TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Gestão de pessoas

Por:   •  19/2/2017  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão

Disciplina: Gestão de pessoas

Importancia gestão de pessoas

        A gestão de pessoas teve início no fim do século XIX e início do século XX, conhecido como departamento de pessoal. Nessa época a economia brasileira era em sua maior parte agrícola. O nível de qualificação dos empregados era muito baixo e era nítida a distância entre empregado e empregador. O departamento de pessoal tinha como objetivo nessa época o registro de empregados, seus respectivos salários, contratações e eventuais demissões.

        Com o surgimento de empresas maiores, no período entre guerras, houve também o surgimento de sindicatos e, da mesma forma, advogados e engenheiros que passaram a serem responsáveis pelas rotinas trabalhistas nessas grandes empresas no departamento de pessoal. Já as pequenas empresas continuavam de forma informal.

        No Pós-Guerra houve uma preocupação maior com a gestão de pessoas, e dessa forma um crescimento consequente. Começou a focar em recrutamento, seleção, treinamento e gestão de carreira. A intenção era de profissionalização das empresas e uma melhoria e modernização nas relações de trabalho.

        A partir da década de 80 houve algumas mudanças na gestão de pessoas. Notou-se uma maior preocupação em ligar a gestão de pessoas com os objetivos e interesses empresariais e para que isso acontecesse foram criados alguns mecanismos. Houve também a implementação de modelos e práticas de trabalhos mais modernos. Nesse sentido, o departamento de pessoal passa a ser departamento de recursos humanos.

        No que diz respeito à gestão de pessoas, é importante o que acontecia no inicio, a responsabilidade de contratar, demitir, treinar, selecionar, recrutar pessoas. Mas é preciso ir além disso, é preciso solucionar as contradições existentes dentro da empresa, é preciso encontrar um equilíbrio entre os indivíduos, trabalhadores e os negócios, a empresa. É importante também a capacitação das pessoas responsáveis por essas tarefas, além do investimento em pesquisas para conhecer melhor sobre o mercado e a área de atuação, entre outros.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com