TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência de Logística

Por:   •  8/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

8.3 Inteligência de Logística

A adoção e utilização de práticas de logística estratégica pressupõe a conjunção de fatores tecnológicos, de infraestrutura, sistemas de gestão, pessoas e processos. Ao longo da história da logística, a gestão da informação foi paulatinamente ganhando relevância, e a importância da função informação na logística somente ganhou destaque nesta última década.

Em função disso, a criação de sistemas de informações logísticas deixou de ser um elemento opcional e passou a ser um fator crítico de sucesso na estratégia logística de organizações em que é necessário monitorar os fluxos das informações dos processos ao longo de toda a cadeia de atividades logísticas, capturando dados básicos, transferindo dados para outros centros de tratamento e processamento.

8.3.1    Foco em Processos

O projeto e institucionalização de processos eficazes e eficientes são a espinha dorsal da logística estratégica, pois é através deles que a empresa consegue a sustentação necessária para atingir níveis elevados de desempenho. Como o aumento do valor agregado de um serviço depende do atendimento de prazos, custos e níveis de serviço; os quais dependem da execução de processos eficientes, pode-se afirmar que os processos são a base de um modelo diferenciado de gestão.

Para atingir os níveis de desempenho adequados, é essencial que a Setzen  faça um diagnóstico minucioso dos processos chave da empresa, considerando a visão do cliente interno e externo para identificar oportunidades de eliminar lacunas (atividades importantes que não são feitas) e redundâncias (atividades que são feitas em duplicidade).

8.3.1.1  Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico estabelece as diretrizes e as metas a serem alcançadas pela empresa em médio e longo prazo. A elaboração de um planejamento eficiente e realista é essencial para o direcionamento dos esforços de avaliação e desenho dos processos da empresa. O diagrama da Figura 5 ilustra a relação das metas e diretrizes com o planejamento estratégico da empresa.[pic 1]

Figura 5 - Diretrizes e Metas Estratégicas da Setzen

Eficiência, controle e menor tempo de entrega possível do pedido para o consumidor final aliado a experiência de compra inovadora e controle dos processos são as metas da empresa. No que se refere às diretrizes para o planejamento estratégico foi estabelecido que o foco será as empresas de alimentação do eixo central da cidade de Uberlândia, que aqui devem ser entendidas como parceiras comerciais, pois além de prestar um serviço de entrega terceirizado em altíssimo nível, a proposta visa também agregar valor aos seus negócios.

O Diagrama de Negócios consiste na identificação dos elos da cadeia de suprimentos, assim como na descrição de seus inter-relacionamentos, posicionando a empresa estudada no contexto de seu negócio. Dessa forma, separou-se a cadeia em três elos: Restaurantes, Consumidores Finais e a Empresa de Delivery, como está representado na Figura 6:[pic 2]

Figura 6 – Elos da cadeia de suprimentos

Vale ressaltar que os restaurantes não executarão quaisquer processos inerentes aos serviços de entrega, cabendo-lhes apenas a responsabilidade de preparar o prato pedido pelo cliente. O papel da Central de Entregas será recepcionar o pedido do cliente e entregá-lo no menor tempo possível. Para isso, serão utilizadas técnicas de Logística Inteligente que serão descritas posteriormente neste Plano de Negócio.

8.3.1.2 Mapeamento de Processos

Um processo é uma série atividades concatenadas cuja realização visa atingir um determinado objetivo. Cada atividade do processo possui uma entrada de recursos ou insumos, os quais são utilizados ou processados e transformados em saídas. No caso da Central de Entregas, a saída do processo corresponde à expedição e entrega do pedido para o cliente.

O mapeamento de processos permite identificar os principais gargalos organizacionais e dá condições para eles sejam resolvidos de forma segura eficiente. A identificação dos pontos chave do processo fornece subsídios adequados para a realização de mudanças de processo quando necessário, pois passa a ser possível:

  • Visualizar os  gerados pelas mudanças;
  • Identificar ;
  • Estimar os tempos .

O mapeamento também facilita a visualização e entendimento de processos complexos ao subdividi-los em outros menores.

São princípios do gerenciamento de processos (BALLOU, 2006 ):

  • Satisfação dos clientes
  • Aderência às necessidades atuais do mercado
  • Compromisso com a liderança no mercado
  • Promoção da excelência do processo.

Os processos operacionais de negócio da empresa foram analisados de acordo com os cinco pontos críticos de Harrington (1993), e são descritos a seguir.

Fluxo

O primeiro ponto crítico de Harrington é o fluxo, representado na Figura 7:[pic 3]

Figura 7 - Processos da Central de Entregas

Os processos operacionais representados na Figura 7 são descritos como  se segue:

1 - Os consumidores farão seus pedidos através dos seguintes canais de comunicação: aplicativos instalados em tablets ou smartphones, por telefone e também pela plataforma disponível na web.

2 - A Central de Entregas atenderá o consumidor, recepcionará seu pedido e simultaneamente, encaminhará o mesmo para o restaurante responsável que preparará o pedido do cliente.

3 - Os drones serão responsáveis pela integração desta corrente logística, coletando os pedidos prontos nos restaurantes e encaminhando diretamente para os HUBs ou pontos de apoio definidos.

3.1 - Este processo será totalmente automatizado, e para evitar que o cliente receba seu pedido trocado, os drones somente seguirão viagem para o HUB após a leitura da etiqueta que deverá ser fixada no pedido, que ateste que o pedido coletado está correto.

3.2 - Vale ressaltar que, em caso de incompatibilidade climática, em dias chuvosos por exemplo, a empresa contará com os moto fretistas da Central de Entrega, que desempenharão este papel.

4 - O pedido será recepcionado no HUB, já endereçado para o consumidor final. Os entregadores seguirão em motos, com rotas eficientes já calculadas e direcionadas, tudo afim de diminuir o tempo de entrega e facilitar a dinâmica do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (277.3 Kb)   docx (148.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com