TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integridade e Ética

Por:   •  28/9/2016  •  Artigo  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

Integridade e Ética:

Conduta Interna

[pic 1]

  1. OBJETIVO

Estabelecer normas e procedimentos que deverão nortear o comportamento de dirigentes e colaboradores da autoescola MF no desempenho de suas funções.

  1. ABRANGÊNCIA

As normas e princípios contidos neste código de ética aplicam-se a todos os colaboradores (funcionários, estagiários) da MF.

Todo o público de interesse da empresa: clientes, fornecedores e representantes sindicais.

  1. NATUREZA JURÍDICA

Este código é parte integrante do Contrato Individual de Trabalho dos colaboradores da MF, que, ao recebe-lo, estão assinando a aceitação dos princípios nele estabelecidos. Em consequência, transgressões a quaisquer das normas aqui descritas se tornam infrações contratuais, sujeitando seu autor às penalidades cabíveis.

A empresa não assume responsabilidade por colaboradores que transgridam a Lei ou cometam infrações no exercício de suas funções.

  1. PRINCÍPIOS GERAIS

A autoescola MF integra a seus valores a convicção de que a expansão de seus negócios e o exercício de suas atividades devem basear-se em restritos princípios éticos, compartilhados por todos os seus dirigentes e colaboradores.

O fato de ser uma empresa marcada pela constante busca de desenvolvimento, inovações e principalmente da satisfação de nossos clientes, faz com que a MF também projete no mercado e na comunidade onde atua uma imagem de transparência, respeito às leis e ás instituições.

Por essas razões, um dos objetivos permanentes da Empresa é o de consolidar sua reputação, mantê-la sólida e íntegra, reforçando sua imagem institucional e comercial, construída ao longo de mais de 16 anos.

Compromissados com preceitos que regem a gestão da MF, os dirigentes e colaboradores da empresa não admitem manifestações de preconceito relacionadas à origem, raça, religião, classe social, sexo, deficiência física ou quaisquer outras formas de discriminação.

Os dirigentes e colaboradores da MF acreditam na importância do compromisso social da Empresa e, por isso, apoiarão e participarão de programas que visem estimular e desenvolver o exercício da cidadania, por meio de ações voluntárias que promovam a solidariedade e a integração social.

A publicação deste código de ética representa o compromisso de todos que fazem confiança, lealdade e valorização do ser humano.

  1. RELACIONAMENTO

RELAÇÃO COM OS CLIENTES

O cliente deve ter a certeza que seu relacionamento com a MF está fundado nos princípios da mais alta confidencialidade e lisura, buscando sempre a satisfação plena de sua necessidade.

Os seguintes aspectos devem ser considerados:

  • Os acessos às informações de clientes deverão ser permanentemente controlados, de maneira a mantê-las invioláveis.

  • Os critérios de relacionamento com os clientes dever ser regidos pelos padrões administrativos MF de forma cordial e sem agredir e ofender a moral dos clientes, de modo de evitar atitudes que firam tais valores e comprometa a confiança que os clientes depositam na empresa.

RELAÇÃO COM OS CONCORRENTES

Quando da execução de suas atribuições, o funcionário MF pode e deve exercer o direito da competição, desde que respeitando o legítimo posicionamento, no mercado, das demais prestadoras de serviço e, sobretudo não afrontando o nome de qualquer concorrente.

RELAÇÃO COM INSTITUIÇÕES DE CLASSE E SINDICATOS PROFISSIONAIS

Qualquer colaborador da MF deve comunicar a direção da autoescola as suas atividades como membro de entidades ou associações de classe.

A relação da Empresa com o sindicato profissional, representantes de seus colaboradores, será sempre de profissionalismo e respeito mútuo aos marcos legais e vigentes.

Os sindicatos profissionais devem ser vistos como os legítimos representantes dos interesses de nossos trabalhadores.

RELAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO INTERNA

Uma das características de nossa cultura corporativa é o convívio cordial e harmonioso no ambiente de trabalho. É fundamental a preservação desse ambiente, que estimula o espírito de equipe e a constante busca de melhores resultados. Além disso, a qualidade de vida no trabalho é um significativo diferencial competitivo, que nos permite reter os melhores profissionais.

Os dirigentes da Empresa, devem representar exemplos de conduta para os demais colaboradores. Não será tolerado o uso de cargo para usufruir de benefícios ilícitos ou para obter favores de subordinados, dentro ou fora da Empresa. Da mesma forma, não sendo admitidas decisões que afetem a carreira profissional de subordinados com base apenas no relacionamento pessoal que tenha com seus superiores.

Todos os colaboradores terão oportunidades iguais de desenvolvimento   profissional, reconhecendo-se méritos, competências e contribuições de cada um.

A comunicação interna deve facilitar e promover a cooperação dos colaboradores, além de estimular sua participação nos negócios da empresa.

Deve-se evitar o uso indiscriminado da Internet e dos telefones sem aviso prévio.

Da mesma forma, todos os funcionários devem ter cuidados ao atender ao telefone, o uso de whats app ou atendimento pessoalmente, pois ao fazê-lo o funcionário passa ser o representante direto da Empresa.

  1. REGRAS DE CONDUTA ÉTICA

Todos os dirigentes e colaboradores da MF devem abster se de, por ação ou omissão, causarem situações que possam provocar conflitos entre seus interesses pessoais e os da empresa, ao tratar com os clientes, concorrentes, prestadores de serviço, candidatos a emprego e qualquer pessoa física ou jurídica que realize ou venha realizar qualquer espécie de negócio com a MF.

Todos devem atuar em defesa dos interesses da Empresa, mantendo sigilo sobre negócios e informações relevantes.

É fundamental que as atitudes e os comportamentos de cada colaborador reflitam sua integridade pessoal e profissional, jamais colocando em risco a segurança financeira, patrimonial e a imagem corporativa e institucional da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com