TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS

Erico Astrogildo Vargas Karnopp – RA 5373741963

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia - PROINTER

Relatório Parcial

Profª Rosane Bellé

Tutorª online

        Santa Maria, RS        

Novembro de 2017

Sumário

1 - Introdução ...................................................................................  03

2 - Desenvolvimento ........................................................................ 04-06

3- Entrevista com Empresário .........................................................06-08

3 - Considerações Finais ................................................................. 09

4 - Referências Bibliográficas ......................................................... 10

 

 

 

1- Introdução

 

Para se tornar um empreendedor de sucesso, deve-se ter domínio e conhecimento com o que se trabalha e na área que irá atuar, ter força de vontade, determinação para não vir a desistir no primeiro obstáculo, tem que estar sempre preparado para o que der e vier. Fazer de uma dificuldade uma oportunidade.

Em torno do nosso desenvolvimento, almejar e projetar, precisam caminhar juntos, pois estamos diante do nosso maior empreendimento, ou seja nossa vida.

Através de uma entrevista realizada com o empreendedor Carlos Eduardo Casali da Empresa Casali & Casali, pudemos constatar que primeiro deve existir um sonho, segundo deve-se buscar o conhecimento para ver a possibilidade de realização desde sonho, através de estudos e pesquisas.

Terceiro, estudar o mercado e ter uma ideia dele, quarto deve estar ciente de todo trabalho que será investido neste empreendimento, ser comprometido com o que faz.

Um bom empreendedor reconhece suas forças e fraquezas. E é ciente de tudo que pode influenciar na concretização do seu sonho.

Neste trabalho veremos um pouco sobre a Análise  SWOT.

2- Desenvolvimento

Ao longo deste trabalho acadêmico, iremos falar sobre como é ser um empreendedor, sobre como é importante ter um plano de negócios sempre que se almeja abrir um negócio próprio.

Todo empresário tem que ter clareza  e os pés no chão, possuir objetivos e metas, saber onde quer chegar , ter estratégias e um bom plano financeiro. Fazer uma análise chamada SWOT, força, fraquezas, oportunidades e ameaças, é muito importante essa análise para saber exatamente qual a situação atual em que o negócio se encontra.

Entender um pouco sobre a Análise SWOT

Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa.

Esta Análise também é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão. 

A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.

[pic 2]

Forças- vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.

Fraquezas- desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;

Oportunidades – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;

Ameaças - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

Quem deve fazer a análise SWOT?

Dependendo do porte do negócio, é o gestor da empresa ou um profissional de marketing quem fará a análise.

Porém, ela será muito mais completa se toda a equipe for envolvida no processo.

Certamente os gestores têm uma visão global do negócio, mas são os especialistas de cada área que conhecem de perto as dores, os desafios e as necessidades dentro do seu trabalho.

Além disso, participar de um processo estratégico como esse é capaz de despertar um senso de pertencimento, essencial para engajar os colaboradores em direção ao objetivo maior.

Vamos agora entender todos os detalhes sobre como realizar a SWOT, começando pela análise interna.

A análise é uma ferramenta prática e fácil de ser aplicada. Mas o processo pode não ser tão simples assim.

Identificar as fraquezas na própria empresa pode ser doloroso. Encontrar os dados para avaliar o ambiente externo demanda esforço da equipe.

Perceber que algumas ameaças podem colocar seus planos por água abaixo – e ainda assim manter a cabeça erguida – é um grande desafio.

Durante a análise, o empreendedor se depara com algumas verdades. Mas esse é o grande benefício desta  análise.

Em vez de dar os passos da empresa com base em achismos, o processo permite que se conheça a realidade, justamente para evitar desilusões no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com