TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO, BENEFICIOS E DESAFIOS UM ENSAIO TEORICO

Por:   •  2/9/2016  •  Artigo  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 13

INOVAÇÃO, BENEFÍCIOS E DESAFIOS: UM ENSAIO TEÓRICO

Charline Fátima Meinerz1

Elias Ivan Perius2

Marcelo Quelin3

Sheila Rosana Marchiori4

Marcos Rogério Rodrigues5

RESUMO

        

A inovação é considerada um fator fundamental para o desempenho das empresas. O mundo muda e para adaptação às pequenas e grandes mudanças é preciso estar disposto a pensar fora do comum e agir de uma forma diferente. O presente artigo, busca trazer esse contexto, onde inovar não significa fazer apenas outras coisas, mas fazer as mesmas coisas de um jeito incomum. Afinal, quem inova se mantém firme e bem sucedido, passe o tempo que passar, mude o que tiver que mudar. Este trabalho apresenta os conceitos de inovação, os tipos existentes e de que maneira podem ser aplicada nas organizações, os benefícios que a inovação traz para as organizações e os desafios que elas enfrentam quando resolvem inovar, seja de maneira incremental ou radical. Para o presente artigo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Nas considerações finais ficou claro que o maior impedimento de inovar está nas Micros e pequenas Empresas, devido às dificuldades em melhorar sua gestão, para então chegar ao ponto de inovar, se torna um dos principais empecilhos apontado por especialistas do setor. Por isso, desmistificar os reais problemas, identificar possibilidades e implementar soluções são passos decisivos para a organização avançar em sua área. Não há uma receita de sucesso para todas, porque cada caso é um caso. Existe dificuldade cotidiana na gestão, para então poderem inovar, porém é preciso dedicação, com diagnóstico de onde estão e onde querem chegar.

Palavras-chave: inovação, estratégia, desafios, benefícios.

INTRODUÇÃO

Inovar é extremamente importante no mundo atual, pois permite que as empresas alcancem novos mercados, aumentem seus lucros, adquiram conhecimento e possam agregar valor à sua marca.

O objetivo deste estudo é explicar sobre a importância da inovação para as empresas, quais as vantagens que podem ser alcançadas por meio de processos inovadores, seja criando novos produtos ou serviços ou inovando os já existentes, bem como os principais desafios para inovar.

A organização que investe em inovação tem muitos benefícios, como aumentar a confiabilidade, melhorar e desenvolver novos produtos ou serviços. As empresas que mais crescem são aquelas que atraem os clientes com as inovações.

Este estudo adotou como metodologia a pesquisa bibliográfica, dessa forma foram pesquisados autores como: Schumpeter, Tigre e Scherer, tais autores destacam a importância da inovação para o crescimento das organizações.

Além desta introdução, este artigo apresenta primeiramente os conceitos de inovação, na sequência descreve sobre as tipologias de inovação, em seguida traz os benefícios da inovação para as empresas e por fim, os desafios para inovar, bem como as conclusões.

1 CONCEITOS DE INOVAÇÃO

Segundo o Dicionário Aurélio inovação tem como significado ato ou feito de inovar. O termo inovar, segundo o Dicionário, significa introduzir novidades, renovar (FERREIRA, 2001). Existem inúmeros conceitos de inovação, dependendo da área onde ela é aplicada.

No Manual de Oslo, inovação se define da seguinte maneira:

Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. (OCED, 2005, p.55).

De acordo com a lei da inovação, inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços (BRASIL, 2004).

Um produto somente será considerado uma inovação se for absorvido pelo mercado. Caso isso não ocorra, é preciso analisar os motivos de não ter sido aceito pelo consumidor e a partir destas definições reformular o produto. De acordo com a OCED:

Inovação tecnológica de produto ou processo compreende a introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos e melhorias significativas em produtos e processos existentes. Considera-se que uma inovação tecnológica de produto ou processo tenha sido implementada se tiver sido introduzida no mercado (inovação de produto) ou utilizada no processo de produção (inovação de processo). As inovações tecnológicas de produto ou processo envolvem uma série de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais. A firma inovadora é aquela que introduziu produtos ou processos tecnologicamente novos ou significativamente melhorados num período de referência. (OCED, 2005, p. 35).

Para Schumpeter, o desenvolvimento de uma organização ocorre, quando há inovações, sejam elas radicais ou incrementais e, destaca ainda que:

Produzir outras coisas, ou as mesmas coisas com método diferente, significa combinar diferentemente esses materiais e forças. Na medida em que as “novas combinações” podem, com o tempo, originar-se das antigas por ajuste contínuo mediante pequenas etapas, há certamente mudança, possivelmente há crescimento, mas não um fenômeno novo nem um desenvolvimento em nosso sentido. Na medida em que não for este o caso, e em que as novas combinações aparecerem descontinuamente, então surge o fenômeno que caracteriza o desenvolvimento (SCHUMPETER, 1988, p.48).

Apesar dessa diversidade conceitual, é possível notar que a ideia de inovação está sempre ligada a mudanças, a novas combinações de fatores que rompem com o equilíbrio existente (SCHUMPETER, 1988).

O autor também diferencia invenção de inovação, segundo ele uma invenção é uma ideia, esboço ou modelo para um novo ou melhorado artefato, produto, processo ou sistema. Uma inovação, no sentido econômico somente é completa quando há uma transação comercial envolvendo uma invenção e assim gerando riqueza (SCHUMPETER, 1988).

Através do que descreve o autor pode-se concluir que as empresas buscam inovação tecnológica para aumentar seus lucros e atingir os seus objetivos. Uma inovação em processo produtivo proporcionará à empresa uma vantagem competitiva enorme em relação aos seus concorrentes, aumentando-lhe, desta forma, a possibilidade de maior lucro e crescimento.

No ramo empresarial, as mudanças muitas vezes fazem com que as empresas tenham que fazer atividades diferentes das que estão habituadas a fazer, o que pode ser visto como um grande desafio, porém mudanças são necessárias. Para que uma inovação aconteça, é importante conhecer suas tipologias, assunto tratado no item a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com