TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia da Liderança no Clima Organizacional

Por:   •  21/5/2019  •  Monografia  •  6.321 Palavras (26 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 26

Capitulo I Monografia Duvane

1.Elementos da pesquisa.

1.1.Tema:

Orientação psicopedagógica dos (as) educadores (as) na selecção dos meios e recursos didácticos para aprendizagem infantil.

1.2.Problematização.

          Na educação infantil é necessário conciliar a teoria e a prática como forma de tornar activa a estimulação da aprendizagem. Neste sentido, no ensino pré-escolar, a selecção de meios e recursos didácticos é de capital importância dado que são fases críticas do desenvolvimento. Segundo SEVERINO (2000),“ uma problemática pode ser considerada como a colocação dos problemas que se pretende resolver dentro de um certo campo teórico e prático. Um mesmo tema (ou assunto) pode ser enquadrado em problemáticas diferentes”.

         Neste pressuposto baseando – se num “estudo de caso” efectuado pela Save the Children (uma ONG que cuida dos direitos das crianças no mundo), sobre a alfabetização em Moçambique, afirma que apenas 41% dos mais de 1,5 milhões de crianças da primeira à terceira classe, ou seja, de 6 a 8 anos, lêem de 3 a 5 palavras por minuto e são capazes de escrever o próprio nome. Uma outra abordagem com foco na educação dos pais, com base em estudos desenvolvidos pelo Banco Mundial, datada do ano de 2010, revela que 50% das mais de 1,5 milhões de crianças em idade escolar tinham à época sérios atrasos de habilidades de pensamento crítico e outros 25% delas apresentavam atrasos na comunicação e desenvolvimento motor, (Save the Children 2010).

     Entretanto, este estudo visa analisar se a orientação psicipedagógica (formação, instrução e capacitação) que os (as) educadores (as) têm permite lhes seleccionar e aplicar meios e recursos didácticos para a educação infantil – EI, adequando a sua aplicação na prática educativa, como forma de estimular o processo de ensino e aprendizagem dos níveis iniciais, bem como torná-lo mais activa. Parte deste problema, no sentido essencial da aprendizagem infantil, deve – se a fraca estimulação aliada a limitações na selecção de meios e recursos didácticos que auxiliem o processo educativo no contexto do pré - escola ou creche. Neste sentido, a aplicação de meios e recursos didáctico, a selecção de técnica e métodos de ensino são vistos como pilares  na estimulação do desenvolvimento e aprendizagem da criança pré – escolar.

        No caso Brasileiro (PNLD 2004), as politicas públicas do ministério de educação - MEC para escolha, e distribuição de materiais didácticos aos educadores e escolas sofreram grandes mudanças, por meio dos programas ministeriais. Esses foram grandes avanços no acesso a materiais didácticos, em especial considerando-se que as politicas preservam o direito de escolha do educador, o critério e o princípio da pluralidade e da diversidade e buscam na aplicação de materiais didácticos sirvam de apoio no processo de estimulação da aprendizagem,

       No entanto, as politicas ainda se restringem a compra e a distribuição de livros impressos, ignorando ou não admitindo outros tipos de materiais, produzidos de acordo com os critérios que uma pré escola possa dispor a sua iniciativa e em outros suportes e midias . Os materiais didácticos, se bem escolhidos e usados, se de qualidade e adequados ao planeamento do educador, são grandes instrumentos de apoio no processo de ensino aprendizagem.

          Novas tecnologias da informação e da comunicação, assim como outros materiais – jogos, TVs, vídeos, áudio – fazem-se também necessários como suportes para processos de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, penetrada por múltiplas linguagens, midias e tecnologias.

         Portanto a perspectiva para o desenvolvimento de competências pelas crianças constitui a meta a alcançar na educação infantil, sendo uma referência para o que se deve cuidar e educar aprendendo e aplicar de forma adequada os meios e recurso didácticos. Entretanto, assume-se que as crianças necessitam de mobilizar atitudes, utilizar saberes e capacidades para agir, pensar, resolver problemas e progredir na sociedade em que se inserem ou seja partilharem conhecimentos (saber em uso).

 A possibilidade de mobilizar essas atitudes, conhecimentos variados, de forma articulada e integrada, considerando a especificidade do contexto ou situação (não sendo, portanto, uma simples aplicação dos recursos didácticos, mas uma construção), é o que constitui a essência da competência da selecção de meios e recursos didácticos para aprendizagem infantil.

      A fim de melhor compreender se os (as) educadores (as) a seleccionam e utilizam os meios e recursos didácticos para estimulação da aprendizagem infantil tendo em vista a melhoria da qualidade de ensino, coloca se as seguintes questões de partida:

  • A orientação psicopedagógica dos (as) educadores (as) (formação, capacitação e instruções ou treinamentos) permite lhes seleccionar e utilizar todos os meios e recursos didácticos que a instituição de educação infantil dispõe?
  • A selecção e utilização dos diferentes meios e recursos didácticos estimulam a atenção, retenção e compreensão integral dos conteúdos programados na partilha de conhecimentos das crianças?
  • O uso dos meios e recursos didácticos permitem a interacção e a participação activa das crianças nas actividades que as envolve?

1.3.Justificativa

        A escolha do tema justifica-se pelo facto de que durante o percurso académico  ter verificado que em situações de estimulação da aprendizagem infantil - EAI – existirem algumas limitações em seleccionar e adequar os meios e recursos didácticos – (M& RD) que criem interesse e estimulem a expressividade, bem como aprendizagem activa nas crianças, avaliar a relação da selecção dos meios e recursos didácticos na aprendizagem das crianças do pré – escola e para melhorar este processo, é a preocupação do estudo.

          Como se pode entender que a educação de infância objectiva aprendizagem lúdica e a selecção dos meios e recursos de ensino devem apropriar – se a essa pedagogia, para além de propor técnicas a serem usadas pelas educadoras para que todas crianças participem no que estão sendo orientadas em fazer, bem como a disposição dos meios se são do inteiro conhecimento das crianças e não cria constrangimento no seu uso como trabalho pedagógico.

        O estudo parte de um pressuposto de que as instituições que cuidavam de crianças foram evidenciadas ao nível mundial após a primeira guerra mundial com o aumento do número de órfãos e a deterioração ambiental, entretanto, para a educação infantil houve diversas e valiosas contribuições como as de VYGOTSKY, PIAGET, FREINET, entre outros educadores de infância que propuseram o uso de meios de ensino, e os professores da educação infantil da actualidade ainda se baseiam nas concepções destes autores. MONTESSORI (1879 – 1952) encarregada da secção de crianças com deficiência mental em uma clínica psiquiátrica de Roma, produziu uma metodologia de ensino com base nos estudos médicos de ITARD e SÉGUN, que haviam proposto o uso de materiais apropriados como recursos de ensino, (OLIVEIRA, 2002, p.74).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (248.7 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com