TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intolerância Religiosa

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Intolerância Religiosa

É uma polêmica no Brasil ocorrendo violência em decorrência de religiões diferentes. Essa crise com religiões surgiu desde a época da escravidão. Um fato histórico que nos retrata esse episódio foi quando os negros islâmicos (malês) foram impossibilitados de ascender socialmente devido a sua religião - o país era constitucionalmente católico. Porém, até hoje a sociedade costuma olhar com estranheza os segmentos que são distintos dos seus.

Há fatos em que as pessoas chegam a se agredir, tanto fisicamente como verbalmente, apenas pelo diferencial de religiões. Esse assunto, não é de hoje que é bem discutido, porém, já virou tema de diversas polêmicas.

Com bases históricas a intolerância religiosa é um controle as transições sociais que ocorreram e ocorrem na evolução humana. Segundo Karl Marx, pensador filósofo do século XIX,'' a sociedade é um organismo que é capaz de mudar e está em constante mudança." Então, este tipo de cultura vem corrompendo os homens e mulheres sendo uma resposta à ação aplicada ao preconceito.

A intolerância religiosa é uma questão atual que não ficou enterrada na antiguidade, na idade média ou no século passado. Ainda hoje, no século XXI, existem grupos que se confrontam em nome da diferença de credo. Em 1981,a ONU promulgou uma declaração em defesa do direito de liberdade religiosa.

Sendo assim, certamente, um dos maiores problemas e delicados em nosso planeta, onde o fanatismo religioso tão entranhando em milhões de pessoas conduz, umas a realizarem, contra as outras, verdadeiras guerras,em nome supostamente, de sua religião.

A função da religião do ponto de vista sociológico, é de dar segurança ao individuo para que esse, possa permanecer na Terra sem se “alucinar”, buscando para si um lugar que você se sinta agradável.

Concluímos que todos independentes de tais fatos tem o direito adquirido para escolher sua crença. Mas com isso, temos que ter a noção de respeito à opinião dos outros.

Se todos os fiéis que dizem acreditar em Deus, fossem capazes de praticar o que é dito e ensinado em qualquer igreja o país não se encontraria em tanta polêmica assim. Em relação a tudo isso, fica claro que a liberdade religiosa precisa urgentemente ser discutida no Brasil, pois a situação torna-se cada vez mais alarmante.

Portanto, é necessário criar campanhas e palestras em escolas para que crianças, jovens e adolescentes aprendam a respeitar e lidar com as escolhas do outro. Além de publicidades que enalteçam o estado laico, deixando clara a liberdade que cada um possui para selecionar e seguir uma determinada religião. Talvez assim, o preconceito e a tradição católica seja quebrada, possibilitando uma convivência harmoniosa no país. Enfim, respeitar é fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com