessário, pois é possível identificar pontos que necessitam de melhoria, e identificar causas do desempenho deficiente.

Possibilitando estabelecer uma perspectiva de desenvolvimento com a participação, ajuda os gestores na aplicação do feedback, onde tem a função de fazer os funcionários a entender seus objetivos, onde promove as mudança de atitudes, comportamentos e pensamentos, o feedback sendo eficaz ajudam pessoas ou grupos a alcançar  seus objetivos e metas.

A avaliação do desempenho ajuda nos aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes demissões de funcionários. Através dela pode-se comunicar aos funcionários como eles estão indo no seu trabalho, e se a necessidade de mudança permite também saber o que o chefe pensa do subordinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com