TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia e Pesquisa de Mercado

Por:   •  22/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE PESQUISA

[pic 4]

        

Elaborado por: Nathália Silva

Disciplina: Inteligência e Pesquisa de Mercado

Turma: 0322-2_2


Introdução

O mundo pós pandêmico é diferente de tudo que vivemos até hoje. A pandemia obrigou muitas pessoas a mudarem suas rotinas, negócios perderam mercado e lojas fecharam e não foi diferente para o mercado calçadista. Segundo a ABICalçados (Associação Brasileira das Indústrias Calçadistas) o ano de 2020 foi de quedas em todos os indicadores do setor. A produção de sapatos caiu 18,4% e a exportação caiu 18,6% em 2020. Em 2021 foi possível observar um cenário mais otimista. Apesar das incertezas e da taxa de emprego elevada, o Brasil pôde registrar em 2021 crescimento de 12% na produção e 13% na exportação de calçados, também segundo a ABICalçados.

Em julho de 2020, no auge da pandemia, duas amigas que sempre sonharam com seu próprio negócio começaram a colocar no papel a ideia de uma marca de calçados. Baseadas em hábitos de consumo próprios e de outras mulheres, as sócias Stella Martins e Any Ribeiro identificaram um mercado promissor: “calçados para mulheres que se amam, independentes e cheias de estilo, que nasceram para ganhar o mundo” (frase retirada do Instagram da marca @usoamii).

Em outubro de 2020 o sonho das amigas empreendedoras saiu do papel. A marca recebeu sua primeira coleção que foi inteiramente divulgada via Instagram da marca e as vendas passaram a acontecer na casa de uma das sócias. As clientes marcavam horário para conhecer e experimentar os calçados. As vendas também poderiam ocorrer através do envio para prova na casa das clientes. O negócio operou desta forma até maio de 2021, quando a loja Amii teve sua inauguração. Situado em Campo Grande/MS, o espaço físico criado pelas duas amigas é cheio de estilo. Calçados modernos, despojados e confortáveis – todos assinados pela própria marca – são escolhidos a dedo pelas sócias.

[pic 5]

Figura 1 - Foto da loja Amii (fonte: Instagram)

A estratégia utilizada pela Amii conta com alto engajamento no Instagram, parceria com digitais influencers e constantes lançamentos de coleções e novidades para as consumidoras. A Amii conta com serviço de envio para todo o Brasil e manteve a entrega expressa na cidade de Campo Grande. Recentemente a loja mudou de espaço físico e está estrategicamente situada dentro de um famoso salão de beleza da cidade.

Dados secundários

A pandemia fez com que as pessoas saíssem menos de casa ou, em certos casos até mesmo se isolaram completamente, fazendo com que a utilização de sapatos como de salto alto fosse deixada de lado. Segundo dados da ABICalçados, em 2020 a produção de calçados no Brasil foi principalmente de sapatos feitos de materiais como plástico, borracha e sintéticos, além disso a confecção de sapatos femininos representou 65,6% do volume produzido. Os chinelos foram os modelos mais produzidos no ano, representando 44,8% da produção, seguidos por sapatos sociais e casuais com 40% e, por último, os calçados esportivos, representando 9,2%.

Trata-se de um mercado bastante competitivo e com players nacionais muito fortes. A Amii considera como seus principais concorrentes marcas como Santa Lolla, AnaCapri e Not-MeShoes (100% online).  As três marcas citadas trabalham muito bem no meio digital via e-commerce e via market place.

O mercado é bastante competitivo e inovador. A persona definida pela Amii foi criada baseada nas duas sócias. Mulher, entre 24 e 35 anos, trabalha fora, gosta de se vestir bem, mas também gosta de economizar. Por isso a marca se posiciona como uma empresa que oferece calçados que podem tanto ser utilizados em casa quanto para sair.

Apesar de já ter público-alvo e persona definidos a Amii apresenta dificuldades para acertar em suas estratégias de marketing. Em bate papo com as sócias foi possível observar o interesse delas em realizar pesquisas de mercado qualitativas para entender se estão errando na criação das coleções, na forma de abordagem e até mesmo na escolha de público-alvo.

Dessa forma será apresentada uma pesquisa quantitativa que visa mostrar oportunidades de crescimento e de mercado para a Amii.

Pesquisa qualitativa (fase 2a) ou pesquisa quantitativa (fase 2b)

A Amii comercializa calçados femininos confortáveis, estilosos e de qualidade. Apesar do comprometimento da marca com qualidade e preço razoável, esses não são os únicos fatores decisórios de compra que levam as consumidoras até a marca. Refletindo muito sobre isso as sócias decidiram realizar uma análise de marketing mais aprofundada sobre o perfil de consumidora que traz mais lucros e gera maior engajamento e quais os modelos que mais vendem, ou quais deveriam vender melhor, mas por algum motivo não trazem bons resultados.

É fato que a marca valoriza muito a relação com suas clientes, mas em que ponto está a fidelidade e amor dessas clientes pela marca? A pesquisa quantitativa terá como objetivo oferecer uma sondagem mais completa sobre as vontades e desejos dessas consumidoras.

A pesquisa deverá responder alguns questionamentos que as sócias vêm se fazendo como “Será que estamos no caminho certo?” “Nós realmente conhecemos nosso público-alvo?” “Nossas estratégias de marketing digital (via Instagram) estão alcançando as pessoas certas?”.

Para responder essas dúvidas a pesquisa quantitativa de mercado será enviada diretamente via Direct Message no Instagram e divulgada na página oficial da marca. A pesquisa será enviada para todas as seguidoras da marca na página e caso as seguidoras respondam e enviem o comprovante de resposta elas receberão um voucher de 20% de desconto para a próxima compra, gerando um incentivo a mais para realização da pesquisa.

Como a marca já é bastante nichada também será feita uma parceria com duas digitais influencers que tem como foco públicos-alvo semelhantes ao da Amii. Elas falarão sobre a pesquisa de forma despojada com suas seguidoras para que elas realizem a pesquisa.

O questionário será feito da seguinte forma:

  1. Você segue a @usoamii no Instagram?

( ) sim                ( ) não

  1. Você já consumiu algum calçado ou acessório da @usoamii?

( ) sim                ( ) não

  1. Você já foi na loja física da @usoamii?

( ) sim                ( ) não

  1. Você segue está no grupo de novidades da @usoamii no WhatsApp?

( ) sim                ( ) não

  1. Você já usou algum sapato da @usoamii?

( ) sim                ( ) não

  1. Você já ganhou presentes da @usoamii?

( ) sim                ( ) não

  1. Você se identifica com a identidade visual da marca?

( ) sim                ( ) não

  1. Você gosta do que a @usoamii representa?

( ) sim                ( ) não

  1. Você tem boas sensações quando fica sabendo de novos lançamentos da @usoamii?

( ) sim                ( ) não

  1. Você tem boas sensações quando compra algum calçado ou acessório @usoamii?

( ) sim                ( ) não

  1. Você tem hábito de divulgar suas compras on-line em suas redes sociais?

( ) sim                ( ) não

  1. Você interage com outras consumidoras da @usoamii?

( ) sim                ( ) não

  1. Você compra sapato com que frequência?

( ) 2 em 2 meses ou menos                

( ) de 3 a 6 meses                

( ) de 6 meses a 1 ano         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (464.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com