TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influenciadores digitais: Poder, liderança ou persuasão

Por:   •  15/5/2018  •  Monografia  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

 Influenciadores digitais: poder, liderança ou persuasão.

1 INTRODUÇÃO

Antigamente o número de pessoas que tinham acesso a rede de computadores era limitado. No entanto, com a popularização da internet e de outras tecnologias esse número cresceu consideravelmente. Desta forma, a internet abriu espaço para as pessoas que começaram a se destacar na web e consequentemente tornaram-se admiradas nas mídias sociais. Com toda essa disseminação de acesso à internet, surgiram os influenciadores digitais.

No entanto, não basta apenas ser uma celebridade da web, é preciso demonstrar criatividade e originalidade nos conteúdos lançados na rede virtual. Estilo de vida, intimidade, comunicação, comportamento social e opiniões surgem como ideias de conteúdos para atrair milhares de pessoas que acabam se tornando influenciados por meio desses princípios, e gerando a fama que eles carregam.

Influenciadores digitais são pessoas, personagens, marcas ou grupos que se popularizam em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, e outras, gerando conteúdo e um público massivo que acompanha e compartilha cada uma de suas publicações (VALE, 2017). Essas celebridades da web, espalham conteúdo e entretenimento para as pessoas, e assim acabam conquistando e gerando um público numeroso e fiel, que os acompanha diariamente.

Os compartilhamentos gerados por eles se espalham rapidamente mundo afora, e isso ocorre porque na web as notícias se proliferam em segundos, talvez por este motivo a internet vem desbancando veículos de comunicação e se destacando cada vez mais quando o assunto é entretenimento. Com essa característica rápida de gerar informação e entretenimento surge a curiosidade nas pessoas em conhecer essas personalidades, o qe elas fazem e o qe pensam.

Tudo isso funciona como um ciclo. Inicialmente uma primeira pessoa se identifica com o modo de pensar desses inflenciadores e consequentemente o acaba seguindo. Em qestão de dias, esse influenciador digital acaba por tornar-se famoso entre as pessoas, e assim essa popularidade passa a existir não somente no mundo virtual, como no mundo real . Por esta razão, várias empresas que antes buscavam atores, cantores, apresentadores, modelos, entre outros para realização de publicidade, hoje buscam os influenciadores digitais, para divulgação de sua marca e produtos, pois a visibilidade deles se tornou maior.

Essas personalidades, que antes de aparecerem na web eram pessoas anônimas, adquirem o poder de firmar seu espaço não apenas na internet. A capacidade de liderança que eles exercem sobre as pessoas acaba servindo de inspiração e motivação que muitas das vezes são responsáveis por mudanças de hábitos, comportamento e opiniões.

A liderança é 1 forma de obter prestigio por meio da forma qe 1 individo lida com 1 determinado grpo de pessoas. Essa forma gera 1 estado de aceitaçao de ideias nesse nicho, fazendo com qe opinioes sejam reformladas e conceitos mdados. Portanto, a liderança caracteriza-se como 1 meio  de inflenciar pessoas para o bem afim de faze-las alcançarem objetivos proprios, formando opinioes e desempenhando 1 processo de efeito diferenciado ao grpo. Na distinção de conceitos, Hunter (2004, p. 25), diz que “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Em compensação, Bergamini (2009) afirma que a liderança é constituída em uma relação de poder, caracterizada pela percepção dos membros do grupo, em que um membro tenha o direito de prescrever padrões de comportamento no que diz respeito à qualidade de membro desse grupo. Baseado nesse contexto, é imprescidivel qe 1 lider, seja motivador, inovador e focado no sentimento de ses liderados de modo qe deixe transparecer essa sensibilidade, afim de demonstrar preocpação com os mesmos.

A liderança que os influenciadores digitais exercem tem como característica um talento natural de cativar e motivar pessoas por meio desse “dom” que eles possuem. Este dom esta relacionando não somente ás características intrínsecas do líder, mas como estão percebidas pelos liderados que acreditam nos seus ideias e os seguem voluntariamente (GOMES;CRUZ, 2017).

Diante deste contexto, os influenciadores digitais estão ligados a todo esse embasamento, exercendo de certa forma uma liderança carismática por meio desse talento natural que possuem e com a capacidade de influenciar pessoas por meio de uma tela.

1.1 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

Este projeto de pesquisa irá abordar informações sobre a liderança exercida por influenciadores digitais e a sua capacidade de influência, bem como o papel da liderança carismática desempenhado por eles por meio das mídias sociais. As entrevistas serão realizadas nos meses de abril e maio do ano de 2018, por meio de questionários e visualizações dos seus perfis.

 

O resultado obtido não poderá ser generalizado a outros influenciadores digitais, em outros contextos, outros períodos divergentes do apontado acima ou locais. Como referência serão utilizadas personalidades da Região Norte, mais precisamente da cidade de Belém, do estado do Pará.

1.2 JUSTIFICATIVA

Em uma pesquisa recente feita pela (COMSCORE, 2017) foi constatado que o tempo gasto pelo brasileiro na internet é 60% maior do que em todo mundo. Esse estudo ainda demonstrou que a média mensal do total de horas destinadas a navegação em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter chega a 650 horas.  Se antes a única forma de se obter uma informação era por meio de veículos de comunicação, como: jornal, rádio e tv, hoje a grande maioria recorre a internet como ferramenta de busca. A diferença está na rapidez com que essa informação chega até o usuário. Essa ferramenta não só trouxe conhecimento como agregou o entretenimento, gerando também diversos conteúdos para a internet. Baseado nisso, srgio a criosidade de se averigar os motivos qe levam a m individo a passar tanto tempo conectado, assim, atraves de pesqisas constato-se qe o elevado nmero de inflenciadores contribi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com