TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Gestão de Pequnas Empresas

Por:   •  29/11/2022  •  Tese  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

O tema deste trabalho mostra-se pertinente à realidade que observamos em micro e pequenas empresas da atualidade. À medida que as pequenas empresas vão crescendo, os gestores precisam estar atentos às complexidades das empresas e suas necessidades de conhecimento em constante evolução.

O gestor possui grande importância nas pequenas empresas para que todos estejam em sintonia com a equipe e possam identificar os perfis mais adequados, que atendam aos valores e cultura da empresa, fatores que são comumente esperados pelas organizações.

O profissional de gestão de pessoas desenvolve o engajamento e motivação dos colaboradores, como também implementa ações dos recursos humanos para integrar estratégias eficazes. Algumas das principais metas para a gestão de pessoas devem incluir os fatores da comunicação com os funcionários, os feedbacks contínuos e conhecer o grau de satisfação dos colaboradores para os devidos ajustes no ambiente organizacional.

É possível verificar no mercado profissional que o colaborador capacitado e valorizado agrega valor e promove crescimento na organização. Na maioria das estruturas, independentemente do tamanho das empresas, afinal, a gestão de pessoas é muito mais que um departamento ou rotina de cálculos de folhas de pagamentos, ou horas extras e tributos, sua função é criar um mecanismo que torne os funcionários mais felizes com a organização e, por consequência, mais produtivo.

Os conceitos básicos que envolvem o estudo sobre gestão de pessoas podem ser vistos como a participação, a capacitação técnica e o desenvolvimento dos funcionários da empresa em harmonia com o departamento de recursos humanos. Um gestor capacitado tecnicamente precisa ter formação na área que deseja atuar, ter conhecimento acadêmico para aplicar as teorias de forma correta e conseguir manter um bom relacionamento e boa comunicação, pois este profissional vai se relacionar com diferentes níveis de operação e pessoas diversas (paradela, 2021).

É possível que, quando uma empresa não possui uma boa gestão de recursos humanos, a rotatividade torna-se muito alta. Então, o fato da existência desta rotatividade no quadro de colaboradores pode demonstrar a ineficiência ou falta da gestão de rh, resultante em insatisfação com o ambiente de trabalho e com toda a equipe de funcionários.

O mundo tem evoluído e as práticas sociais têm se feito necessárias no âmbito corporativo; as pessoas têm se tornado cada vez mais conscientes a partir das inúmeras informações absorvidas de diversos canais de comunicação.

As ações sociais são práticas voluntárias de alguém ou de um setor corporativo que visa promover o conhecimento e a conscientização da importância da valorização do ser humano e o meio ambiente. Considerando isto, o presente trabalho visa abordar tanto as obrigações sociais como a abordagem da responsabilidade social interna e externa de modo voluntário, pois é quando atinge diretamente a empresa e aborda as obrigações da organização perante o cumprimento de suas obrigações legais, ambientais e sociais, pois lhe confere poderes econômico e social.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente trabalho foi baseada em uma pesquisa biográfica de conhecimento empírico, com a leitura de livros físicos e digitais, assim como materiais, objetos de estudo em sala de aula. Foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com