TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico e Gestão Pública

Por:   •  9/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento Estratégico e Gestão Pública

Introdução

O planejamento estratégico é elaborado para auxiliar a tomada de decisões e distribuição de recursos nas organizações, nele deve ser definido os objetivos a serem atingidos e serve como base para a elaboração de um plano de ação para que esses objetivos sejam alcançados. O planejamento estratégico deve ser realizado periodicamente para que se possa avaliar se as metas e objetivos foram alcançados e se mudanças devem ser feitas.

Planejamento Estratégico na Gestão Pública

O planejamento estratégico é de extrema importância para a gestão pública, pois é uma ferramenta utilizada pelo gestor público para que possa superar os desafios impostos para atender os objetivos dos municípios. O planejamento estratégico é a ferramenta com a qual o gestor público usa para conhecer e atender as principais necessidades sociais de forma a melhorar a qualidade de vida local de forma eficiente e com base em princípios modernos.

As responsabilidades da gestão pública incluem a manutenção de serviços essenciais como: segurança, educação, saúde, transporte, iluminação pública, vias urbanas, limpeza pública, manutenção de praças, investimento no desenvolvimento cultural e social, geração de empregos, entre outros. Esses serviços são mantidos com a geração de receitas através de impostos como o ISS (Imposto sobre serviço), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto de Transmissão Inter Vivos), Taxas de serviços sobre determinado serviços (Taxa de iluminação pública, Taxa de lixo, etc.) e Contribuição de Melhoria (melhoria no asfalto, área pública). (CORRÊA, 2016)

No primeiro ano de uma nova gestão pública, os gestores devem elaborar o Plano Plurianual (PPA), este plano define as metas e objetivos físicas e financeiras do Poder Executivo em prol da melhoria dos serviços públicos providos ao município. O PPA tem duração de quatro anos, do segundo ano da gestão que o elaborou até o primeiro ano da próxima gestão. (BETHA, 2017)

Para a realização dos serviços essenciais citados anteriormente, é necessário que a gestão pública faça uma boa gestão das contas públicas. Para isso a gestão pública precisa realizar o planejamento estratégico das ações necessárias e seus custos. segundo Oliveira (2009, p.3) o planejamento estratégico é identificar, analisar, estruturar e coordenar missões, propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas, programas, projetos e atividades com o intuito de alcançar de modo mais eficiente, eficaz e efetivo a maximização do desenvolvimento possível, concentrando esforços e recursos.

A análise do ambiente externo é o primeiro passo para a elaboração do plano estratégico, seus componentes incluem: Política econômica, política interna e externa, demografia, desenvolvimento social, aspectos legais e culturais, tecnologia e inovação e aspectos ambientais. Após a análise dos componentes macro ambientais, é o momento para que se elabore os norteadores estratégicos, a visão, missão e valores, na gestão pública também deve ser apontada a política e cultura.

A missão: É o propósito de a empresa existir, sua razão de ser. A Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar. Os Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros. (SEBRAE) Na gestão pública identificar a missão é muito importante para também identificar as necessidades da sociedade e assim se definir a visão e projetos a serem elaborados. A visão é como o gestor enxerga o futuro da sociedade local. Os valores são as atitudes, comportamentos e princípios éticos com a qual a gestão pública se comporta.

Para se chegar na definição da missão e visão é feita a análise dos ambientes externos e internos, uma das ferramentas mais importantes dessa análise é a SWOT, a análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa análise na gestão pública é importante para se definir a viabilidade dos projetos. Na gestão pública as forças e fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno e engloba, por exemplo, a situação financeira, servidores públicos, a equipe montada pelo governo, secretarias, etc. As oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo, e podem ser compostas, por exemplo por: a economia local, a sociedade, as empresas, desastres naturais, etc. Desta maneira a através dessa análise a gestão pública pode identificar e solucionar problemas para que esses não tragam problemas para a gestão futura.

Outra ferramenta que pode ser utilizada é o Planejamento Estratégico Situacional, é uma ferramenta específica para o planejamento de projetos no setor público, sua função é auxiliar o gestor público no planejamento de soluções de problemas do setor público afim de gerar conhecimento para a solução de futuros problemas.

O próximo passo é a formulação das estratégias, essa etapa é importante porque é a etapa responsável pela melhoria e inovação dos serviços públicos. Essas estratégias podem ser tanto utilizadas pelo setor público como pelo privado. Existem diferentes tipos de estratégia, a de redução de custos, que denominada de estratégia de sobrevivência, as de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com