TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SUBCELEBRIDADES COMO INFLUENCIADORES DIGITAIS - INSTAGRAM

Por:   •  10/12/2016  •  Artigo  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 12

AS SUBCELEBRIDADES COMO INFLUENCIADORES DIGITAIS

RESUMO: Os influenciadores digitais têm ganhado espaço e fama nas redes sociais e tem atraído diversos seguidores por um determinado assunto especifico. É em suas próprias redes que eles estabelecem uma relação mais humanizada com o público fazendo com que o mesmo visualize sua associação à um produto como algo de confiança, uma vez que o enxergam como outro consumidor mais. Este trabalho portanto tem o objetivo de explicar como se dá essa influência e como uma rede de compartilhamento de fotos, como o Instagram, difunda esses influenciadores.

INTRODUÇÃO

A ascensão da Internet e das tecnologias de informação conseguiram democratizar os meios de comunicação. A tecnologia se converge cada vez mais permitindo o acesso através de um ou mais dispositivos. As facilidades de acessos a esses dispositivos tecnológicos permitiram que qualquer pessoa possa ser visível e passe de meros espectadores aos formadores de opinião ou até mesmo às subcelebridades.

Os meios de comunicação estão cada vez mais se adaptando, se transformando e se unindo para se adequar as novas linguagens as novas exigências e as novas tendências o mundo atual. Existem milhares de canais a disposição na televisão, milhares de filmes no Netflix, milhares de revistas, jornais, programas de rádio, que são prova da constante luta desses meios à sobrevivência.  Também os atores, em especial de televisão, estão constantemente buscando mais visibilidade nas redes sociais, tornando público seus costumes e seus hábitos, tentando de todas maneiras manter uma certa influência na sociedade.

 A adaptação ou concorrência ao que chamamos Internet e Mídias Sociais é crescente e visível. As celebridades não são mais escolhidas pelos produtores de filmes ou programas de TV, agora ela emana de um contesto desconhecido.

A etapa que se aproxima agora é, de todo modo, a da celebridade cotidiana e rotineira: esta que se consolida via fenômenos de internet, como os blogs, fotologs, páginas pessoais, canais de filme e de música semiprofissionais, para não falar das pequenas empresas de relações públicas e propaganda, senão de publicidade individual que surgem em meio às ‘comunidades de interesse’ (lazer e negócio) que representam o Orkut, MySpace e Youtube. (RÜDIGER, 2008, p. 106)  

O se dá na atualidade é a criação das subcelebridades, produzidas quase que diariamente em algumas redes sociais ou plataformas, como o Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Elas são consideradas por muitas empresas como influenciadores digitais pela quantidade de seguidores e por suas capacidades de visibilidade. O presente trabalho portanto está focado em uma dessas redes: o Instagram, uma plataforma simples que se baseia na publicação de fotos ou pequenos vídeos de seus usuários cadastrados. É uma rede simples sem muitas ferramentas e informações, o que torna seu uso mais frequente e mais atualizado ao que ocorre no mundo em geral.

O Instagram tem contribuído a acentuar a exposição de pessoas, até então anônimas, a se tornarem figuras públicas, e formadoras de opiniões, a sua grande maioria agindo como bloggers de estilo de vida em diversos segmentos. O número de seguidores de algumas dessas pessoas chega a ultrapassar 500 mil, e geram uma alta interatividade com o conteúdo publicado, e é exatamente nesse contexto que muitas marcas tem achado uma oportunidade de dar mais visibilidade a seus produtos, serviços ou até mesmo a própria marca.

Como essas pessoas anônimas ou subcelebridades chegaram a ser considerados influenciadores digitais, e de que maneira eles convencem o público a consumirem determinados produtos é o que tratará o seguinte trabalho.

  1. OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E O CONCEITO DE CELEBRIDADE

        

Os avanços tecnológicos sempre desbancaram muitos conceitos, muitas tradições, pessoas, produtos etc. MCLUHAN (1964) já dizia em sua obra que as tecnologias novas são capazes de criar um ambiente de maneira instantânea considerado usado, corrompido e deprimente. E com a velocidade que esses ambientes são criados muita coisa tem se tornado degradante no mundo tecnológico. O rádio tem se tornado obsoleto, as celebridades passageiras, os celulares desatualizados, tudo é substituível, tudo pode ser melhorado.

As influencias também já não são as mesmas. A mídia já não detém o mesmo poder. Para GILLIN (2007) os dias áureos em que a mídia detinha um forte poder, em que os influenciadores viviam em “panelinhas” e repórteres dominavam,já não existem. Os autores ainda afirmam que o fenômeno das mídias sócias transformou o leitor passivo, humilde, moldado pelo jornal, em um escritor, um formador de opinião. Esse é mais um sinal de que os avanços tecnológicos conseguiram reverter a corrente influenciadora de outrora.

A televisão já não é a grande produtora de agentes influenciadores e de celebridades. Com o surgimento de diferentes mídias, surgem as diferentes personalidades. O conceito de celebridades também muda. O ser famoso não é mais alguém que alcançou algo digno de respeito ou alguém que desempenha uma função extremadamente importante (ROWLANDS, 2008), ser famoso não é mais algo para poucos, está acessível, está de certa maneira democratizado. O conceito de celebridade como alguém comum que fez algo extraordinário ainda existe, mas o conceito de subcelebridade rompe algumas barreiras e ganha expressivo status. Qualquer pessoa pode passar do anonimato a fama em um clique.  

As subcelebridades estão presentes e são fabricadas diariamente, não possui algum tipo de talento extraordinário e nem fazem parte de grupos exclusivos, muitas vezes não representam uma ameaça para as verdadeiras celebridadesmidiáticas.BRUNO (2014) afirma que os dois tipos de celebridades vivem em harmonia, e que a chegada do “espetáculo dos anônimos” não substitui o espetáculo das celebridades televisivas. O que se pode afirmar a partir dessa observação é que não houve uma substituição do conceito, e sim a criação de uma ramificação do mesmo.

Os dois conceitos existem e coexistem uma vez que há entre eles uma alimentação, uma convivência e uma reciprocidade. Quase todas celeridades televisivas possuem contas em quase todas as redes sociais, e estão constantemente se proporcionando também através desses meios, entretanto de outro lado estão as subcelebridades que são chamadas a entrevistas, programas de televisão, rádio e à realização de documentários.

  1. A SUBCELEBRIDADES COMO FRUTOS DA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

O avanço tecnológico e o surgimento da Internet trazia consigo certas esperanças quanto a democratização das formas de comunicação. VAZ (2004) afirma que a internet permitiu uma forma de comunicação massificada, de muitas pessoas para muitas pessoas, e como também existia o anonimato e não se podia confirmar a fonte da informação, ela gerou uma expressão de opinião livre e alternativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com