TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da ética profissional na administração

Trabalho acadêmico: Importância da ética profissional na administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.237 Palavras (13 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Ética Profissional em Administração

Hoje é fácil perceber que condutas antiéticas são praticadas no cotidiano das empresas, pelo fato de ser algo que acontece com freqüência às pessoas já aceitam essas condutas, e passam despercebidas, podemos observar a falta de bons administradores, lideres pessoas com o cargos mais elevado, que possam ser exemplo de conduta ética, e isso é algo ruim para sociedade, pois os novatos entram ao mercado de trabalho e precisa de alguém para se espelhar e pegam como exemplo esses lideres.

Ética é uma palavra que vem do grego ethos, que significa costumes caráter do sujeito, maneira habitual de ser e agir. Pode se dizer que ética é agir direito, um principio de vida, que já é do ser humano. Para tentar ajudar na melhoria existem empresas que fazem trabalhos para inserir aos funcionários a importância da ética empresarial mostrando a eles a diferença que ela faz, para que a empresa possa se sobressair em meio ao mercado, e trazendo consigo os bons funcionários.

A ética profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com seus clientes, fornecedores, e com seus próprios colegas de trabalho, tendo em vista a construção de bem estar de todos e dignidade humana. É de extrema importância a ética para o profissional para que realize suas funções com competência e exerça melhor sua profissão, não pensando apenas em seus próprios interesses. O individualismo sai do sistema ético porque ele traz consigo o egoísmo fazendo com que realize as atividades só pra seu próprio interesse, pensando em seus próprios benefícios, e uma escolha ou atitude errada, traz resultados ruins para o todo, e não para si mesmo, é importante lembrar que o trabalho em equipe traz uma melhor produtividade para a empresa.

Portanto é importante ressaltar que a falta da ética profissional além de acarretar as diversas situações citadas acima pode favorecer para um declínio na lucratividade e na empregabilidade de uma empresa, ressaltando em uma equipe desmotivada e desorientada. Contudo o gestor e lideres devem atuar como motivador de sua equipe focando sempre no respeito e na solidariedade sem perder a autoridade sobre os mesmos, importando-se com o outro, tendo empatia e valorizando cada conquista, deste modo toda equipe de funcionários, gestores e toda empresa desempenharão um trabalho eficaz e lucrativo.

A Ética profissional no filme ‘AMOR SEM ESCALAS’

Assistindo ao filme “Amor Sem Escalas”, percebemos que a ética é o que menos importa, pois o dono da empresa contrata um profissional para demitir seus funcionários em massa, não vejo onde a ética se enquadra, já que a pessoa que realizará essas demissões não conhece os funcionários que serão demitidos.

A pessoa que faz as demissões faz com que eles acreditem que a demissão será uma coisa boa para eles, mas como? Como posso dizer que a demissão será boa para alguém? Sem conhecer seu cotidiano, sem saber sobre seu dia a dia ou até mesmo o que se passa em sua cabeça.

A ética envolve também humanidade, é necessário fazer isso de uma forma menos traumática utilizando-se da ética empresarial. Mesmo a empresa oferecendo um pacote de benefícios aos seus funcionários demitidos, é preciso ter mais cuidado ao fazer esse tipo de procedimento.

Quando falamos de ética queremos dizer que devemos respeitar as pessoas e sua cultura. Tratá-las de uma forma adequada e com muito respeito.

Entendemos que ética é um conjunto de atitudes e valores positivos que devem ser aplicados no ambiente de trabalho para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

Seguindo esse pensamento de ética teremos alguns exemplos de atitudes éticas no trabalho como:

- Educação e respeito entre os funcionários;

- Cooperação e atitudes que viram ajuda aos colegas de trabalho;

- Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atitudes realizadas na empresa;

- Respeito à hierarquia dentro da empresa;

- Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;

- Ações e comportamento que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa, como por exemplo, manter o bom humor;

- Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;

- Respeito às regras e normas da empresa;

As empresas contratarem serviços profissionais para fazerem a demissão de pessoal para não terem que se preocupar com a questão do enfrentamento e questionamento

A empresa contratada para fazer demissões utilizar videoconferência para fazer o trabalho visando um lucro maior uma vez que economizariam com passagens e hospedagens

O funcionário Bingham contratado para fazer as demissões também é um palestrante e em uma de suas palestras ele abandona o cenário para ao encontro amoroso deixando a platéia a sua espera

Em uma das cenas Bingham interfere na vida pessoal da pessoa que ele foi designado a treinar dando opiniões e constrangendo sobre seu modo de pensar e viver

Em um dos hotéis em que estavam hospedados Bingham , a pessoa que eles estava tendo um caso e a garota que estava sendo treinada por ele profissionalmente penetraram em uma festa privada com cartões de identificações que não pertenciam a eles.

Cinco Questões observadas no filme sobre Ética Profissional

1. Demitir pessoas por videoconferência é Ético?

2. Fazer as pessoas acreditar que a demissão será boa para elas é Ético?

3. Não se importar com as necessidades que fazem as pessoas trabalharem é Ético?

4. A Empresa contratar um terceiro para realizar demissões para não se envolver é Ético?

5. Fazer as pessoas acreditarem que ser demitidas é bom, é Ético?

Todas essas perguntas descritas acima nos mostram que segundo o filme a empresa não se preocupou em ser Ética, mas para nós que estamos estudando a Ética sabemos que ser Ético é respeitar as pessoas, agir com a verdade ser honesto, procurar sempre ajudar, sempre buscar uma solução boa, tomar decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com