TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instâncias do Controle da Gestão Orçamentária

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

 

Curso de Bacharelado em Administração Pública

Disciplina: Orçamento Público

Profª. Executora:

Tutor virtual

Aluno (a):

Polo: Afrânio

Semestre: 2019.2

Atividade da Semana 06– 14/02/2019 a 20/02/2019

Enviar  a questão 3 das atividades de aprendizagem da unidade 4 do livro-texto.

3º) Em que instâncias se dá o controle da gestão orçamentária? Defina cada instância de controle e dê um exemplo de ação de controle pela sociedade.

Resposta:

 Antes de tudo é importante destacar que, o controle tem a finalidade  de assegurar que a administração atue em consonância com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico.

Assim sendo, Conforme Santos (2012) o controle da gestão orçamentária atua sob os aspectos da fiscalização formal e da avaliação de desempenho, logo esse controle exerce-se através de instâncias complementares sendo as seguintes: instâncias de controle interno; instâncias de controle externo; instâncias de controle social.

A princípio a instância do controle interno conforme Santos (2012) é realizado pelos três Poderes (executivo, legislativo e judiciário) e pelo Ministério Público, por meio de unidades específicas de cada órgão que fazem o acompanhamento e a auditoria dos atos de seus gestores, com o intuito de evitar  e conter desvios e erros antes que eles ocorram, de modo a proceder à avaliação de resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. Logo, um exemplo nesse caso de controle interno é o Sistema de controle interno do Poder Executivo, que compete zelar pela defesa do patrimônio público.

Relativo as instâncias do controle externo, verifica-se que ele é exercido exclusivamente pelo Poder Legislativo, ou seja, é papel dos parlamentares municipais, estaduais e federais, auxiliados pelos órgãos de contas de seu município, Estado ou da União, fazer o acompanhamento da gestão orçamentária e auditar, a posteriori, as contas do governo e os atos que apresentem indícios de irregularidades. Vale ressaltar, que no Brasil, esse controle é exercido pelas casas legislativas, auxiliadas pelos Tribunais de Contas dos Municípios que possuem diversas atribuições, como por exemplo: julgar as contas dos gestores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.

Contudo, Braga (2011) ainda incrementa afirmando que o controle externo se pauta por um princípio de máxima representatividade, quando é outorgado a um poder colegiado. Ademais, essa tarefa é conferida ao Poder Legislativo, no qual, existe uma estrutura com características judicantes e competências exclusivas, dispondo de um corpo técnico próprio, de forma a garantir um controle mais eficiente das contas públicas, sendo bons exemplos os casos do controle exercido pelos Tribunais de Contas e Conselhos de Contas dos Municípios.

Por fim, temos as instâncias do controle social que é exercido pelos cidadãos e, de forma mais efetiva e abrangente, por todos segmentos organizados da comunidade, entidades de mídia e conselhos de gestão (conselho municipal de educação, de saúde, de assistência social, entre outros). Haja vista, o controle social vai-se consolidando à medida que amadurecem as instituições democráticas e se fortalecem os mecanismos de participação popular e transparência da informação (SANTOS, 2012).

Contudo, esse tipo de controle segundo Braga (2011) é referendado como o controle da ação estatal pela via democrática, sendo nada mais que um dos elementos constitutivos da estratégia política da esfera pública. Dessa maneira, o controle social implica no acesso aos processos que informam decisões da sociedade política, que devem viabilizar a participação da sociedade civil organizada na formulação e na revisão das regras que conduzem as negociações e arbitragens sobre os interesses em jogo, além da fiscalização daquelas decisões, segundo critérios pactuados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com