TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e Conceito de Gestão do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Introdução e Conceito de Gestão do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

1- Introdução e Conceito de Gestão do Conhecimento

Gestão de conhecimento dentro da empresa conhecida também como KM é um sistema considerado como gerenciamento corporativo, é a criação, integração, compartilhamento do conhecimento.

Com a globalização, a tecnologia sempre em inovação, o conhecimento se torna de suma importância.

A gestão do conhecimento juntamente com a tecnologia tornou-se um meio para chegar ao sucesso de uma estratégia.

Diferente do que aconteciam antigamente onde as empresas guardavam seus conhecimentos, com a gestão do conhecimento, a informação se transforma em conhecimento e deve ser distribuída a todos os interessados.

Toda empresa que adota a gestão do conhecimento ganha agilidade e rapidez.

A gestão do conhecimento tem sido uma realidade, pois não basta que a empresa tenha o conhecimento para ser competitiva, e sim fazer o seu gerenciamento é o que faz a diferença.

Na gestão do conhecimento existe a importância do treinamento para todos os colaboradores.

A gestão do conhecimento aparece por conta da necessidade de tomadas de decisões certas e rápidas, a globalização e o avanço da tecnologia.

As empresas não têm mais nacionalidade, elas são apatriadas, onde as fusões acontecem com muito mais freqüência.

2 – Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento

As empresas que detém mais informações e conhecimentos conseguem obter muito mais vantagens perante as outras. Mas para isso é preciso aplicar a gestão do conhecimento.

Com essa gestão é possível que a empresa se adapte as mudanças, esteja em aprendizagem constante, focalize seus conhecimentos em ações racionais e decisivas.

Conforme essas duas bibliografias, a gestão do conhecimento segue a mesma linha, sendo muito útil devido à globalização, a inovação constante da tecnologia, a rapidez como as coisas acontecem, caso contrário a empresa perde agilidade na tomada das decisões.

Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa, isso através da interação entre conhecimento explícito e tácito?

Como fazer com que todos os colaboradores se apropriam deste conhecimento novo? Deixando claro e de fácil acesso a todos os colaboradores.

Como reter o conhecimento do funcionário que se afaste da organização?

Investir em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Descreva os quatro processos de conversão do conhecimento – processo SECI – e faça um desenho ilustrativo.

Socialização é o conhecimento tácito em tácito

Exteriorização é o conhecimento tácito em explícito

Internalizaçäo converte o conhecimento explícito em tácito

Combinação combina conhecimento explícito em explícito

Tácito Tácito

Socialização Externalização Explícito

Tácito

Tácito Internalizarão Combinação Explícito

Explícito Explícito

3 – Efeitos da Inovação e a Importância da Gestão do Conhecimento

Nos dias de hoje, o conhecimento e o desenvolvimento dos colaboradores dentro de uma empresa são extremamente indispensáveis.

Podemos dizer que o conhecimento espiral é impar no processo de desenvolvimento, obter em acessar idéias, ter uma visão, ou seja, ser visionário, organização, gerar novas oportunidades, treinas colaboradores, capacitá-los.

O espiral do conhecimento, leva fazer com que o indivíduo se capacite com conhecimentos relevantes, onde o mesmo consegue criar, esquematizar, validar e aprender. Desta forma podemos iniciar as etapas onde surgem as idéias, há uma transmissão das informações a um novo grupo ou individuo.

Nem todas as novas idéias geram resultados esperados. É fundamental validar o novo conhecimento gerado, dando formar ao objeto ou não, fazendo testes e verificando todos os limites do domínio desta idéia.

Para isso é preciso ser disseminado e incorporado pelo grupo de trabalho, por uma comunidade ou até mesmo a sociedade. É extremamente importante aprender novos conceitos, conhecimento como novos aprendizados novos padrões de referência quando houve problemas e a oportunidade de evoluir, gerar dados, informações, idéias e visões, isso faz como que reinicie o ciclo.

Já no efeito de inovação de uma empresa ou instituição, indica um caminho seguro, porém, para obter vantagem da competitividade sustentável e defender a posição estratégica no mercado, o sucesso não é garantido, necessita que o gestor tenha conhecimento e compreenda a dinâmica do processo da gestão da inovação em sua própria organização.

O desafio é grande e o mais importante dentro das organizações atuais é desenvolver práticas sistemáticas e autotransformação.

Há também o contexto do desenvolvimento econômico se efetiva a partir de inovações ou novas combinações de matérias e força dos empregados de formas diversas.

Já os benefícios de uma inovação poderão obter ganhos reais de eficiência no uso de algum de seus recursos ou, de eficácia no atendimento a um dos seus vários propósitos, tais como, lucratividade, melhorias internas ou adaptações, contribuições sociais, entre outras.

As inovações radicais, sejam em pequenas melhorias ou adaptações, resultam da aplicação no desenvolvimento científico e tecnológico em qualquer área do conhecimento nas organizações. Para que as mudanças tragam melhorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com