TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do planejamento estratégico na administração publica

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 10

SUE ELLEN FERNANDA GONÇALVES MONTEIRO

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto de pesquisa apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.

 

TABOÃO DA SERRA

2014

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Sue Ellen Fernanda Gonçalves Monteiro

MBA em Gestão Pública

Unidade de Taboão da Serra, SP

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do planejamento estratégico na administração pública. Com as constantes mudanças sofridas nos meios internos e externos os gestores são forçados a buscarem novas ferramentas de administração e para adaptar-se é necessário otimizar os processos e a utilização dos recursos públicos para atender as demandas da sociedade. É importante que os gestores tenham um planejamento adequado para obter uma análise completa e dinâmica, afim de atingir a eficácia da organização. Esta pesquisa foi realizada de forma bibliográfica e apresenta abordagens teóricas sobre a importância da implantação do planejamento estratégico e sua contribuição para o sucesso na administração pública à longo prazo, definindo o papel do planejamento estratégico na gestão pública.

Palavras- chave: Planejamento estratégico,administração pública.

ABSTRACT

This paper aims to discuss the importance of strategic planning in public administration. With the constant changes experienced in internal and external media managers are forced to seek new administration tools and adapt is necessary to optimize the processes and the use of public resources to meet the demands of society. It is important that managers have adequate for a complete and dynamic analysis in order to achieve organizational effectiveness planning. This research was conducted bibliographic form and presents theoretical approaches about the importance of the implementation of strategic planning and its contribution to success in the long-term public administration, defining the role of strategic planning in public administration.

Keywords: Strategic planning, public administration.

INTRODUÇÃO

A principal barreira para que as organizações públicas tenham eficácia é a falta de interação entre as estratégias e os processos. Pois esta conexão contribui diretamente para que os gestores tenham uma visão sistêmica de todo o conjunto, assim, garantindo de maneira clara e estruturada, as possibilidades de alcançar as metas que foram estabelecidas na formulação do planejamento.

O planejamento estratégico é um processo contínuo que visa estabelecer as diretrizes a serem seguidas para garantir a eficácia da organização, determinando as metas e os objetivos a longo prazo, adotando linhas de ação e aplicando os recursos necessários para que estes objetivos sejam alcançados.

Segundo Mosimann e Fisch, “pode-se conceituar, então, planejamento estratégico como aquele planejamento que, centrado na interação da empresa com seu ambiente externo, focalizando as ameaças e oportunidades ambientais e seus reflexos na própria empresa, evidenciando seus pontos fortes e fracos, define as diretrizes estratégicas”. (1999, apud OLIVEIRA; PEREZ JR E SANTOS SILVA, 2010).

Já Oliveira define planejamento estratégico como um processo gerencial que possibilita ao gestor estabelecer o rumo e as diretrizes a serem seguidas pela empresa. (OLIVEIRA; 2010).

        O planejamento estratégico oferece subsídios para as organizações se desenvolverem. No caso da administração pública apesar das resistências por parte de alguns servidores em adotar novos procedimentos para otimizar os processos, asorganizações públicas vem se posicionando como organização privada, adotando um controle rígido dos seus recurso e buscando seu desenvolvimento.

        Administração pública é um conjunto de órgãos e agentes que buscam atender as necessidades da sociedade, ou seja, é a gestão de interesses públicos através das prestações dos serviços públicos.

         Existem diversos problemas na administração pública, nos mais variados setores, e em época de campanhas eleitorais são oferecidos pelos candidatos programas revolucionários para solucioná-los. Mas quando de fato estes programas entram em ação, nem sempre se realiza um planejamento estratégico na implantação. Fato que acarreta várias obras incompletas, desperdícios dos recursos públicos, serviços precários e muitos outros problemas. Devido estes fatores, houve algumas mudanças no comportamento da sociedade; os cidadãos se tornaram mais exigentes devidas às disposições de informações. A maioria da população tem consciência de seus direitos e buscam excelência e qualidade nos serviços. Por este motivos, é importante que as organizações públicas estejam voltadas com uma visão no futuros e preparadas para responder algumas questões que envolvem seus projetos e programas. Qual a importância das ações estratégicas na administração pública? Quais os planos de administração? Como se antecipar as situações futuras?

1. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

As constantes mudanças sofridas nos meios ambientes internos e externos forçam os gestores buscarem ferramentas de administração para adapta-se as tais alterações. Na administração pública não é diferente, os gestores necessitam de ferramentas para que haja a otimização entre os processos e os recursos públicos para atender as demandas das comunidades.

 A ferramenta que pode ser utilizada para tal desenvolvimento é o planejamento estratégico, uma vez é necessário que os gestores tenham planos adequados para analisar e implantar os métodos de planejamento, assim reduzindo os desperdícios com as despesas públicas.  Pois o papel do planejamento estratégico na administração pública é realizar as análises dos ambientes para formulação das metas, objetivos, indicadores de desempenho e responsabilidade através de projetos e programas descritos no PPA para modificar a realidade social, permitindo que os cidadãos sejam beneficiados com a aplicação dos recursos públicos, principalmente pelas dificuldades encontradas por alguns órgão públicos de se dispor de mais recursos por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal que presume o equilíbrio das contas públicas através do estabelecimento das normas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. A qual se pressupõem que haja ações planejadas e transparentes, para que se previnem os riscos capazes de afetar o equilíbrio das contas, através do cumprimento das metas de resultados entre receitas e despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com