TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  28/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso de Administração

Disciplina de Teoria Geral da Administração II

Autores:

Ana Carolina Antunes; André Oliveira; Hiury Cortez; Juciara Nascimento; Ruan Nascimento; Suelen Pinto.

A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Natal-RN
2018

Resumo

Todo o dia nos deparamos com as novas tecnologias, assim a mão de obra vem sendo substituída, entanto o ser humano ainda exerce um papel fundamental nas organizações. O principal objetivo desse estudo foi mostrar a importância de um bom clima organizacional nas organizações, para evitar frustações. O estudo foi elaborado através de um relato de experiência, de um funcionário de uma rede de farmácias. O trabalhador passa maior parte do seu tempo dentro das organizações. Eles são peças chaves e de extrema importância para manter as empresas competitivas. Para isso as organizações devem investir em qualidade de vida no trabalho, melhorando a rotina e o ambiente de trabalho, e assim evitando as frustações.

Palavras-chaves: Clima Organizacional. Qualidade de Vida no Trabalho. Frustações.

INTRODUÇÃO

O trabalho humano vem sendo substituído a cada dia, com a evolução de novas tecnologias e máquinas, mesmo assim, a força de trabalho humano ainda tem fundamental importância para as organizações. Geralmente o trabalhador passa maior parte do seu tempo dentro das organizações, entre 6 a 12 horas por dia (OLIVEIRA, 2016).

O trabalhador é peça chave em uma organização, pois é ele que fará a empresa se manter competitiva no mercado. Para que os funcionários se sintam motivados e comprometidos, é necessário que as empresas invistam em qualidade de vida no trabalho, melhorando assim a rotina e o ambiente nesses locais (HILION, 2011).

Segundo Kurogi (2008), a escola das Relações Humanas veio para trazer a humanização para as relações de trabalho, até então esquecidas pela Teoria de Taylor. Com isso, surgiram fatores de grande importância a serem considerados pelas organizações, por exemplo, o relacionamento interpessoal dos funcionários que influencia diretamente na QVT.

O principal objetivo desse estudo foi mostrar que o clima organizacional de uma empresa pode afetar o desenvolvimento de seus funcionários. Quando desfavorável pode gerar frustrações, afetar o rendimento e a QVT.

METODOLOGIA

O estudo foi elaborado através de uma pesquisa exploratória consultando revisão de literatura por periódicos e materiais de livre acesso na internet. Além de um relato de experiência que ocorreu com uma funcionária de uma rede de farmácias na cidade de Natal. Assim, buscamos identificar os pontos que tinham relação com o clima organizacional da empresa.

RESULTADOS    

 O relato da funcionária Ana que trabalhava como balconista em uma das filiais de uma rede de farmácias, começa com a sua transferência depois de 5 anos para outra filial em uma região distante da cidade. Foram analisados alguns fatores organizacionais entre as filias, como os relatados por Freitas (2015): realização profissional, reconhecimento, crescimento, ótimas condições de trabalho, estabilidade, entre outros. O clima organizacional foi a principal observação levantada, a equipe era composta só por homens, fazendo com que a funcionária se sentisse deslocada e até isolada, o grupo tinha certa resistência inicial, por conta do gênero diferente. Outros pontos observados foram à diferença no ritmo de trabalho, era bem menor que o da primeira filial e o acúmulo de funções com o mesmo salário. Essas ações geraram certa frustação na funcionária, que passou a diminuir sua motivação para continuar na empresa. De acordo com Luchesi et al. (2010),  frustração pode ser conceituada como um bloqueio que uma pessoa sofre diante de uma meta ou objetivo. A partir do momento que esse funcionário não consegue se adaptar com o novo ambiente de trabalho, ele vai perdendo o interesse e a cada dia fica mais sacrificante desenvolver sua função nesse ambiente. O desenvolvimento de fatores que levaram as frustações de Ana afetou diretamente sua qualidade de vida, rendimento no trabalho, sensação de falta de reconhecimento e vontade de permanecer na empresa. Acarretando em uma tão iminente demissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com