TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Análise Estratégica

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução a Análise estratégica

Toda organização precisa de uma estratégia. Seja ela um negócio estabelecido, uma organização sem fins lucrativos, um start up , uma estratégia define a direção da empresa, informa prioridades e a alocação de recursos escassos, e ajuda a orientar as decisões que uma organização faz todos os dias.

Mas o que exatamente é a estratégia? Kenneth Andrews dá a seguinte definição:

ESTRATÉGIA é o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela o seu objetivo, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para alcançar aqueles metas e define a gama de negócios da empresa , o tipo de economia e organização humana que é ou pretende ser, e a natureza economica e contribuição não econômica que ela pretende fazer a seus acionistas, funcionários, clientes e comunidades.

Tal definição de estratégia destaca a sua natureza complexa. Estratégia engloba vários diferentes conjuntos de considerações.

Objetivos estratégicos de uma organização referem-se à organização da missão, seu propósito original e escopo.

O plano estratégico, às vezes chamado de intenção estratégica, é como a organização adapta suas ofertas e desenvolve e aproveita recursos internos e capacidades para atingir objetivos estratégicos.

Ações estratégicas são aquelas ações tangíveis tomadas para operacionalizar

o plano estratégico para a execução dos objetivos estratégicos do negócio.

Juntos, esta tríade de missão, intenção e ações define a estratégia de uma organização. Eles revelam como uma organização cria valor único para seus clientes e outras partes interessadas, e como ele posiciona-se distintamente em relação a outras organizações em seu campo. Compreender e avaliar a estratégia de uma organização é criticamente importante para todos os membros da organização. Não precisa ser o CEO, Presidente, ou um membro da equipa de gestão de topo para se engajar em tal análise. Consultores, banqueiros de investimento, empresários e outros frequentemente avaliam a estratégia das empresas, quer as suas próprias empresas, clientes, ou concorrentes. Gerentes, consultores e analistas são frequentemente solicitados a identificar e avaliar a estratégia de um negócio ou uma organização. Seja para valorizar adequadamente um negócios alvo ou aquisição, realizar uma nova iniciativa empresarial, ou entrar num novo mercado, é preciso compreender a estratégia organizacional para formular uma recomendação certeira e robusta.

Um administrador estrategista eficaz faz recomendações fundamentadas e razoáveis para uma organização se posicionar em relação aos seus pares e para avaliar quais ações a organização deve tomar para maximizar a criação de valor para seus diversos públicos.

Desafio da estrategia

O desafio do estratégico de uma organização é equilibrar a interseção entre três fatores críticos: valores, oportunidades e capacidades.

Os valores referem-se à missão da organização.

Qual é o propósito da organização, sua razão de ser?

Qual é o escopo da organização? Em quais mercados a organização opera?

O que as várias partes interessadas da organização esperam da organização?

O que os líderes da organização esperam da empresa?

Quais são os valores e crenças que a organização espera?

As respostas a estas perguntas são essenciais para compreensão da estratégia de uma organização e fornece a base para qualquer análise estratégica.

Na verdade, a questão mais fundamental estrategista deve inicialmente perguntar e entender é: quais são os valores da organização?

Uma compreensão de valores firmes é a fundação que pode dar sentido e fornecer o contexto para as decisões estratégicas de uma organização faz.

Oportunidades referem-se ao potencial de criação de valor para as partes interessadas.

O que o mercado demanda?

Há uma variedade de forças competitivas externas, econômicas e tecnológicas, que

influenciam o conjunto de oportunidades de uma organização. Fatores como o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, o aumento do alcance global de negócios, a distribuição multinacional do trabalho e cadeias de abastecimento, entre outros.

Recursos / Capacitação/Competências essenciais

CAPACIDADES

Quais são as nossos pontos fortes?

Onde podemos

ter uma vantagem competitiva?

OPORTUNIDADES

O que o mercado demanda?

Quem mais oferece essa proposta de valor?

VALORES

Qual é a nossa missão?

Qual é o nosso escopo?

O que nós valorizamos?

Como

criar e

manter valor?

O administrador estrategista precisa ter pensamento claro sobre a situação econômica, tecnológica, e do ambiente social em que a organização opera, bem como conhecer as capacidades da sua empresa e das concorrentes.

Capacidades referem-se a pontos fortes existentes e potenciais da organização.

Para avaliar a capacidade da estratégia da organização, é preciso ter uma imagem clara do que faz com que a organização se diferencie e sua capacidade para mobilizar recursos e alavancar vantagens competitivas em direção aos objetivos organizacionais desejados. Isto requer, obviamente, clareza sobre suas

capacidades organizacionais:

Quais as capacidades que temos atualmente ? Estas capacidades fornecem a base para uma vantagem competitiva?

Quais as capacidades precisamos de possuir no futuro? Como vamos desenvolvê-las?

O desafio para o estrategista é equilibrar esses três fatores e identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com