TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS EMPRESARIAIS

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

Assembléia Geral- Empresa

Análise sobre o primeiro ano de gestão da Empresa de acordo com o solicitado, segue o relatório a todos interessados (clientes, fornecedores, acionistas, colaboradores), identificando as oportunidades e ameaças encontradas no mercado atuante e as principais ações tomadas pela empresa a fim de solucionar os problemas encontrados.

A) Duas decisões que consideraram como acertadas, esclarecendo quais foram as consequências positivas da decisão tomada (3,0 pontos);

 A primeira decisão acertada aumentar o preço de venda do produto skate, que era vendido a R$ 85,00 para R$ 95,00 no primeiro período. O valor antes praticado não cobria integralmente os custos e nem era rentável como investimento. Como a demanda geral era bem maior que a produção de todas as empresas juntas, tal medida não resultou em quedas nas vendas e sim em maximização dos lucros. A utilização dos modais ferroviários e rodoviário foi uma boa escolha, pois são os de menor custo para a empresa e atende as nossas regiões.

B)     Duas decisões que consideraram como equivocadas, esclarecendo quais foram as consequências negativas da decisão tomada (3,0 pontos);

Inicialmente houve períodos em que a demanda foi superestimada, o que ocasionou gastos com estocagem de produtos, também contratação de empréstimo compulsório, pois os custos de produção de muitas unidades e não realização das vendas esperadas resultou em déficit. Podemos citar também que o aumento da capacidade de produção adquirido rapidamente bancadas e depois cessando a expansão foi errôneo. Isto porque no aumento repentino do capital de giro para aquisição de insumos não acompanhou, ocasionando empréstimos e compras parceladas com juros, o que diminui o lucro. Deveria ser ampliada a produção gradualmente. Assustado com a falta de dinheiro e com a supercapacidade parou no tempo e deixamos de expandir, o que favoreceu ao domínio de mercado pela empresa Charlie que é a maior, e prática menores preços, devido à economia de escala sendo ainda assim lucrativa.

C) Uma oportunidade do ambiente externo que a empresa soube aproveitar, deixando claro de que forma a empresa fez proveito desta oportunidade (2,0 pontos);

Uma importante sacada foi o aproveitamento da demanda sazonal ampliada em 60%. Tal fato foi previsto pela diretoria, que realizou estoque capaz de atender o aumento da demanda quase que total nas 11 regiões e a empresa nos primeiros períodos soube aproveitar essas oportunidades.

D) Uma ameaça do ambiente externo, deixando claro de que forma a empresa foi afetada por esta ameaça (2,0 pontos):

A alta das taxas de juros e o aumento dos insumos e do frete foram relevantes, pois aumentaram o custo de produção e de escoamento bem como tornaram onerosos demais a contratação de empréstimos e parcelamentos. Tais gastos foram repassados ao consumidor influenciando negativamente nas vendas.

Membros da Equipe:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com