TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores, e o que fazer?

Por:   •  22/7/2015  •  Artigo  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

INDICADORES

Indicadores são medidas ou mensurações que nos ajudam a entender o tamanho, valor ou representatividade de uma variável. É um número que conta uma história, uma importante ferramenta de gestão que por meio de conceitos e fórmula, contribui para o monitoramento de um determinado processo ou de uma situação, com a identificação dos avanços e eventuais necessidades de novas formulações, ou correção dos problemas e redirecionamento das decisões gerenciais.

É muito comum dizer que aquilo que não é medido não pode ser gerenciado. Assim, indicadores devem subsidiar ações de melhoria. No entanto, muitas vezes um indicador, isoladamente, nada informa, ou seja, ele deve ser então analisado em conjunto com outros e considerar também, sempre que possível, parâmetros de mercado.

Além de possibilitar um olhar “para dentro” da organização, os indicadores também devem permitir que a organização “olhe para fora”, possibilitando que os processos internos possam ser comparados com similares no mercado, dentro ou fora do setor de atuação. A comparabilidade torna-se importante, na medida em que permite que empresas de excelência sirvam como parâmetro, como referência para as demais na busca de oportunidades de melhoria.

De onde vem?

Consultorias, Painéis, Dashboards....

E o que fazemos?

Antes de criar um indicador, devemos pensar exatamente para que precisa? Qual tipo de medida, qual o resultado esperado, como mensurar. Depois de criar, o acompanhamento é crucial, e ainda mais importante são os planos de ações que devem ser feitos caso não esteja atingindo o resultado esperado.

Medir por medir não é legal, você deve ter claro os objetivos de cada indicador.

Portanto, não perca tempo simplesmente levantando números, e sim, fazendo esses números serem úteis no seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com