TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A idealização da vida na internet: online ou offline, influenciadores digitais

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2
  1. A idealização da vida na internet: online ou offline, influenciadores digitais;

Uma analogia bem simples o qual pode definir o que vivemos hoje, é com o filme O Show de Truman, onde a vida dele é totalmente programada e idealizada por pessoas que estão de fora, onde possuem acessos a tudo o que é feito pelo protagonista do filme. Foi um movimento natural a questão de conectar pessoas, conforme a tecnologia avançava. Hoje estamos conectados a todo momento, recebendo informações simultâneas a cada segundo. Nós nos submetemos a uma necessidade de exposição a todo momento, pela facilidade cada vez maior do acesso à internet. O tempo excessivo na frente das telas o pressiona a expor cada detalhe de sua vida, influenciado pelo comportamento da grande maioria dos usuários da internet. Em um período condizente ao cenário proposto por Guy Debord, o indivíduo passa a priorizar a exposição de tudo que lhe acontece. O espetáculo torna-se “o coração da irrealidade da sociedade real”, como descrito pelo autor em uma de suas obras, a “Sociedade do Espetáculo”.

Hoje é muito comum olhar ao nosso redor e olhar vidas que são aparentemente perfeitas, onde as postagens exaltam o que há de melhor. Acompanhamos as publicações alheias e vemos que o tom das postagens é sempre de felicidade e positividade, dando a sensação de que a vida do outro é sempre melhor do que a nossa, mesmo sabendo que ela é uma felicidade parcial ou manipulada. A necessidade de aprovação dos outros, da imagem perfeita, de ser reconhecido, da felicidade constante, faz com que a vida na rede social se afasta cada vez mais da realidade. Vidas forjadas em troca de curtidas e comentários, mas que por trás da cortina impera uma realidade bem diferente da mostrada. No final das contas, será que o vazio de uma vida cheia de felicidade inventada vale a pena? Será que a felicidade se tornou uma obrigação?

É impossível ser feliz o tempo inteiro, isso todo mundo sabe. Todos passamos por aborrecimentos, frustrações, desânimo, tristeza. Mas, nas redes sociais, isso nem sempre é evidenciado. Com essa tecnologia, abriu-se uma janela infinita de possibilidades como a facilitação da comunicação e de informações. Portanto, nos aproximou virtualmente de tudo e todos tornando-se nossa aliada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (212.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com