TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto do trabalho remoto na qualidade de vida dos colaboradores durante a pandemia da covid-19

Por:   •  10/8/2021  •  Artigo  •  5.555 Palavras (23 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 23

O impacto do trabalho remoto na qualidade de vida dos colaboradores durante a pandemia da covid-19

GUILHERME VINÍCIUS SILVA SANTOS

JOÃO VITOR SOARES DA SILVA

Resumo: 

O objetivo principal do presente estudo foi examinar qual o impacto do home-office tem na qualidade de vida dos funcionários durante esta terrível pandemia da COVID-19 e abrir espaço para mais estudos acerca do tema. Antes da pandemia causada por este terrível vírus, o trabalho remoto já era tendência e demonstrava se tornar cada vez mais comum no futuro com o avanço das tecnologias, mas em 2020 com a recomendação do isolamento e do distanciamento social para evitar a disseminação do Coronavírus, esta modalidade de trabalho se tornou essencial para vários setores econômicos do país para evitar a onda de desemprego gerada pelo cenário pandêmico e ganhou ainda mais importância. Muitos funcionários tiveram problemas para se adaptar ao novo estilo de trabalho e às realizações de suas atividades, como por exemplo, desde interrupções de familiares, a sobrecarga no horário de trabalho, até problemas com internet, que no Brasil ainda é algo instável e nem todos os lugares possuem redes com boa conexão disponíveis. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi de natureza qualitativa e foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico, realizado através de uma pesquisa feita em artigos, livros e outros estudos buscando facilitar a compreensão acerca dos devidos temas abordados.

Palavras-chave: Trabalho remoto; qualidade de vida; COVID-19.

Abstract:

The main objective of this study was to examine what impact the home-office has on the quality of life of employees during this terrible pandemic of COVID-19 and to make room for further studies on the topic. Before the pandemic caused by this terrible virus, remote work was already a trend and demonstrated to become increasingly common in the future with the advancement of technologies, but in 2020 with a recommendation of isolation and social distance to prevent the spread of the Coronavirus, this type of work has become essential for various economic sectors in the country to avoid the wave of unemployment generated by the pandemic scenario and has gained even more importance. Many employees have problems adapting to the new style of work and the performance of their activities, such as, for example, from family interruptions, work overload, even with internet, which in Brazil is still unstable and not all places have networks with good connection available. The methodology used in the development of this work was of a qualitative nature and was carried out from a bibliographic search, carried out through a research made in articles, books and other studies seeking to facilitate the understanding on the specific specific themes.

Keywords: Remote work; quality of life; COVID-19.

1 Introdução

Durante a pandemia COVID-19, é importante entender como a população, especialmente os países mais atingidos, lidou com um desastre tão grande, muitas preocupações vieram à tona principalmente levando em consideração epidemias anteriores como a de SARS em 2003, que foram relatados na população em áreas gravemente afetadas sintomas de estresse pós-traumático derivados da epidemia, assim como os efeitos das epidemias de MERS, H1N1 e Ebola na saúde mental, incluindo depressão e transtornos por uso de substâncias registrados. Além disso, a população pode ter experimentado alguns fatores de risco conhecidos para depressão e ansiedade, incluindo alta mortalidade, recursos e insegurança alimentar, discriminação e experiência com pessoas infectadas e doentes, o que pode levar a algumas consequências psicológicas adversas durante essas epidemias.

A pandemia da COVID-19 pegou a todos de surpresa. A alta capacidade de transmissão do coronavírus fez com que o mundo se adaptasse rapidamente e de várias maneiras, sendo o isolamento social um dos meios mais eficazes indicados pelas autoridades de saúde. Para o efeito, milhões de colaboradores do sexo masculino e feminino tiveram impacto no seu trabalho e tiveram de se adaptar a uma nova forma de trabalhar, desempenhando as suas funções profissionais à distância no home office. Segundo o IBGE-PNADCOVID19, em maio de 2020, eram mais de 8.7 milhões de trabalhadores em atividade remota. (GOMES, 2020)

Assim como em outros lugares no globo, o Brasil vivenciou e está vivenciado a pandemia da COVID-19, que teve o surgimento em março de 2020, visando a redução de contágio com a pandemia, o governo estadual, a exemplo de outros estados, assumiu o isolamento social com o encerramento das atividades econômicas e educacionais, a restrição de serviços não essenciais, a proibição de aglomeração, fechamento de praias, shoppings, templos religiosos, entre outros. Além disso, a secretaria estadual de saúde, em cooperação com as secretarias municipais de saúde, elaborou planos de emergência e normas a serem adotadas pela população e pelos serviços de saúde. (FREITAS; SILVA, NUNES SERAFIM, 2021).

Com a intenção de reduzir o índice de contaminação da COVID, muitas empresas adotaram o trabalho remoto como medida preventiva, e é inegável que tal modalidade de trabalho é essencial para o cenário pandêmico que o mundo está vivendo, e uma das preocupações é sobre a qualidade de vida das pessoas que tiveram novas relações de trabalho, como se adaptar para tal modalidade de trabalho, dito isto um dos questionamentos que ficam é:

Como o trabalho remoto durante a pandemia da COVID-19 influencia na qualidade de vida dos profissionais?

Como foi dito por Paula Guirado et al (2021) em seu artigo sobre a qualidade de vida dos trabalhadores antes e depois da pandemia de COVID, O fator condicionante da pandemia evidenciou importantes intervenções nos processos de interpretação da qualidade de vida dos funcionários avaliados.

Sem a pretensão de responder a essas questões, a serem exploradas em novas investigações sobre essa modalidade de trabalho, objetivamos neste artigo trazer um panorama geral dos resultados da nossa pesquisa bibliográfica intitulada “O impacto do trabalho remoto na qualidade de vida dos colaboradores durante a pandemia da covid-19”.

2 Referencial Teórico

2.1 Pandemia da COVID 19

O coronavírus (COVID-19), uma nova doença respiratória, identificada pela primeira vez na China no final de 2019, possui alto potencial de contágio e teve sua repercussão aumentada de forma exponencial. Sua transmissão generalizada foi reconhecida como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Informações duvidosas ou mesmo imprecisas sobre os fatores relacionados à transmissão do vírus, o período de incubação, seu alcance geográfico, o número de pessoas infectadas, a real taxa de mortalidade e notícias falsas sobre a prevenção e supostas curas geraram incerteza e medo na população (ORNELL, et al, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com