TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução: Para que filosofia?

Por:   •  21/2/2017  •  Exam  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução: Para que filosofia?

1- Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente, de forma racional, sem preconceitos ou pré-julgamentos, todas as coisas.

2-  Quando percebemos que nosso objeto de crença aparece como algo contraditório e problemático, o que nos leva a indagar ou interrogar.

3- Implica em dizer que nos momentos de crise no pensamento, na linguagem de ação, necessita-se de uma fundamentação de ideias, discursos e práticas que, após o momento de espanto, reconhecemos nossa ignorância e abandonamos as crenças cotidianas.

4- Porque na cultura da nossa sociedade, algo existe porque possui uma finalidade, por isso quando se indaga “para que Filosofia” infere-se por: para que serve, qual a utilidade, que uso pode se fazer disto.

5-        O que é: qual é a realidade e qual é o significado de algo.

        Como é: Como é a estrutura ou o o sistema de relação que constitui a realidade de algo.

Por que é: qual a origem ou causa de uma coisa, ideia, valor, de um pensamento.

6- A reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento examina o que é pensado por ele e volta-se para se mesmo como forma desse pensado, é o pensamento interrogando-se a si mesmo. A reflexão filosófica vai até a raiz do pensamento, para conhecer a si próprio compreende o que se passa em nossa relação com a realidade.

7-

  • Porque pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos. Quais motivos, razões, causas.
  • O que queremos pensar quando pensamos, dizer quando falamos, fazer quando agimos. Qual conteúdo ou o sentido.
  • Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos quando fazemos. Qual a intenção ou finalidade.

8-  Seria a atitude filosófica indagando o que , como e porque ,dirigindo-se ao mudo exterior e aos seres humanos, buscando compreende a realidade exterior ao pensamento, aliada à reflexão filosófica, que se dirige ao pensamento, à linguagem e a ação, voltadas para os seres humanos buscando um saber sobre a realidade interior dos seres humanos.

9- Significa dizer que a filosofia não se contenta em obter respostas para questões, mas sim exigir que as questões e as respostas sejam validas e verdadeiras, se relacionem e esclareçam de forma racional.

10- Visão de um povo ou cultura: pois diz que a filosofia é um conjunto definido de ideias de um povo ou ate mesmo individual.

Sabedoria de vida: a filosofia seria a contemplação do mundo e dos homens, na busca de uma vida justa, sábia e feliz.

Esforço de compreender o universo como uma totalidade: a filosofia deve de forma racional explicar o universo de uma forma racional e universal, mas isso não é possível devido à associação do pensamento humano com a religião, que se dá por meio da confiança numa revelação divina, na fé.

11- A filosofia ocupa-se com os princípios, as causas e as condições do conhecimento que se pretende ser verdadeiro e racional.

12- A atividade filosófica de define como busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas, por meio da indagação.

13- Kant considerou indagações fundamentais da filosofia: que podemos fazer, que podemos fazer, que podemos esperar.

14- Abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum; buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história; conhecer o sentido das criações humanas; meio para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com