TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática Básica Inclusão Digital

Por:   •  16/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 11

Escola Profissional Fundatec EPF

Informática Básica  

Inclusão Digital

                       Wellington Luiz de Assis Oliveira

        Alexandre Oliveira Cardoso

Porto Alegre

                                                                                       2018

                                                         


Sumário

1.        Democratização da tecnologia        5

1.1.        Idosos no mundo digital        6

1.1.1.        Inclusão e tecnologias para pessoas com necessidades especiais        7

2.        O desafio da inclusão digital no Brasil        8

Conclusões        10

Referência(s)        11


Índice de Figura(s):

Figura 1 – A rede        5

Figura 2 idosos na internet        6

Figura 3 Stephen Hawking        7

Figura 4 Brasil conectado        9


Índice de Tabela(s):

Tabela 1 Índice de países com maior acesso as ITICs        8

  1. Democratização da tecnologia  

Figura 1 – A rede

[pic 1]

    Fonte: portal-arede-educa-UAB-e-a-democratizacao-do-ensino-superior

Denominamos inclusão digital a busca de possibilitar o acesso ás tecnologias de informação, comunicação e as ferramentas digitais para todos os cidadãos, sendo principalmente as de baixa condição financeira, para que elas posam desfrutar de pesquisas, enviar e-mails, se localizar, fazer uso das redes sociais e a usando como facilitador de tarefas.

Com o progresso da tecnologia nos anos atuais, o mundo foi sendo tomado pelo universo digital e em conjunto com a tendência a ter cada vez mais serviços disponíveis através da internet o “homem digitalmente incluído” passa a ter mais qualidade de vida, tanto na vida profissional quanto na pessoal, ganhando mais tempo fazendo uso de inúmeras facilidades que essa tecnologia oferece como por exemplo: compras em lojas virtuais e supermercados online que entregam essas compras em domicilio, fazer o pagamento de variadas despesas online, programar viagens nacionais e internacionais até mesmo educação a distancia (EADs) entre muitos outros.

Existem três requisitos básicos para que haja uma inclusão digital sendo um equipamento para que se possa fazer a conexão, acesso à internet (sistema global de redes de computadores interligadas) e o conhecimento sobre as ferramentas da internet, porém não basta apenas uma pessoa ter um computador conectado à internet para que a mesma seja tida uma incluída digital pois do que serve ter os instrumentos e não saber o que fazer com eles.

  1. Idosos no mundo digital

Quando se fala de internet, mundo digital e tecnologias para as novas gerações em sua grande parte isso não apresenta ser nenhum obstáculo, mas será que é mesmo para os idosos?

Figura 2 idosos na internet

[pic 2]  Fonte: fisioterapiapersonalizada.wordpress.com/2012/04/06/os-idosos-na-internet

É típico que grande parte das gerações antigas apresentem mais dificuldade de aprender ou até mesmo receio de danificar os aparelhos eletrônicos o que acaba os afugentando de fazer parte desse universo digital, ficando muitas das vezes excluídas diante da tecnologia, mas mesmo com tantas dificuldades a serem enfrentadas a terceira idade não quer ficar para trás, dotados de toda capacidade e com muita disposição estão provando que querem entrar de vez no mundo da tecnologia segundo a pesquisa do  IBGE:                                                                      

Uma pesquisa do IBGE comprova que, ao contrário do que se imagina, os idosos usam cada vez mais a internet. Em cinco anos, o número de pessoas acima de 60 anos que acessam a rede mais que dobrou: eram 5,7% em 2008, superados pelos 12,6% em 2013. Outra pesquisa de 2015, realizada pela AVG Technologies em diversos países, incluindo o Brasil, descobriu que o celular é o dispositivo mais utilizado entre os idosos, abrangendo 86% dos entrevistados. 76% deles utilizam o Facebook e apenas 9% não usam nenhum serviço de comunicação.

Repórter Unesp, Alexandre Wolf, Bárbara Christan, Daniela Leite. Inclusão digital na terceira idade aumenta no Brasil nos últimos 5 anos. Disponível em: http://reporterunesp.jor.br/2016/04/06/inclusao-digital-na-terceira-idade-aumenta-no-brasil-nos-ultimos-5-anos/. Acesso em: 03 de março de 2018.

Devemos incentivar as gerações mais antigas a se incluírem nessa rede digital, pois é possível aprender em qualquer idade e as vantagens são inúmeras para os idosos oferecendo uma qualidade de vida maior, tanto social como cultural e tecnológica, melhora a autoestima expandindo suas formas de comunicação com parentes, amigos e etc.. Além de exercitar o cérebro, estimula a estarem por dentro das atualidades e a compreenderem melhor o que acontece a sua volta e no mundo.

  1. Inclusão e tecnologias para pessoas com necessidades especiais

  É nosso dever nos atentarmos para pessoas com deficiências e necessidades especiais que passaram por um longo processo de esquecimento e exclusão em diversos ambientes tanto sociais quanto digitais, ocasionando uma profunda vulnerabilidade na sociedade atual, portanto a inclusão digital desses cidadãos é de extrema importância uma vez que gera grandes oportunidades e o desenvolvimento benéfico que essa inclusão dispõe, no entanto são frequentemente ignorados quando se pensam em políticas públicas de inserção digital.

A acessibilidade para pessoas deficientes ainda é um grande problema das cidades, a começar por espaços como escolas que não possuem meios para que essas pessoas tenham facilidade de acesso, portanto a primeira coisa a se fazer é a modificação desses espaços físicos, para atender adequadamente todos os alunos que queiram aprender bem como se incluirem e sejam portadores de qualquer tipo de deficiência, o objetivo do ensino inclusivo deve ser na capacidade de educar sem discriminar ninguém, oferecendo uma escola que saiba lhe dar com a diversidade, respeitando sempre suas diferenças construindo assim uma sociedade mais democrática e acolhedora com todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (280.8 Kb)   docx (165.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com