TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ÀS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  16/5/2018  •  Dissertação  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ÀS ORGANIZAÇÕES

As organizações fornecem os meios para atendimento das necessidades humanas e para que utilizem corretamente seus recursos, precisam da administração. O objetivo deste trabalho é apresentar características relacionadas a administração e justificar sua necessidade como atividade humana.

Primeiramente, é necessário entender as organizações que, são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns, e, para isso podem ser organizações formais e informais que partilham de características como: o propósito ou finalidade (razão para existir). É composta por pessoas, possuem uma estrutura que define e delimita o comportamento e responsabilidades. O desenvolvimento de uma organização envolve parâmetros como regras e procedimentos internos, divisão de trabalho, descrição de funções, estabelecimento de autoridade entre membros.

Com a presença da organização, surge a necessidade de administrá-las. A administração é considerada a arte de produzir bens e serviços por intermédio de pessoas. Quatro elementos podem ser destacados com essa definição: o processo que é o modo sistemático de fazer algo, a coordenação do trabalho e dos recursos organizacionais que garantem o funcionamento, a eficiência que é a capacidade de minimizar a utilização de recursos e a eficácia que é a capacidade de realizar as atividades da organização para alcançar os objetivos. Esses conceitos são correlacionados, e uma administração de sucesso é obtida com esses pontos simultaneamente.

Os administradores são os membros que guiam as organizações para o alcance das metas, decidem como e onde irão aplicar os recursos para atingir os objetivos finais da organização. Trabalham dirigindo e coordenando as atividades de outras pessoas. Os administradores podem ser classificados por níveis hierárquicos: o nível estratégico composto pelos administradores de topo, o nível tático composto por um conjunto de executivos responsáveis pela articulação interna entre os níveis estratégico e operacional e o nível operacional que é responsável pela coordenação do trabalho de membros da organização.

A administração foi definida como um processo dinâmico de quatro funções relacionadas e interdependentes: o planejamento, a organização, a direção e o controle.  E mesmo com essas funções distintas, existe uma universalidade das funções na administração que são os níveis organizacionais, o tipo de organização e a dimensão da organização. Independentemente do tamanho da organização, os administradores planejam, organizam, dirigem e controlam.

As organizações são divididas em áreas funcionais. Existe a área de produção onde é o conjunto de atividades relacionadas a produção ou prestação de serviços, a área comercial e de marketing cujo objetivo é captar clientes, a área financeira que lida com aspectos que envolvem recursos financeiros e a área de recursos humanos que administram o comportamento de indivíduos. Todas essas áreas são divididas por outras funções que vão especificando mais ainda suas atividades, facilitando para atingir as metas alinhadas em uma organização.

Os administradores desempenham papéis interpessoais, informacionais e decisórios, que juntos agrupam um conjunto de dez funções diferentes, mas, inter-relacionados. Para desempenharem esses diferentes papéis os administradores devem possuir certas habilidades, sendo que existem três tipos básicos, as habilidade conceituais, humanas e técnicas.

As competências de um administrador, são definidas como o conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes relacionados com o desempenho eficaz de um administrador. Percebe-se que ao longo das explicações aliadas, são demonstrados subníveis onde facilitam a eficiência e eficácia das atividades organizacionais.

No Brasil, existem características comuns na administração que foram desenvolvidas através de um modelo de interpretação da cultura brasileira. Existem nove traços culturais: a concentração de poder, o personalismo, a postura do espectador, aversão ao conflito, o formalismo, a lealdade as pessoas, o paternalismo, a flexibilidade e a impunidade. Existem comportamentos característicos dos administradores brasileiros que definem um estilo de gestão nacional. As empresas brasileiras também apresentam perfis e fatores que podem garantir o sucesso ou insucesso das empresas, como a elevada carga tributária, elevados custos de financiamento,a burocracia ineficaz e a produtividade reduzida. Esses fatores têm como consequência uma forte diminuição na competitividade das organizações brasileiras, e também podem proporcionar o crescimento da economia informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com