TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de desempenho para a melhoria dos processos organizacionais

Por:   •  9/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 3

SENAC

TÉCNICO EM QUALIDADE

INDICADORES DA QUALIDADE

  1. Quais as contribuições da gestão por indicadores de desempenho para a melhoria dos processos organizacionais?

A gestão por indicadores de desempenho é sem dúvida, uma forma de gestão que visa à eficácia e a precisão nas ações de melhoria da organização. O ato de medir é fundamental para aquele gestor que deseja controlar e melhorar o desempenho organizacional.

Fazer um planejamento eficaz, onde se possa analisar e se necessário, efetuar melhorias nos processos, deve ser o norte de uma organização, por isso a empresa deve definir suas prioridades e sucessivamente criar metas que sejam possíveis de ser implantadas e cumpridas.

Os indicadores de desempenho também são muito importantes na tomada de decisão, pois o gestor precisa de informações que sejam objetivas e precisas. A melhoria contínua e a satisfação dos clientes devem ser os pilares de sustentação da organização.

Mas para que o cliente satisfaça suas necessidades e expectativas, a organização precisa ser bem estruturada e com os processos internos bem definidos. A definição de objetivos, metas, processos internos claros e eficazes e a priorização das necessidades do cliente são pontos fundamentais para alcançar a excelência.

Segundo (ALBUQUERQUE), uma organização que visa à melhoria contínua deve conhecer profundamente os seus processos e a sua operação.

Portanto, as contribuições da gestão por indicadores de desempenho são várias, pois através dela podemos obter dados e informações para melhorar os processos de tomada de decisão. Através destes indicadores também é possível diagnosticar quando algo não vai bem dentro da organização, para que se possam tomar as devidas providências o mais rápido possível.

Se os dados obtidos através dos indicadores de desempenho forem devidamente interpretados, é possível identificar possíveis pontos de fragilidade no sistema de gestão, antes que o problema atinja proporções muito grandes. Poderíamos dizer que uma das funções da medição de desempenho é a comunicação de problemas.

De acordo com (SCUCUGLIA), Se bem utilizados [os indicadores de desempenho], são instrumentos importantes para tratamento das ineficiências processuais e garantias de implementação efetiva de melhorias.

  1. A teoria na prática.

Relacionando os tópicos estudos nesta semana com a realidade das empresas podemos concluir que os indicadores de desempenho permitem conhecer mais profundamente os processos da organização, para que os mesmos possam ser analisados e caso houver algum problema, para que se possam adotar medidas corretivas. Tudo isso, contribui para a manutenção da qualidade nos produtos e/ou serviços da organização.

O estabelecimento dos objetivos e metas organizacionais também é fundamental para que os resultados esperados sejam alcançados. Para ajudar nessa situação, podemos utilizar duas ferramentas da qualidade que são: 5W2H para criação de planos de ação e também o PDCA, contribuindo assim para a implementação de estratégias organizacionais eficazes e vantajosas aos stakeholders.

Os indicadores de desempenho também são uma forma de feedback aos colaboradores, pois mostram como estão exercendo suas funções e também se precisam melhorar. Para contribuir com a qualidade dos produtos e serviços da organização, o criação de metas e quando estas são cumpridas, dar o devido reconhecimento aos envolvidos é uma forma de motivação aos colaboradores, pois estes estarão contentes e se sentirão parte dos resultados obtidos na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com