TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Nas Finanças públicas

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Estratégico Nas Finanças públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

2 - DESENVOLVIMENTO

Este desafio tem como objetivo apresentar algumas definições a respeito sobre planejamento estratégico, finanças e gestão de recursos humanos na gestão pública. Trabalho este que após conhecer as definições, pode-se perceber que que as diferenças entre órgãos públicos e empresas privadas quase não se diferenciam, no que tange planejamento e gestão de recursos humanos, podendo ser aprofundado em ambos os exemplos e quase sempre o campo de aplicação não tem tanta diferença, já o caso das finanças públicas, por ser particularidade dos órgãos públicos, na qual para gastar e arrecadar terá que ser convertida em lei, para poder transcorrer de forma normal.

2.1 - Visão de Futuro

Sermos o primeiro banco dos brasileiros, das empresas e do setor público, referência no exterior, o melhor banco para trabalhar, reconhecido pelo desempenho, relacionamentos duradouros e responsabilidade socioambiental.

2.2 - Missão

Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência

2.3 – Documento Governamental

Conforme solicitado no desafio proposto, item 3.3, transcorre parte de um documento público que aborda em seu corpo estratégia para a gestão de pessoa:

APRESENTAÇÃO

O Plano Anual de Capacitação do SISP para 2013 é um documento que foi idealizado levando em consideração:

• o Mapeamento de Competências, realizado pelo Departamento de Serviços de Rede, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI, Órgão Central do SISP, no ano de 2012;

• capacitações que atendam aos Eixos Temáticos e Competências descritas no Plano de Capacitação 2012-2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP;

• o Planejamento Estratégico da SLTI, nos seus objetivos estratégicos: 18 – Desenvolver Competências e 19 – Integrar, Reter e Valorizar Pessoas; e

• A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação – EGTI 2013-2015, instrumento de planejamento estratégico do SISP, que definiu como objetivo estratégico, dentre outros, o OE06: Garantir a segurança da informação e comunicações, que tem como um de seus indicadores o Ind. 6.2: Percentual médio de servidores dos órgãos capacitados em Segurança da Informação.

O documento seguirá as diretrizes estabelecidas no Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006; além do disposto na Portaria GM/MP nº 208, de 25 de julho de 2006; na Norma Operacional/SPOA/nº 04, de 7 de outubro de 2010 e na Norma Operacional/SPOA/nº 01, de 24 de fevereiro de 2012.

O presente documento atua como instrumento norteador das atividades a serem organizadas pelo SISP no ano de 2013, não representando, entretanto, um plano estático das atividades de capacitação. Dessa forma, os cursos ou eventos não previstos neste

documento devem ser submetidos à aprovação da Coordenação de Capacitação,

Avaliação, Cargos e Carreiras – COCAR/COGEP/MP, mediante apresentação de projeto especificando:

• os Eixos Temáticos e Competências abrangidas pelo Plano de Capacitação 2012- 2015 do MP;

• justificativa de sua necessidade;

• público-alvo;

• quantitativo de participantes;

• conteúdo programático;

• cronograma das atividades com carga horária e duração;

• local de realização; e

• investimento com suas respectivas discriminações.

As ações de capacitação e desenvolvimento profissional previstas neste instrumento abrangem eventos, cursos presenciais e a distância contemplando trilhas de capacitação para o desempenho de diversas áreas, dentro dos Eixos Temáticos e Competências definidos no Plano de Capacitação 2012-2015 do MP, direcionadas aos servidores dos órgãos que compõem o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP.

OBJETIVO GERAL

Promover o aprimoramento das competências dos servidores em exercício nos órgãos do SISP, mapeadas através de estudo realizado pelo DSR, abrangendo o Órgão Central do SISP, atendendo ao Planejamento Estratégico da SLTI, nos seus objetivos estratégicos:

Desenvolver Competências; e Integrar, Reter e Valorizar Pessoas.

2.4 - Planejamento estratégico na gestão pública

O planejamento estratégico consiste em uma ferramenta que busca melhorar a capacidade de gerenciamento da organização, sendo ele desenvolvido especificamente para cada organização, desenhado de acordo com a cultura da organiza para melhor ser desenvolvido em seu ambiente.

Diversos fatores são afetados diretos e indiretamente com o planejamento estratégico pois ele é aplicado na organização e um dos fatores que são afetados na maioria das vezes é a tarefa que os funcionários exercem, pois a sua proposta é melhorar a qualidade do serviço, nível operacional, em consequência refletindo o nível estratégico, sendo melhorado seus planos refletindo no grande planejamento que é o proposto pela organização, o planejamento estratégico, sendo este executado pela alta direção das organizações, ou no caso dos órgãos públicos, a nível de ministro, secretários e outra autoridades de primeiro escalão.

Estratégia esta desenvolvida muito bem pelo Banco do Brasil, empresa escolhida para desenvolver este trabalho. Como descrita em sua missão, a empresa busca chegar o mais próximo dela, desenvolvendo um plano muito bem elaborado por seus dirigentes e por ser um órgão da administração indireta, uma sociedade de economia mista tem o governo com o seu aliado, nas políticas monetária, viabilizando os seus resultados, efetivando de forma mais precisa a aplicação dos seus planos estratégicos.

2.5 - Finanças Públicas

Pode-se definir como as receitas e despesas do governo e a sua forma de planejar. Pode-se destacar as leis que o governo faz propor em sua proposta de governo, que é o Plano Plurianual - PPA, que é o plano que o presidente tem que apresentar ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto do primeiro ano do seu mandato, que inicia a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com