TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a inteligência emocional na gestão de conflitos

Por:   •  10/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS

MÓDULO I – ENTENDENDO CONCEITOS

Introdução ao tema

Falar sobre conflitos são é um fácil. Existem muitos aspectos que podem ser abordados e cada um deles tem sua importância.

Existem os mais diversos tipos de conflitos que podem ser divididos entre o âmbito profissional e o pessoal e, por vezes, influenciam-se entre si.

Para entender um pouco mais o que vamos abordar neste curso é necessário conhecer dois conceitos – conflitos e inteligência emocional –, uma vez que a capacidade de resolução de problemas de um individuo está ligada ao seu nível de maturidade emocional e é isso que vamos estudar.

Conflito

Por definição, um conflito é a falta de entendimento grave ou oposição violenta entre duas ou mais partes (Michaelis, 2022). A palavra vem do latim conflictus, que significa combate.

Brigas, desentendimentos e problemas existem desde os primórdios da humanidade. O ser humano, como um animal social, precisa de convívio em grupo para sobreviver e é justamente esse convívio que provoca o conflito.

Com o desenvolvimento da capacidade humana de raciocinar os acontecimentos surgiu a habilidade de resolver conflitos utilizando métodos distintos, pois o ser humano ser tonou capaz de controlar os ser instintos, deixando de agir somente pelo impulso.

Resposta Emocional

O emocional humano é extremamente complexo. Existem centenas de milhares de estudos feitos com o objetivo de identificar as emoções e como elas nos afetam. O impacto emocional no nosso cérebro pode ser tão poderoso que é capaz de coisas impressionantes.

Você sabia que o sentimento de rejeição é interpretado da mesma forma que a dor física e uma pessoa pode realmente morrer de coração partido? E que a tristeza e o mau humor são contagiosos e ver alguém nesse estado faz o seu cérebro replicar o sofrimento que ele entende que existe no outro?

Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional, utiliza o termo Sequestro da Amígdala para explicar o que acontece quando temos uma reação emocional tão forte que se torna incontrolável e, por vezes, nos faz agir de maneiras que não aconteceriam em um momento de calma. Isso ocorre justamente porque a amigdala, responsável por integrar as emoções com os padrões de respostas correspondentes e por inibir nossa conduta, “desliga” as outras áreas, mais desenvolvidas, do cérebro responsáveis por analisar os estímulos recebidos e que nos permitem ser mais racionais. O que provoca uma reação imediata e desproporcional a esses estímulos, que são processados pela amígdala como uma ameaça à estabilidade emocional.

Você já viu alguém ser chamado de bárbaro, selvagem ou qualquer outro nome parecido por agir de maneira agressiva em uma situação onde essa violência não era necessária?! Então, esse tipo de comportamento desproporcional, provocado pela amígdala, tem explicação na história evolutiva do ser humano onde, lá atrás, uma resposta rápida aos estímulos externos era questão de vida ou morte.

Gestão de Conflitos

Nos tempos atuais esse tipo de reação “primitiva” já não nos ajuda tanto. Na verdade, isso acaba por causas mais problemas, por isso é tão importante desenvolver – ainda mais – a nossa Inteligência Emocional. É ela quem vai nos fornecer as ferramentas necessárias para lidar com as desavenças do dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com