TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores socieconomicos

Por:   •  29/6/2015  •  Resenha  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS[pic 1]

Curso de especialização em Gestão Pública

UNIDADE III: INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

UNIDADE III: INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

Trabalho parcial de pós graduação apresentado como requisito para composição do valor de média da avaliação da Especialização em Gestão

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

INDICADORES ECONÔMICOS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

INTRODUÇÃO

Versa este material a parte referente à introdução às fontes de dados e indicadores econômicos, fatores estes que são essenciais para a vitalidade econômica do país, onde se evidencia informação crucial como taxa de inflação, PIB (Produto Interno Bruto), taxa de desemprego, os quais são acompanhados atentamente pela população, assim como pelas mídias de comunicação.  

Estas informações são chave para uma boa administração, que de responsabilidade do gestor utiliza- las para se prevenir contra possíveis desafios corriqueiros, contudo através deste trabalho, dará uma noção desses indicadores, com um breve desenvolvimento referente ao assunto proposto.

INDICADORES ECONÔMICOS

Os indicadores econômicos têm a responsabilidade de balizar, dirigir, indicar o rumo a serem seguidos para economia de um país, com ele se obtêm informações que contextualiza a real situação econômica, se evidencia informações que se alcançam por meio de levantamento de dados, estatísticas auxiliando na tomada de decisões pelo gestor.

Esses indicadores são desenvolvidos por meio de levantamentos numéricos, que representam um conjunto de informações, sejam elas estatísticas, dados e tem por finalidade apresentar características do comportamento econômico de um determinado Estado. Os resultados obtidos, são capazes de direcionar, demonstrar a situação da economia, traçando o comportamento durante um período onde agregam informações de diversos lugares pertencentes a nação analisada, podendo ser um estado ou município.

Exemplos de atuação desses benefícios podem ser utilizados na administração pública, como na administração privada, ou seja, atua em todos os volumes da economia, passa conhecimento sobre a política fiscal, monetária, comércio, desenvolvimento, mercados, até mesmo bens e serviços consumidos pelas famílias.

A origem desses levantamentos tem sua produção regularmente realizada, respeitando prazos, sejam elas semanais mensais ou diárias, tudo isso com o objetivo de acompanhar os valores representados de forma nominal ou percentual. Os indicadores podem ser classificados.

Segundo Januzzi ( 2012, pg.88):

Os dados e indicadores econômicos podem ser classificados segundo diferentes critérios. Há uma distinção clássica entre dados conjunturais – referidos a eventos cíclicos da conjuntura econômica, mas sensíveis a flutuações de curto prazo, como os índices de preços, indicadores de produção industrial ou vendas do comércio – e os dados estruturais – mais robustos, de mudança mais lenta, que representam características mais consolidadas da economia, como a participação de ocupados na indústria ou na agricultura em um país, nível de distribuição de renda, patamar de gastos familiares com bens não duráveis, nível de gastos em Ciência, Tecnologia e Inovação. 

A importância desses indicadores é que os mesmos englobam uma infinidade de áreas que agem diretamente na economia do país, como se fossem engrenagem, cada uma com uma determinada função em especifico na conjuntura, os quais passam pelas esferas de Produção, Unidades de medidas, dimensão macro ou micro do processo econômico (PIB) e a natureza da fonte originária dos dados, que são os ministérios entre outras instituições.

Por sua vez essas instituições responsáveis pela missão de analisar o contexto econômico nacional, devem passar credibilidade, com seus métodos de levantamentos das informações para não trazer resultados que não condizem com a realidade e gerar possíveis transtornos a administração.

Algumas instituições são destaques no Brasil, passando respeito e confiabilidade, neste caso pode se citar o IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) que leva por meio de suas pesquisas, ao cidadão, indústrias, empresas de bens e serviços as informações necessárias para que fiquem atualizados sobre a economia de forma sazonal, levando em consideração todos os processos evolvidos nessa ação.

Como este termo não está relacionado somente às intuições públicas, e sua amplitude vai, além disso, atingindo tudo que se refere a comércio, e todos participam para gerar essas informações, estas chegam ao público por meio de boletins de conjuntura econômica. São eles:

BACEN - Boletim do Banco Central do Brasil Relatório de Inflação;

BNDES – Sinopse econômica;

CNI – Indicadores Industriais;

FGV – Conjuntura Econômica;

FIPE/USP – Boletim de informações de FIPE;

FUNDAP – Indicadores DIESP;

FIESP – Levantamento de Conjuntura Nível de Emprego;

IBGE - Lista de Indicadores Conjunturais e Boletins de Contas Nacionais Trimestrais, Pesquisa Mensal de Emprego, Pesquisa Mensal do Comércio, Pesquisa Industrial Mensal, Índice Nacional de Preços ao Consumidor;

Inst.Economia UNICAMP - Política Econômica em Foco;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com